Atividade de pontilhado é um recurso didático excelente que pode ser usado na Educação Infantil. Obviamente, sem exageros. É certo que ao ser uma atividade para imprimir, muitos pais e professores abusam desse recurso. No entanto, não é assim. Há vários outros exercícios que cumprem o mesmo objetivo e podem, inclusive, ser mais atrativos. Nós consideramos que esse tipo de proposta é ideal para um reforço, o que permite à criança repassar o que aprendeu.

Qual o objetivo da atividade de pontilhado?

O objetivo de trabalhar o tracejado na Educação Infantil é desenvolver a coordenação motora fina da criança e habilidades manuais. Esse treino é fundamental para preparar a criança para a escrita. O mesmo propósito pode ser alcançado em atividades como colagens com diferentes materiais pequenos, separar grãos, fazer pulseiras com miçangas, realizar alinhavos e punção, dentre outros.

A atividade de pontilhado está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) já que o desenvolvimento da coordenação motora fina é uma competência necessária no processo de alfabetização e letramento. Por meio do pontilhado ou tracejado, a criança também desenvolve o raciocínio.

Atividade de cobrir pontilhado

Cubra os pontos de uma extremidade a outra. Espera-se que a criança seja capaz de fazer o tracejado sobre os pontos, sem se desviar deles.

Atividade de grafomotricidade – alfabeto pontilhado

Traçar as letras do alfabeto é uma opção interessante para que a criança aprenda o seu traçado. Em geral, na Educação Infantil, a escrita do alfabeto português começa pelas letras maiúsculas.

Alfabeto pontilhado para imprimir e colorir

Ligar as letras do alfabeto

Outra opção é unir os pontos para formar um desenho. Nesse caso, em lugar de números, as letras do alfabeto. Esse é o tipo de atividade de pontilhado que ajuda a criança a memorizar a sequência das letras no abecedário.

Veja mais:

Atividade de pontilhado para alfabetização

Em fase mais avançada, no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, também é possível utilizar a atividade de tracejado. Nesse caso, esse exercício ajuda a criança a trabalhar a escrita das letras para formar palavras.

Desenhos pontilhados

Outra opção é fazer os desenhos pontilhados. Ao cobrir o tracejado, a criança descobre a figura que se revela. No final, deve colorir a gravura.

Desenho pontilhado para imprimir, colorir e contornar

Não deixe de visitar nossa seção de Atividades de Linguagem. Há muitos recursos interessantes!

Deixe Uma Resposta