Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 1º Ano Assunto Matemática
Assuntos

4 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Atividade de verão de recorte e colagem para Educação Infantil, 1º Ano de Habilidades Perceptivas, Artes - Material educac...

Atividade de verão de recorte e colagem

A Atividade de verão de recorte e colagem é um recurso lúdico e criativo que combina coordenação motora fina com a temática refrescante do verão. Por...

Número 1 pontilhado para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano de Matemática, Pré-escrita, Alfabetização - Material educ...

Número 1 pontilhado para imprimir

O material com o número 1 pontilhado para imprimir é uma ferramenta didática excelente para iniciar o aprendizado dos números, focando na escrita e reconhecimento do...

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, ...

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O Halloween, ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro e se tornou uma das datas mais divertidas...

Atividade de sequência lógica dos enfeites de Natal para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Natal, Datas Comemorativas, ...

Atividade de sequência lógica dos enfeites de Natal

Entrando no clima das festas de fim de ano, a atividade de Sequência Lógica dos Enfeites de Natal é um recurso pedagógico valioso e divertido, que...

O ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental marca um novo capítulo na jornada do conhecimento, e a Matemática ganha um papel de destaque. Saindo do universo lúdico da Educação Infantil, a criança começa a formalizar seus conhecimentos, transformando noções intuitivas em conceitos estruturados. O objetivo principal é consolidar e ampliar a compreensão dos números, das formas, das medidas e da organização de dados, sempre de maneira significativa e conectada com o seu dia a dia. Nesta fase, o ensino da matemática busca desenvolver a confiança do aluno em sua capacidade de resolver problemas, de argumentar e de aplicar o pensamento matemático em diversas situações.

Objetivos Gerais do Estudo de Matemática no 1º Ano

Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho com a matemática no 1º ano foca em consolidar a base numérica e introduzir novas habilidades, como:

  • Compreender e utilizar o sistema de numeração decimal: Os alunos aprendem a contar, ler, escrever e comparar números naturais até 100, compreendendo as dezenas e unidades como base para futuras operações. Isso envolve utilizar números no cotidiano e reconhecer sua importância em diferentes contextos (EF01MA01, EF01MA04, EF01MA05).
  • Resolver problemas de adição e subtração: O foco está em desenvolver estratégias pessoais para resolver problemas que envolvam as ideias de juntar, acrescentar, separar e retirar, formalizando as primeiras operações matemáticas (EF01MA06, EF01MA08).
  • Explorar o espaço e as formas: Os alunos aprendem a descrever e a representar a localização de objetos e pessoas, utilizando termos como direita, esquerda, em frente e atrás. Também identificam e nomeiam figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) e não planas (sólidos geométricos) presentes em objetos do mundo físico (EF01MA11, EF01MA13).
  • Compreender grandezas e medidas: A criança começa a utilizar unidades de medida não padronizadas e, posteriormente, algumas padronizadas (como metro, quilo e litro) para comparar comprimentos, massas e capacidades. Aprende também a ler as horas em relógios digitais e a reconhecer o sistema monetário brasileiro para resolver problemas simples (EF01MA15, EF01MA17, EF01MA19).
  • Iniciar o pensamento estatístico: Os alunos são introduzidos à coleta e organização de dados por meio de perguntas simples feitas ao grupo. Eles aprendem a registrar essas informações em listas e tabelas simples, além de ler gráficos de colunas simples para interpretar os dados (EF01MA21).

Índice de Atividades de Matemática para o 1º Ano

Números e Álgebra
  • Contagem e reconhecimento de números até 100.
  • Jogos com dados e cartas para praticar adição.
  • Resolução de problemas do dia a dia envolvendo "ganhar" e "perder".
  • Composição e decomposição de números (dezenas e unidades).
  • Identificação de padrões e sequências numéricas (ex: 2, 4, 6...).
Geometria
  • Caça ao tesouro usando direções (direita, esquerda, para frente).
  • Montagem de figuras e cenários com blocos lógicos e formas geométricas.
  • Identificação de sólidos geométricos em embalagens e objetos da sala.
  • Desenho e representação de trajetos simples.
Grandezas e Medidas
  • Medição de objetos da sala usando palmos, passos e barbantes.
  • Organização da rotina diária com base em horários (manhã, tarde, noite).
  • Brincadeiras de "mercadinho" para usar e reconhecer cédulas e moedas.
  • Comparação de peso e capacidade de recipientes com areia ou água.
Probabilidade e Estatística
  • Pesquisas de opinião na turma (brincadeira preferida, sabor de suco favorito).
  • Construção de gráficos de colunas com blocos de montar ou tampinhas.
  • Leitura e interpretação de gráficos simples em jornais e revistas.