91 resultados
Resultados da busca para 'I'
Colorir com números romanos
A atividade de colorir por números romanos permite à criança interiorizar melhor os conceitos aprendidos. Como todo passatempo de colorir com números, consiste em usar o...
Assuntos
Jogo amarelinha com números romanos de 1 a 10
O jogo de amarelinha com números romanos é um exercício divertido para as crianças. Elas devem escrever, debaixo de cada número romano, o seu nome arábico....
Assuntos
Jogo da memória dos números romanos
Vamos aprender os números romanos de uma forma bem simplificada? O jogo da memória é um recurso lúdico bastante interessante para ajudar na memorização do conteúdo...
Assuntos
Nota de 10 reais para imprimir
Este material didático representa uma cédula de 10 reais para uso em atividades educacionais. Podemos utiliza-lo para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e financeiros no Ensino...
Assuntos
Adição com números romanos
Os números romanos fazem parte de um importante sistema de numeração que ainda é utilizado nos dias atuais em diversas situações, tais como na numeração de...
Assuntos
Atividade de números romanos 2 ano
Os números romanos continuam presentes em nosso dia a dia, aparecendo em relógios, capítulos de livros e na numeração de séculos. Esta atividade foi desenvolvida especialmente...
Assuntos
Sequência numérica até 100 para imprimir
Chegar ao número 100 é um grande marco na jornada matemática das crianças. Para tornar essa aventura mais divertida e consolidar o aprendizado, o Educlub.com.br apresenta...
Assuntos
Atividade para aprender multiplicação 2º ano: recortar e colar
Aprender multiplicação pode ser um dos grandes desafios para as crianças no 2º ano do Ensino Fundamental. O Educlub.com.br preparou uma atividade especial de recortar e...
Assuntos
Números até 30 para imprimir
Aprender a contar os números auxilia no desenvolvimento lógico e na resolução de problemas. Entre os 6 e os 8 anos, as crianças conseguem contar a...
Assuntos
Atividade com números até 20 para imprimir
5.0 (1)
O conjunto de Atividades com números até 20 é um material pedagógico, ideal para a fase em que a criança está consolidando seu entendimento sobre os...
Assuntos
Atividade sobre medidas de massa para 1º ano
No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças começam a explorar o mundo da matemática para além da contagem. Introduzir as grandezas e medidas é um...
Assuntos
Tabuada para imprimir
A tabuada é um dos pilares da matemática. Dominá-la não é apenas sobre decorar, mas sobre compreender a lógica da multiplicação, o que abre as portas...
Assuntos
Tabuada do 1 para imprimir
Aprender a tabuada é um passo fundamental na jornada matemática das crianças. E começar pela tabuada do 1 é a maneira perfeita de construir uma base...
Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental
O Halloween, ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro e se tornou uma das datas mais divertidas...
Assuntos
Tabuada do 5 para imprimir
A tabuada do 5 é uma das primeiras e mais fáceis que as crianças aprendem, servindo como uma porta de entrada para o mundo da multiplicação....
Jogo da memória das frações para imprimir: aprendendo a dividir
Ensinar frações pode ser um dos maiores desafios do Ensino Fundamental. O conceito de "parte de um todo" pode parecer abstrato e complexo para as crianças....
Assuntos
Tabuada do 6 para imprimir
5.0 (2)
A tabuada do 6 marca um passo importante no aprendizado da multiplicação, introduzindo novos padrões numéricos. Para tornar este estudo mais claro, visual e eficaz, criamos...
Assuntos
Tabuada do 4 para imprimir
Dominar a tabuada é como aprender o alfabeto da matemática: abre as portas para um universo de novas possibilidades. Para auxiliar nesse processo fundamental, apresentamos a...
Assuntos
Tabuada de subtração para imprimir
5.0 (1)
A transição do concreto para o abstrato é um dos momentos mais importantes no aprendizado da matemática. Inspirado na clareza e na organização dos materiais Montessori,...
