O melhor ensinamento que nossos filhos podem receber na escola é como reconhecer as emoções e lidar com elas adequadamente. A escola deveria ser menos conteudística e pensar em preparar nossas crianças para reconhecer, identificar e manejar corretamente suas emoções. Se aprendem a escolher a emoção no momento e de maneira adequada, tornam-se sujeitos capazes de viver a vida em plenitude. Para tal seria necessário que se desenvolvesse um Projeto Emoções na Educação Infantil, desde a primeira infância.

O que é um Projeto Emoções na Educação Infantil?

Toda escola deveria adotar práticas habituais para desenvolver um projeto educativo que visasse a trabalhar as emoções com os alunos. A partir de uma série de propostas de atividades pedagógicas, os professores podem conduzir o aprendizado das emoções. Primeiramente, é preciso ensinar as crianças a reconhecer suas emoções. Inicialmente trabalhando as mais básicas, como a alegria, a curiosidade, a segurança, a admiração, a surpresa, o medo, a culpa, a raiva, a tristeza, o nojo.

>> Veja mais no artigo “Não quero que minha filha seja feliz. Quero que viva todas as emoções“.

À medida em que as crianças se tornam capazes de reconhecer cada uma das emoções que vive nas distintas situações, nomeando-as corretamente, podemos ajudá-los a manejar adequadamente cada uma delas.

Recursos para trabalhar as emoções

Na nossa web já sugerimos uma série de atividades super interessantes para trabalhar as emoções. Veja que recursos educativos temos disponíveis e como trabalhá-los com as crianças.

O Monstro das Cores

Conto O Monstro das cores na mesa de luz 02

A partir da leitura do livro infantil de Anna Llenas, trabalhe atividades interessantes para ajudar as crianças a reconhecerem suas emoções.

Monstro das emoções

monstro-das-emocoes-00

O monstro das emoções é uma manualidade fácil de fazer. Reciclando rolo de papel higiênico, podemos ajudar as crianças a reconhecerem as emoções.

Pedras para aprender as emoções

pedras para aprender emocoes 01

As pedras podem ser um excelente recurso para ajudar a reconhecer as emoções básicas.

Emocionômetro

emocionometro-passo-a-passo-768x1024

O Emocionômetro é um termômetro das emoções. Ajuda a criança a reconhecer as emoções básicas que estiver sentindo em determinada situação.

Pote das emoções

pote-das-emocoes-750x430

Atribuindo cores às emoções é uma forma interessante de ensiná-las às crianças.

Rosto móvel

jogos-educativos-para-aprender-as-emocoes-05-514x1024

Desenhar as emoções com plastilhina

jogos-educativos-para-aprender-as-emocoes-03

Um rosto vazio pintado no papel e plastilina. São esses os ingredientes essenciais para essa atividade. Trata-se de desenhar com plastilina as expressões das emoções.

Caixa da raiva

caixa-da-raiva-02-1024x768

Através da caixa da raiva podemos ajudar os pequenos a administrarem melhor a raiva e a ira.

Diário das Emoções

diario-das-emocoes

O Diário das Emoções permite à criança aprender escrever sobre o que sente. Cada dia ela reconhece algo importante que tenha lhe passado e que emoções isso lhe provocou.

Como vemos, é possível fazer um Projeto Emoções na Educação Infantil, utilizando recursos simples mas muito eficazes.

Educação Emocional

Na seção Educação Emocional aprendemos como ajudar nossos filhos a reconhecer e identificar as emoções corretamente. A partir do desenvolvimento da inteligência emocional, a criança está preparada para vivenciar situações várias de uma maneira equilibrada. Por aqui, uma série de propostas de atividades sobre as emoções. Descubra mais:

8 Comentários

  1. Karina gomes Responder

    olá, estou fazendo um projeto relacionado as emoções, gostaria de dicas de como trabalhar na educação infantil, pois meu foco é mais na educação infantil. Algum material que você possa estar me passando ou algo assim?
    amei seu trabalho, parabéns

    • Karina Responder

      Nessa etapa da educação infantil, o melhor é trabalhar com os contos e expressões artísticas. É como mais as crianças captam os conceitos das emoções. Um livro que pode dar muito jogo é “O Monstro das cores”. Aqui mesmo no blog há várias propostas de como trabalhar o conto: “Atividades sobre O Monstro das Cores

  2. Boa Tarde ! Você teria alguma leitura à respeito desse tema para me indicar afim de que eu tenha embasamento teórico . Parabéns pelo conteúdo e muito obrigada !

    • Oi Giseli, sou professora, leciono na educação infantil, e trabalho com o livro dos sentimentos – Todd Parr. Talvez seja bacana pra você também.

    • Karina Responder

      Obrigada Marlene! Espero que possa nossas dicas possam inspirar você!

Deixe Uma Resposta