Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 3º Ano Assunto Geografia
Assuntos

2 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Atividade interativa do movimento de rotação e translação da terra para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Planeta Terra, Geografia...

Atividade interativa do movimento de rotação e translação da terra

Explore o fascinante universo da astronomia com a atividade interativa sobre o movimento de rotação e translação da terra, um recurso prático e envolvente para compreender...

Perguntas e Respostas sobre Movimentos da Terra (Rotação e Translação) em PDF para 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Geografia, Ci...

Perguntas e Respostas sobre Movimentos da Terra (Rotação e Translação) em PDF

Explore os fascinantes movimentos do nosso planeta com o material Perguntas e Respostas sobre Movimentos da Terra (Rotação e Translação) em PDF. Este recurso didático foi...

Assuntos

Geografia, Ciências

Séries

3º Ano, 4º Ano, 5º Ano

No 3º ano do Ensino Fundamental, a Geografia convida os alunos a olharem com mais atenção para os lugares que os cercam. O foco sai do espaço puramente pessoal e se expande para a comunidade, o bairro e o município. É o momento de entender como as paisagens são formadas, como o trabalho das pessoas transforma o ambiente e qual a relação entre a natureza e a sociedade.

O objetivo é desenvolver a percepção espacial e o pensamento crítico, ajudando a criança a compreender seu papel como agente transformador do lugar onde vive e a valorizar a diversidade de paisagens e modos de vida.

Objetivos Gerais do Estudo de Geografia no 3º Ano

Seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Geografia nesta fase concentra-se em desenvolver a capacidade do aluno de:

  • Identificar e comparar paisagens: Os alunos aprendem a diferenciar os elementos naturais (rios, vegetação, relevo) e culturais ou humanizados (casas, ruas, pontes) que compõem as paisagens do campo e da cidade no seu município. O objetivo é compreender como esses espaços se organizam e se diferenciam (EF03GE01, EF03GE02).
  • Compreender a transformação das paisagens pelo trabalho: O foco é reconhecer como as atividades econômicas (agricultura, pecuária, indústria, comércio e serviços) alteram os espaços. Os alunos investigam a origem de diferentes matérias-primas e como elas são transformadas em produtos que utilizamos no dia a dia (EF03GE04, EF03GE05).
  • Relacionar sociedade e natureza: O aluno é levado a refletir sobre a importância dos recursos naturais para a vida e como a produção, o consumo e o descarte de resíduos impactam o meio ambiente. A noção de consumo consciente e a busca por soluções para os problemas ambientais locais são introduzidas (EF03GE08, EF03GE09, EF03GE10).
  • Desenvolver a linguagem cartográfica: A habilidade de representar o espaço é aprofundada. Os alunos aprendem a ler e a elaborar representações simples dos lugares onde vivem, como plantas baixas da casa e da escola e mapas do bairro, utilizando legendas, títulos e pontos de referência para se localizar e se orientar (EF03GE06).
  • Reconhecer a importância da produção de alimentos: Os alunos investigam como a agricultura e a pecuária são essenciais para a sociedade, identificando os alimentos comuns em sua região e as diferentes formas de produção no campo (EF03GE04).

Índice de Atividades de Geografia para o 3º Ano

Paisagens do Município: Campo e Cidade

  • Criação de maquetes representando uma paisagem rural e uma paisagem urbana.
  • Elaboração de um mural com fotos e desenhos que mostrem as diferenças e semelhanças entre o centro e os bairros da cidade.
  • Entrevistas com familiares ou vizinhos sobre como era o bairro antigamente.
  • Desenho de observação da paisagem vista da janela da escola.
O Trabalho e a Transformação da Natureza
  • Criação de um "mapa do produto", mostrando o caminho de uma matéria-prima (como a madeira) até se tornar um objeto (como uma cadeira).
  • Pesquisa sobre as principais atividades econômicas do seu município.
  • Jogo da memória associando produtos industrializados às suas matérias-primas.

Meio Ambiente e Consumo Consciente

  • Criação de cartazes para uma campanha de redução do consumo de água e energia na escola.
  • Oficina de reciclagem para transformar materiais que seriam descartados em novos objetos.
  • Caminhada pelo entorno da escola para identificar e mapear problemas ambientais (lixo, poluição).
  • Construção de uma horta com garrafas PET.

Representando os Lugares

  • Desenho da planta baixa do próprio quarto, criando uma legenda para os móveis.
  • Criação de um mapa do bairro, destacando pontos importantes como a escola, a padaria e a praça.
  • Caça ao tesouro no pátio da escola utilizando um mapa e pontos de referência.
  • Análise de mapas simples do município para localizar bairros e rios.