
A Primavera da Lagarta para imprimir
5.0 de 5 estrelas
5.0 (1 avaliações)
Assuntos
Páginas
12 páginas
Tipos
Texto para leitura
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Este post apresenta um recurso pedagógico que une o universo dos contos infantis a uma ferramenta de aprendizado: a história A Primavera da Lagarta, da consagrada escritora Ruth Rocha. O artigo oferece o material completo para impressão e exploração em sala de aula.
Objetivos do material
Este material transcende a simples leitura. Seus principais objetivos são:
- Incentiva a criança a observar os ciclos da vida e as transformações que ocorrem no mundo natural, como a metamorfose da lagarta em borboleta.
- A história ensina que tudo tem seu tempo. A transformação da lagarta é um processo que exige paciência, mostrando que as aparências não devem ser julgadas e que todos têm potencial para florescer.
- O conto serve como uma ponte para o estudo de ciências, permitindo que as crianças conectem a narrativa com fenômenos biológicos reais.
- Enriquece o vocabulário infantil com novas palavras e estimula a capacidade de interpretação e de recontar histórias.
Conteúdo do material
O material em PDF contém o texto integral da história "A Primavera da Lagarta", de Ruth Rocha. A narrativa conta a história de uma lagarta que era criticada pelos outros animais da floresta por ser comilona, preguiçosa e "feia". No entanto, com a chegada da primavera, todos se surpreendem quando ela se transforma em uma linda borboleta, ensinando uma lição sobre transformação e preconceito.
Texto da História:
GRANDE COMÍCIO NA FLORESTA! BEM NO MEIO DA CLAREIRA, DEBAIXO DA BANANEIRA.
DONA FORMIGA CONVOCOU A REUNIÃO:
— ISSO NÃO PODE CONTINUAR!
— NÃO PODE, NÃO. – APOIAVA O CAMALEÃO.
— É UM DESAFORO! – A FORMIGA GRITAVA.
— É MESMO! – O CAMALEÃO CONCORDAVA.
A JOANINHA, QUE VINHA CHEGANDO NAQUELE INSTANTE, PERGUNTAVA:
— QUAL É O DESAFORO, HEIN?
— É UM DESAFORO, O QUE A LAGARTA FAZ! – DIZIA A FORMIGA.
— COME TUDO QUE É FOLHA! – RECLAMAVA O LOUVA-A-DEUS.
— NÃO HÁ COMIDA QUE CHEGUE! – CONTINUAVA A FORMIGA.
A LAGARTIXA NÃO CONCORDAVA:
— POR ISSO NÃO, QUE AS SENHORAS FORMIGAS TAMBÉM COMEM...
— É ISSO MESMO! – APOIOU O CAMALEÃO, QUE VIVIA MUDANDO DE OPINIÃO.
— É MUITO DIFERENTE – DISSE A FORMIGA. DEPOIS, A LAGARTA É UMA PREGUIÇOSA. VIVE LAGARTEANDO POR AÍ...
— VAI VER QUE A LAGARTIXA É PARENTE DA LAGARTA – DISSE O CAMALEÃO, QUE JÁ TINHA MUDADO DE OPINIÃO.
— PARENTE, NÃO – FALOU A LAGARTIXA. — É SÓ UMA COINCIDÊNCIA DE NOME.
— ENTÃO NÃO SE META! – DISSE A FORMIGA.
— ABAIXO A LAGARTA! – DISSE O GAFANHOTO. – VAMOS ACABAR COM ELA!
— VAMOS, SIM! – GRITOU A LIBÉLULA. — ELA É MUITO FEIA!
O SENHOR CARACOL AINDA QUIS FAZER UM DISCURSO:
— MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES, COMO É PARA O BEM GERAL E PARA A FELICIDADE NACIONAL, EM MEU NOME E EM NOME DE TODO MUNDO INTERESSADO, COMO DIRIA O CONSELHEIRO FURTADO, QUERO DEIXAR CONSIGNADO QUE ESTÁ TUDO ERRADO...
— VAMOS ACABAR COM A PREGUIÇOSA! – BERRAVA A CIGARRA – ESQUECENDO SUA FAMA DE BOA-VIDA.
E LÁ SE FORAM ELES CANTANDO E MARCHANDO:
— UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ... TRÊS , QUATRO FEIJÃO NO PRATO...
MAS COMO O CARACOL ERA MUITO ENROLADO, NINGUÉM PRESTAVA ATENÇÃO NO COITADO. JÁ ESTAVAM TODOS SE PREPARANDO PARA CAÇAR A LAGARTA.