Assuntos
Relógio colorido para imprimir
Ensinar a ver as horas em um relógio analógico pode ser um desafio, mas com o recurso adecuado, torna-se uma aventura divertida! Apresentamos o nosso Relógio...
No 3º ano do Ensino Fundamental, a matemática ganha profundidade e estrutura. As crianças são desafiadas a aplicar o que aprenderam de forma mais sistemática, solidificando as quatro operações fundamentais e explorando novos conceitos geométricos e de medidas. A habilidade de resolver problemas se torna o eixo central, incentivando os alunos a analisar enunciados, escolher as melhores estratégias e comunicar seus raciocínios de maneira clara.
O objetivo é que os alunos desenvolvam autonomia e confiança para utilizar a matemática como uma linguagem universal, capaz de descrever, organizar e solucionar questões do mundo ao seu redor.
Objetivos Gerais do Estudo de Matemática no 3º Ano
Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho com a matemática nesta etapa visa a aprofundar e conectar os conhecimentos, focando em:
- Consolidar o sistema de numeração e as operações: Os alunos aprimoram a leitura, escrita e ordenação de números naturais (da ordem de milhar). O foco principal recai sobre a construção dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, aplicando-os em problemas que envolvam diferentes significados, como a ideia de configuração retangular e a de proporcionalidade na multiplicação (EF03MA01, EF03MA03, EF03MA07).
- Desenvolver o pensamento algébrico: A criança é estimulada a identificar e descrever regularidades em sequências numéricas e a compreender a relação de igualdade para determinar valores desconhecidos em uma operação (EF03MA10, EF03MA11).
- Analisar formas e espaço: Os alunos associam figuras geométricas espaciais (como cubos e blocos retangulares) às suas planificações e analisam as propriedades das figuras planas. A localização e movimentação no espaço são enriquecidas com a descrição de mudanças de direção e sentido, utilizando pontos de referência (EF03MA13, EF03MA15).
- Compreender e aplicar grandezas e medidas: O aluno aprende a comparar áreas e perímetros de figuras em malhas quadriculadas. A leitura de horas e minutos em relógios analógicos e digitais é consolidada, assim como o cálculo de intervalos de tempo. O uso do sistema monetário brasileiro é aplicado na resolução de problemas mais complexos de compra, venda e troco (EF03MA19, EF03MA22, EF03MA24).
- Tratar informações de forma crítica: A capacidade de ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos (de barras, colunas e pictóricos) é aprimorada. Os alunos aprendem a realizar pesquisas, organizar os dados coletados e a analisar a probabilidade de um evento ocorrer, classificando-o como "certo", "impossível" ou "provável" (EF03MA25, EF03MA27).
Índice de Atividades de Matemática para o 3º Ano
Números e Álgebra
- Construção e estudo da tabuada por meio de jogos e padrões.
- Resolução de desafios matemáticos envolvendo as quatro operações.
- Atividades de cálculo mental e estratégias de arredondamento.
- Problemas envolvendo a ideia de combinatória (quantas combinações de roupas posso fazer?).
- Descoberta do termo desconhecido em uma igualdade (ex: 15 + ? = 25).
Geometria
- Desenho e análise de figuras em malhas quadriculadas, explorando simetria.
- Criação de maquetes e croquis de diferentes ambientes.
- Identificação de ângulos retos e não retos com o uso de esquadros.
- Classificação de polígonos quanto ao número de lados.
Grandezas e Medidas
- Cálculo do perímetro e da área de figuras desenhadas em papel quadriculado.
- Resolução de problemas que envolvam o cálculo de tempo decorrido (duração de filmes, viagens, etc.).
- Simulação de situações de compra com orçamento limitado.
- Atividades práticas de medição de massa e capacidade com instrumentos de medida (balança, recipientes graduados).
Probabilidade e Estatística
- Realização de pesquisas com temas do interesse da turma, organizando os dados em tabelas e construindo gráficos variados.
- Análise de informações apresentadas em infográficos simples.
- Jogos com dados e moedas para discutir as chances de cada resultado acontecer.
- Interpretação de dados em gráficos para responder a perguntas e tirar conclusões.