Compartilho com vocês uma ideia super original de jogo reciclado. Trata-se de um quebra-cabeça de números reciclado que recria o caríssimo jogo de madeira. No lugar de tábuas de madeira, recortes de caixa de papelão. A proposta é de @_simply_bea_ e deixamos aqui para vocês essa inspiração de atividade de matemática.

A mamãe australiana se deu conta de que a filha demonstrava muito interesse por conhecer os números. Sabe quando você se dá conta de que seu filho vai por qualquer lugar contando os objetos? O dedinho indicador está pronto para apontar quantos elementos estão presentes em algum lugar. Então, para que a filha aprenda a reconhecer os números, fazendo a correspondência entre grafia e quantidade, ela decidiu fazer um quebra-cabeça de números reciclado.

Aproveitando caixas de papelão, ela reproduziu as tábuas de contar que, cada vez, tem estado mais na moda para ajudar as crianças a contar quantidades. Ela começou com os números de 1 a 5. A partir das imagens, explicamos para você como fazer um similar.

Quebra-cabeça de números reciclado

Para cada tablete, corte dois retângulos da mesma medida. Reserve um dos retângulos. No outro, usando um estilete, do lado direito, desenhe um quadrado e corte. Reserve-o. Do lado esquerdo, desenhe o número correspondente. Use um estilete para corta-lo. Pode escrever o nome do número também. Isso é um adicional que reforça a linguagem, já que a criança entende que a cada número se associa uma palavra.

Uma vez que esteja cortado e feito, use cola quente para colar um retângulo sobre o outro. Ah, você se lembra do quadrado? Então, sobre cada um, Bea colocou a quantidade de botões correspondente a cada número.

E, o mais legal, que o material pode ser, continuamente, reaproveitável para novas propostas que reforcem o reconhecimento dos números. No caso, com uso de massinha e moedas, a criança aprende a contar.

quebra cabeca de numeros reciclado 02

Ficou super bonito! Tenho até pensado em fazer algo parecido para Laura, embora me falte um pouco de tempo. E, se este é seu caso, em Amazon, há opções de jogos para contar os números. Veja algumas de nossas sugestões:

[amazon box=”B07FYZ1258, B07FYPPH68, B07FYPP82J, B07SYW1H5Z”]

Atividades de Educação Infantil para crianças

Atividades para Educação Infantil é uma seção da nossa web que traz um monte de atividades interessantes para trabalhar com nossos filhos. Todas elas apresentam objetivos claros para o desenvolvimento emocional, motor e intelectual da criança. Visite:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

2 Comentários

  1. Olá! Muito interessante! Agradeço pela ideia. Estou querendo fazer também. Mas não entendi duas coisas: 1- os botões foram colados ou devem ser posicionados pela criança? 2- o numeral escrito também é recortado? Pois na imagem não consegui visualizar isso, mas no texto tem essa informação. Agradeço pela atenção! Abraço.

    • Karina Responder

      OLá Flávia,

      1 – Os botões foram colados com cola quente. A criança apenas tinha que contar a quantidade de botões e fazer a relação com o número.

      2 – Note que há dois retângulos de papelão colados um no outro. Num retângulo a pessoa fez o número e o espaço para o encaixe com uso de estilete. No de baixo, pintou de negro para ficar mais bonito. Depois colou um no outro. Daí que haja o vazado para que a criança possa traçar o número.

      Espero ter podido ajuda-la! 😉

Deixe Uma Resposta