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A adição é uma das quatro operações básicas da matemática e é fundamental na formação das crianças. No 1º ano do Ensino Fundamental, a adição é introduzida de forma lúdica e concreta, utilizando materiais manipuláveis, jogos e situações do cotidiano para que os alunos compreendam o conceito de juntar e acrescentar quantidades.
Objetivos Gerais
Os principais objetivos do estudo da adição nesta fase são desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de resolver problemas. Espera-se que o aluno compreenda a ideia da adição como a junção de grupos de objetos para formar um total, ou o acréscimo de uma quantidade a outra já existente.
Alinhamento com a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece as seguintes habilidades a serem desenvolvidas:
- (EF01MA06): Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
- (EF01MA08): Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
Essas diretrizes visam a garantir que os estudantes não apenas memorizem fatos numéricos, mas que construam um entendimento sólido sobre o que é a adição e como aplicá-la para solucionar questões do dia a dia. O uso de estratégias pessoais e o registro das suas resoluções são incentivados para que o professor possa acompanhar o desenvolvimento do raciocínio de cada criança.