Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 1º Ano Assunto Geografia
Assuntos

0 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

O primeiro ano do Ensino Fundamental é um convite para a criança começar a "ler" o mundo de uma nova maneira. Na Geografia, essa leitura se inicia pelo espaço mais importante de todos: o seu próprio corpo. A partir daí, a descoberta se expande para os lugares mais próximos e familiares, como a casa, a sala de aula, a escola e o caminho entre eles. É uma fase de muita observação, descrição e comparação.

O objetivo não é decorar nomes ou lugares, mas sim despertar a curiosidade sobre o mundo, ensinando a criança a observar, a se localizar e a compreender como a sua rotina se conecta com os ritmos da natureza e com a vida em comunidade.

Objetivos Gerais do Estudo de Geografia no 1º Ano

Com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Geografia nesta fase inicial busca desenvolver na criança a capacidade de:

  • Observar e descrever seus lugares de vivência: O principal objetivo é que a criança se reconheça no espaço e descreva as características dos seus lugares cotidianos, como a casa e a escola, comparando-os e identificando os diferentes tipos de moradia que existem em sua comunidade (EF01GE01, EF01GE04).
  • Perceber a passagem do tempo e os ritmos da natureza: O aluno é levado a observar e descrever os ritmos do seu dia a dia (manhã, tarde, noite) e a associá-los com as atividades que realiza. Ele também começa a relacionar as condições do tempo atmosférico (sol, chuva, frio, calor) com as roupas que veste e as brincadeiras que escolhe (EF01GE05, EF01GE10).
  • Reconhecer a si mesmo e ao outro no espaço: A criança aprende a se localizar usando o próprio corpo como referência (frente, atrás, direita, esquerda, em cima, embaixo). A partir disso, começa a representar seus espaços familiares por meio de desenhos e mapas mentais simples (EF01GE09, EF01GE08).
  • Identificar a diversidade de atividades e brincadeiras: O objetivo é que o aluno identifique os diferentes tipos de trabalho que existem no seu dia a dia e compare as brincadeiras atuais com as de outras épocas e lugares, valorizando a diversidade cultural (EF01GE03, EF01GE02).

Índice de Atividades de Geografia para o 1º Ano

Eu e Meus Lugares

  • Desenho do cômodo preferido da casa e dos objetos que existem nele.
  • Construção de uma maquete da sala de aula com caixas e materiais recicláveis.
  • Roda de conversa sobre os diferentes tipos de moradia vistos no bairro.
  • Desenho do trajeto de casa até a escola, destacando os principais pontos de referência (padaria, praça, semáforo).

O Tempo e o Dia a Dia

  • Criação de um "Diário do Tempo", no qual a criança desenha a cada dia como o tempo está (sol, nuvens, chuva).
  • Elaboração de um mural com a rotina da turma, mostrando o que é feito na parte da manhã e da tarde.
  • Jogo de vestir bonecos com roupas adequadas para dias de calor e dias de frio.
  • Roda de conversa sobre o que fazemos durante o dia e o que fazemos à noite.

Eu no Espaço

  • Brincadeiras no pátio como "Seu Mestre Mandou", usando comandos de localização (Ex: "Pule com o pé direito!", "Coloque a mão para trás").
  • Criação de um mapa do tesouro simples na sala de aula ou no pátio.
  • Circuitos psicomotores onde a criança precisa passar por cima de um banco, por dentro de um túnel e ao lado de cones.

Brincadeiras, Trabalhos e Convivência

  • Entrevista com um funcionário da escola para descobrir qual é a sua profissão e sua importância.
  • Pesquisa com os pais e avós sobre as brincadeiras preferidas da infância deles.
  • Jogo de mímica para adivinhar diferentes profissões.
  • Desenho da sua brincadeira favorita e do lugar onde ela acontece.