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Trabalhar o tema da alimentação na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental é abrir uma porta para um universo de descobertas que nutrem o corpo e a mente. Muito além de simplesmente dizer o que é "saudável" ou "não saudável", o objetivo é transformar a relação da criança com a comida em uma experiência rica, curiosa e prazerosa. Através dos alimentos, é possível explorar a ciência, a matemática, as diferentes culturas e, principalmente, promover o cuidado com a saúde e o bem-estar de forma lúdica e significativa.

Os objetivos gerais de se trabalhar a alimentação nesta fase são amplos e interdisciplinares. Primeiramente, busca-se desenvolver a percepção sensorial, incentivando a criança a explorar os alimentos com todos os seus sentidos: cheiros, sabores, texturas, cores e formas. Em paralelo, promove-se o letramento científico, ao investigar a origem dos alimentos (da horta à mesa), as transformações da matéria (cozinhar, congelar) e os grupos alimentares. Por fim, cultiva-se a valorização da cultura e das memórias afetivas, ao resgatar receitas de família e conhecer pratos típicos de diferentes regiões, reforçando o alimento como um ato social e de partilha.

Na prática, como isso se traduz em atividades? O tema permite uma infinidade de abordagens que vão muito além do prato. As atividades conectam a alimentação com o dia a dia e com as diversas áreas do conhecimento, tornando o aprendizado concreto e delicioso. É uma oportunidade para colocar a "mão na massa", investigar, criar e aprender de uma forma que faz sentido para a criança.

Em "Atividades sobre alimentação", podemos encontrar:

  • Atividades Sensoriais e de Descoberta: Caixas-surpresa com frutas e legumes para adivinhar pelo tato ou pelo cheiro; degustação às cegas para identificar sabores; painéis de texturas com diferentes grãos e farinhas.
  • Oficinas Culinárias e Experimentos: Preparação de receitas simples, como saladas de frutas, sanduíches naturais e sucos; plantar feijão no algodão para observar a germinação; experiências para ver o que flutua ou afunda na água.
  • Atividades de Horta e Meio Ambiente: Criação e cuidado de uma horta na escola; projetos sobre a importância das abelhas; atividades sobre o desperdício de alimentos e a compostagem.
  • Atividades Culturais e de Linguagem: Pesquisa sobre pratos típicos de diferentes países ou regiões do Brasil; criação de um livro de receitas da turma com contribuições das famílias; leitura de histórias e poemas sobre alimentos.
  • Jogos e Atividades Lúdicas: Jogo da memória ou bingo dos alimentos; teatro sobre a importância de uma alimentação equilibrada; montagem de pratos criativos e divertidos com recortes ou com os próprios alimentos.