A amarelinha africana ou teca-teca é uma brincadeira rítmica que se baseia na repetição de movimentos marcados por palmas e canções. É essa uma versão da amarelinha, brincadeira tradicional brasileira.

Essa brincadeira é divertida e serve para qualquer momento. No encantos sugerimos que brinquem com as crianças durante a semana em que se celebra o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Essa é uma forma interessante de mostrar-lhes as influencias africanas em nossa cultura.

O que é amarelinha africana?

Essa versão é um pouco diferente da tradicional amarelinha brasileira. Isso porque na versão africana, não se usam pedrinhas, não se enumeram as casas e não há um vencedor. Todos brincam juntos ao ritmo da música. Mais bem, a brincadeira é em equipe. Quanto melhor sigam o ritmo da canção, mais coordenados estão todos.

Qual a origem da amarelinha africana?

Acredita-se que a origem da amarelinha africana seja Moçambique, país da África. Ainda assim, é sua uma brincadeira muito difundida em todo o continente e que chegou a atravessar fronteiras. No Brasil, a ideia chegou com tudo e as crianças se divertem muito brincando.

Como se trata de uma brincadeira popular, é difícil saber ao certo quem a inventou ou quando. Isso torna complicado poder escrever a história da amarelinha africana.

O mais provável é que o jogo tenha sido criado na ruas para divertir as crianças. Como se joga no chão, possivelmente, os quadrados ou campo da brincadeira eram traçados na terra com ajuda de uma pedrinha.

Qual o objetivo da amarelinha africana?

O que trabalha a amarelinha africana?

A amarelinha africana é uma brincadeira rítmica, logo é ideal para trabalhar a coordenação motora, o ritmo, a lateralidade e a cooperação entre pares. Além disso, trabalha o raciocínio lógico-matemático, a agilidade e a atenção.

Em uma aula de música, por exemplo, a amarelinha africana pode ser um recurso útil para trabalhar o ritmo, a pulsação e o tempo.

Como brincar de amareinha africana?

Para jogar amarelinha africana, você vai precisar de fita crepe, fita adesiva colorida, pincel ou giz. Primeiramente, faremos a forma dessa amarelinha. Desenhe, no chão, um quadrado grande. Em seguida, divida-o em 16 quadrados (4 linhas horizontais x 4 linhas verticais). Como resultado final, você deve ter 16 quadrados.

Regras da amarelinha africana

Podem participar da amarelinha africana quantos participantes quiserem. O ideal são 4 para que a brincadeira seja divertida. No entanto, se quiser jogar sozinho, também pode! Não há desculpas para não brincar!

Os participantes fazem uma fila fora do quadrado. Sempre, com um pé em cada quadrado, cada participante, um de cada vez, entra nos quadrados para pular.

Observe a ordem dos pulos na imagem. Cada cor de pé corresponde a um participante que entra na brincadeira.

  1. Os jogadores formam uma fila um atrás do outro, no campo inferior esquerdo do campo.
  2. O primeiro participante pula nos dois primeiros quadrados, sempre um pé em cada.
  3. A mesma pessoa salta para os dois espaços à sua direita.
  4. Ela retorna à posição inicial, sempre pulando com os dois pés e recordando manter um pé em cada quadrado.
  5. Por fim, pula para os quadrados da frente enquanto o próximo participante entra nos primeiros quadrados.
  6. Juntos, os participantes, pulam para a direita e retornam.
  7. Ao pular para frente, a terceira pessoa entra em campo.
  8. O jogo vai se repetindo até que a quarta pessoa entre.
  9. Nesse momento, a primeira chega ao final do campo e deve sair para voltar ao fim da fila.

Há outra possibilidade de brincar. Cada participante se posiciona em uma extremidade da amarelinha, ou seja, cada um em uma ponta do quadrado. Os participantes saltam entre os quadrados ao mesmo tempo, sempre saltando dentro de duas casas, movimentando-se pelo quadrado inteiro. Os deslocamentos se dão para frente, para trás e para o lado, seguindo o ritmo da música. A brincadeira finaliza quando os participantes chegam do outro lado, após ter explorado todos os quadrados da figura.

E, caso desejem continuar, basta dar meia volta. Para isso, a criança deixa o pé direito no quadrado em que se encontra e coloca o pé esquerdo no quadrado de trás. Pronto! Assim recomeça o jogo trocando os lados do quadrado principal, até finalizar a sequência.

Música amarelinha africana

A música entonada enquanto se pula a amarelinha africana é:

Minuê, minuê, le gusta la dance. Le gusta la dancê, la dança, minuê”.

Ela se repete até que todos os participantes tenham saído do campo da brincadeira.

Essa é a canção mais conhecida, no então, é possível cantar a música que desejar.

Veja também mais sugestões de jogos e brinquedos africanos:

Brinquedos africanos, jogos e bonecas para crianças

E não deixe de visitar a nossa seção Brincadeiras e descubra muitas formas divertidas de brincar.

Deixe Uma Resposta