Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 3º Ano Assunto Matemática
Assuntos

2 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Situações problemas 3 ano: desafios matemáticos para imprimir para 3º Ano de Problemas, Matemática - Material educacional

Situações problemas 3 ano: desafios matemáticos para imprimir

Transformar a matemática em um meio para resolver questões do dia a dia é um dos principais objetivos do Ensino Fundamental. Para ajudar nessa missão, preparamos...

Séries

3º Ano

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, ...

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O Halloween, ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro e se tornou uma das datas mais divertidas...

No 3º ano do Ensino Fundamental, a matemática ganha profundidade e estrutura. As crianças são desafiadas a aplicar o que aprenderam de forma mais sistemática, solidificando as quatro operações fundamentais e explorando novos conceitos geométricos e de medidas. A habilidade de resolver problemas se torna o eixo central, incentivando os alunos a analisar enunciados, escolher as melhores estratégias e comunicar seus raciocínios de maneira clara.

O objetivo é que os alunos desenvolvam autonomia e confiança para utilizar a matemática como uma linguagem universal, capaz de descrever, organizar e solucionar questões do mundo ao seu redor.

Objetivos Gerais do Estudo de Matemática no 3º Ano

Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o trabalho com a matemática nesta etapa visa a aprofundar e conectar os conhecimentos, focando em:

  • Consolidar o sistema de numeração e as operações: Os alunos aprimoram a leitura, escrita e ordenação de números naturais (da ordem de milhar). O foco principal recai sobre a construção dos fatos fundamentais da adição, subtração, multiplicação e divisão, aplicando-os em problemas que envolvam diferentes significados, como a ideia de configuração retangular e a de proporcionalidade na multiplicação (EF03MA01, EF03MA03, EF03MA07).
  • Desenvolver o pensamento algébrico: A criança é estimulada a identificar e descrever regularidades em sequências numéricas e a compreender a relação de igualdade para determinar valores desconhecidos em uma operação (EF03MA10, EF03MA11).
  • Analisar formas e espaço: Os alunos associam figuras geométricas espaciais (como cubos e blocos retangulares) às suas planificações e analisam as propriedades das figuras planas. A localização e movimentação no espaço são enriquecidas com a descrição de mudanças de direção e sentido, utilizando pontos de referência (EF03MA13, EF03MA15).
  • Compreender e aplicar grandezas e medidas: O aluno aprende a comparar áreas e perímetros de figuras em malhas quadriculadas. A leitura de horas e minutos em relógios analógicos e digitais é consolidada, assim como o cálculo de intervalos de tempo. O uso do sistema monetário brasileiro é aplicado na resolução de problemas mais complexos de compra, venda e troco (EF03MA19, EF03MA22, EF03MA24).
  • Tratar informações de forma crítica: A capacidade de ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos (de barras, colunas e pictóricos) é aprimorada. Os alunos aprendem a realizar pesquisas, organizar os dados coletados e a analisar a probabilidade de um evento ocorrer, classificando-o como "certo", "impossível" ou "provável" (EF03MA25, EF03MA27).

Índice de Atividades de Matemática para o 3º Ano

Números e Álgebra

  • Construção e estudo da tabuada por meio de jogos e padrões.
  • Resolução de desafios matemáticos envolvendo as quatro operações.
  • Atividades de cálculo mental e estratégias de arredondamento.
  • Problemas envolvendo a ideia de combinatória (quantas combinações de roupas posso fazer?).
  • Descoberta do termo desconhecido em uma igualdade (ex: 15 + ? = 25).

Geometria

  • Desenho e análise de figuras em malhas quadriculadas, explorando simetria.
  • Criação de maquetes e croquis de diferentes ambientes.
  • Identificação de ângulos retos e não retos com o uso de esquadros.
  • Classificação de polígonos quanto ao número de lados.

Grandezas e Medidas

  • Cálculo do perímetro e da área de figuras desenhadas em papel quadriculado.
  • Resolução de problemas que envolvam o cálculo de tempo decorrido (duração de filmes, viagens, etc.).
  • Simulação de situações de compra com orçamento limitado.
  • Atividades práticas de medição de massa e capacidade com instrumentos de medida (balança, recipientes graduados).

Probabilidade e Estatística

  • Realização de pesquisas com temas do interesse da turma, organizando os dados em tabelas e construindo gráficos variados.
  • Análise de informações apresentadas em infográficos simples.
  • Jogos com dados e moedas para discutir as chances de cada resultado acontecer.
  • Interpretação de dados em gráficos para responder a perguntas e tirar conclusões.