— ABAIXO A FEIÚRA! – GRITAVA A ARANHA – COMO SE ELA FOSSE MUITO BONITA
— MORRA COMILONA! – EXCLAMAVA O LOUVA-A-DEUS – COMO SE ELE NÃO FOSSE COMILÃO TAMBÉM.
MAS A PRIMAVERA HAVIA CHEGADO. POR TODA PARTE HAVIA FLORES NA FLORESTA, ATÉ PARECIA FESTA...
OS PASSARINHOS CANTAVAM... E AS BORBOLETAS, QUANTAS BORBOLETAS! DE TODAS AS CORES, DE TODOS OS TAMANHOS, BORBOLETEAVAM PELA MATA.
E OS CAÇADORES PROCURAVAM PELA LAGARTA.
— UM, DOIS, UM DOIS, FEIJÃO COM ARROZ... TRÊS , QUATRO FEIJÃO NO PRATO...
E PERGUNTAVAM ÀS BORBOLETAS QUE PASSAVAM:
— VOCÊS VIRAM A LAGARTA QUE MORAVA NA AMOREIRA? AQUELA PREGUIÇOSA, COMILONA, HORROROSA?
AS BORBOLETAS RIAM, RIAM... IAM PASSANDO E NEM RESPONDIAM.
ATÉ QUE VEIO CHEGANDO UMA LINDA BORBOLETA:
— ESTÃO PROCURANDO A LAGARTA DA AMOREIRA?
— ESTAMOS, SIM! AQUELA HORROROSA! COMILONA!
E A BORBOLETA BATEU AS ASAS E FALOU:
— POIS SOU EU...
— NÃO É POSSÍVEL! NÃO PODE SER VERDADE! VOCÊ É LINDA!
E A BORBOLETA, SORRINDO, EXPLICOU:
— TODA LAGARTA TEM SEU DIA DE BORBOLETA. É SÓ ESPERAR PELA PRIMAVERA...
DONA FORMIGA FICOU ESPANTADA:
— NÃO É POSSÍVEL! SÓ ACREDITO VENDO!
E A BORBOLETA FALOU:
— VENHA VER. ISSO ACONTECE COM TODAS AS LAGARTAS. EU TENHO UMA IRMÃ QUE ESTÁ ACABANDO DE VIRAR BORBOLETA.
E TODOS CORRERAM PARA VER. E FICARAM QUIETINHOS, ESPIANDO...
E A LAGARTA FOI SE TRANSFORMANDO... FOI SE TRANSFORMANDO... ATÉ QUE , DE DENTRO DO CASULO, NASCEU UMA BORBOLETA.
OS INIMIGOS DA LAGARTA FICARAM ADMIRADOS.
— É UM MILAGRE! – DISSE A FORMIGA, ENVERGONHADA.
— BEM QUE EU FALEI! – DISSE O CAMALEÃO, QUE JÁ TINHA MUDADO DE OPINIÃO.
E A BORBOLETA FALOU:
— É PRECISO TER PACIÊNCIA COM AS LAGARTAS, SE QUISERMOS CONHECER AS BORBOLETAS!
Sugestões de trabalho em sala de aula
- Roda de leitura: A atividade pode ser iniciada com uma leitura compartilhada, na qual a modulação de voz dá vida aos personagens e às suas emoções (indignação, surpresa, vergonha).
- Debate sobre sentimentos: Após a leitura, pode-se promover uma conversa com base em questões como: "Por que os animais julgavam a lagarta?", "Como a formiga se sentiu no final?". Isso permite trabalhar conceitos como empatia, preconceito e perdão.
- Projeto de Ciências: É possível criar um painel com o ciclo de vida da borboleta (ovo -> lagarta -> crisálida -> borboleta), utilizando desenhos, massa de modelar ou figuras para ilustrar cada fase.
- Atividade artística: As crianças podem ser convidadas a desenhar ou pintar sua parte favorita da história, ou a criar suas próprias borboletas coloridas com diferentes materiais.
Alinhamento com a BNCC (Códigos e Descrições)
Este material didático dialoga com as competências da Base Nacional Comum Curricular, especialmente para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Educação Infantil:
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
- EI03ET03: Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
- EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Ensino Fundamental (Anos Iniciais):
- EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
- EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
- EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
A Primavera da Lagarta celebra a vida, a transformação e a beleza que existe em cada ser. A utilização deste material oferece às crianças uma oportunidade rica de aprendizado, desenvolvendo não apenas habilidades acadêmicas, mas também valores essenciais para a vida em sociedade.
Avaliações
5.0 de 5 estrelas
5.0
Baseado em 1 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoAvaliações recentes

REGINA CELIA DA SILVA LIMA
5 de 5 estrelas
Muito bom
Materiais Similares





