66 resultados
Resultados da busca para 'I'
Atividades América do Sul
O conjunto de atividades sobre a América do Sul auxiliam a criança na descoberta de parte do continente americano. O material está destinado a alunos de...
Assuntos
Texto Dia da Amazônia com questões de interpretação
A melhor forma de celebrar o Dia da Amazônia é através do conhecimento! Pensando nisso, preparamos um material completo que une leitura e aprendizado. Trata-se de...
Bandeiras dos países africanos que falam português para colorir
Você sabia que a nossa língua portuguesa atravessa o oceano e nos conecta a um continente inteiro de histórias, culturas e ritmos? Falar sobre a África...
Instrumentos africanos para colorir
5.0 (1)
A música é uma das mais poderosas heranças que a África nos deu. Ela está no samba, no maracatu, na capoeira, no pulsar do nosso dia...
Assuntos
Música, Artes, Desenhos, África, Dia da Consciência Negra, Datas Comemorativas
Atividade sobre América do Sul 5 ano
A atividade sobre América do Sul é destinada a crianças do 5º ano. Trata-se de um exercício para reconhecer as bandeiras dos países da América do...
Assuntos
Séries
Mapa dos Animais da América do Sul
Quais são os animais que vivem na América do Sul? O mapa dos animais do nosso continente identifica aqueles que são mais comuns: bicho preguiça, tucano,...
Bandeira da Argentina para colorir
Bandeira da Argentina para colorir. A bandeira da Argentina é composta por três faixas horizontais. As faixas superior e inferior são azuis claras, e a faixa...
Bandeira do Uruguai para colorir
Bandeira do Uruguai para colorir. A bandeira do Uruguai consiste em nove faixas horizontais alternadas em branco e azul, com um Sol de Maio no canto...
Bandeira do Suriname para colorir
Bandeira do Suriname para colorir. A bandeira do Suriname tem cinco faixas horizontais: as faixas superior e inferior são verdes, seguidas por faixas brancas mais finas,...
Bandeira do Peru para colorir
Bandeira do Peru para colorir. A bandeira do Peru é simples, com três faixas verticais de igual tamanho nas cores vermelha, branca e vermelha.Principais dados sobre...
Bandeira do Paraguai para colorir
Bandeira do Paraguai para colorir. A bandeira do Paraguai tem três faixas horizontais: vermelha, branca e azul. O interessante é que o emblema no centro da...
Bandeira do Equador para colorir
Bandeira do Equador para colorir. A bandeira do Equador é semelhante à da Colômbia, mas inclui o brasão de armas do Equador no centro da faixa...
Bandeira do Chile para colorir
Bandeira do Chile para colorir. A bandeira do Chile possui duas faixas horizontais: a superior é branca e a inferior é vermelha. No canto superior esquerdo,...
No 5º ano do Ensino Fundamental, o estudo da Geografia convida os alunos a expandirem seu olhar do local para o nacional, compreendendo o Brasil como um país de dimensões continentais, diverso e interligado. É o momento de conectar as diferentes regiões, analisar as paisagens, a população e as atividades econômicas que formam a complexa identidade brasileira.
O objetivo principal é que os alunos desenvolvam um senso de pertencimento e uma visão crítica sobre o território em que vivem, compreendendo como as ações humanas e os fenômenos naturais transformam os lugares e a vida das pessoas em diferentes partes do país e do mundo.
Objetivos Gerais do Estudo de Geografia no 5º Ano
Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Geografia nesta fase final do ciclo busca consolidar e aprofundar conhecimentos, focando em:
- Compreender a diversidade territorial e populacional do Brasil: Os alunos são incentivados a descrever e analisar as dinâmicas populacionais no território brasileiro, como os fluxos migratórios, e a valorizar a diversidade sociocultural das diferentes regiões do país (EF05GE01, EF05GE02).
- Analisar a interação entre cidade e campo: O foco é reconhecer e comparar as características do modo de vida nas áreas urbanas e rurais, analisando a crescente interligação entre esses espaços, por exemplo, através da produção de alimentos, do comércio e dos serviços. A análise das desigualdades sociais e do acesso a serviços públicos também é fundamental (EF05GE03, EF05GE04).
- Identificar as fontes de energia e as atividades econômicas: Os alunos aprendem a identificar as principais fontes de energia (renováveis e não renováveis) e as matérias-primas utilizadas na indústria e na agricultura brasileiras. O objetivo é compreender como o trabalho humano e a tecnologia transformam a natureza em produtos para o consumo (EF05GE05, EF05GE06, EF05GE07).
- Representar e ler o espaço geográfico: A habilidade de ler e interpretar mapas é aprofundada. Os alunos aprendem a analisar e comparar diferentes tipos de representação do espaço, como mapas temáticos, imagens de satélite e fotografias aéreas, utilizando-os para obter informações sobre o Brasil e suas regiões (EF05GE08, EF05GE09).
- Refletir sobre questões socioambientais: Os alunos são levados a identificar os principais problemas ambientais (como desmatamento, poluição da água e do ar, gestão de resíduos) que ocorrem nas cidades e no campo. O objetivo é relacionar essas questões à qualidade de vida da população e propor soluções para um desenvolvimento mais sustentável (EF05GE10, EF05GE11).
Índice de Atividades de Geografia para o 5º Ano
O Brasil, seu Território e Regiões
- Criação de mapas temáticos do Brasil (clima, relevo, população).
- Pesquisa e apresentação de seminários sobre as cinco grandes regiões brasileiras.
- Análise de imagens de satélite para comparar diferentes paisagens do país.
- Jogos de quebra-cabeça com os estados e capitais do Brasil.
População e Cultura
- Entrevistas com familiares sobre suas origens para mapear as migrações da família.
- Pesquisa sobre as contribuições de indígenas, africanos e europeus para a cultura brasileira.
- Criação de gráficos para representar a distribuição da população brasileira.
Conexões entre Cidade e Campo
- Desenho de um fluxograma mostrando o caminho de um alimento do campo até a mesa.
- Debate sobre as vantagens e desvantagens da vida na cidade e no campo.
- Análise de fotos para identificar os diferentes tipos de trabalho nos espaços urbano e rural.
Economia, Recursos Naturais e Tecnologia
- Pesquisa sobre as fontes de energia renováveis e não renováveis usadas no Brasil.
- Criação de maquetes de uma usina hidrelétrica ou de um parque eólico.
- Investigação sobre as matérias-primas dos produtos utilizados na escola.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
- Criação de uma campanha de conscientização sobre a coleta seletiva na escola.
- Mapeamento de problemas ambientais no bairro ou na cidade.
- Debate sobre os impactos do desmatamento e das queimadas.
- Proposição de um projeto de horta sustentável para a escola.