Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 4º Ano Assunto Matemática
Assuntos

1 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, ...

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O Halloween, ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro e se tornou uma das datas mais divertidas...

O 4º ano do Ensino Fundamental marca um salto significativo no aprendizado da Matemática. Os alunos são desafiados a pensar com números maiores, a explorar conceitos mais abstratos como frações e números decimais, e a aplicar seus conhecimentos em problemas do dia a dia que exigem um raciocínio mais elaborado. A memorização dá lugar à estratégia, e o cálculo se torna uma ferramenta para desvendar o mundo.

O objetivo é que os alunos desenvolvam confiança para lidar com os novos desafios matemáticos, aprofundando a compreensão do sistema numérico e descobrindo como a geometria, as medidas e a análise de dados estão presentes em toda parte.

Objetivos Gerais do Estudo de Matemática no 4º Ano

Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de matemática nesta etapa busca ampliar o repertório do aluno, focando em:

  • Ler, escrever e comparar números maiores: Os alunos aprendem a trabalhar com números naturais até a ordem das dezenas ou centenas de milhar, compreendendo seu valor posicional e utilizando-os para resolver problemas complexos com as quatro operações (EF04MA01, EF04MA03).
  • Compreender frações e números decimais: O grande marco do 4º ano é a introdução ao mundo dos números racionais. O aluno aprende a identificar, representar e comparar frações, e a reconhecer a representação decimal (como em preços) associada a elas, especialmente as décimas e centésimas (EF04MA09, EF04MA10).
  • Explorar as propriedades da geometria: Os alunos aprofundam seus conhecimentos geométricos, aprendendo a classificar triângulos e quadriláteros quanto aos lados e ângulos. Eles também são introduzidos à noção de ângulo reto, agudo e obtuso, identificando-os em figuras e no ambiente (EF04MA17, EF04MA18).
  • Resolver problemas com grandezas e medidas: O trabalho com medidas é ampliado, incluindo a resolução de problemas que envolvam a conversão de unidades (metro para centímetro, quilograma para grama). O cálculo de perímetro e área de figuras simples também é introduzido de forma prática (EF04MA20, EF04MA21).
  • Analisar informações e dados: A capacidade de ler e interpretar informações é aprimorada. Os alunos aprendem a analisar dados apresentados em tabelas de dupla entrada e em gráficos de colunas e de linhas, utilizando essas informações para tirar conclusões e resolver problemas (EF04MA27).

Índice de Atividades de Matemática para o 4º Ano

Números, Operações e Frações

  • Organização de uma "Feira de Matemática", com barracas onde os alunos resolvem problemas de compra e venda com números grandes.
  • Criação de um "Livro de Recordes da Turma", pesquisando e registrando grandes números (população de cidades, distâncias, etc.).
  • "Gincana das Frações", com jogos de dominó e memória que associam a fração à sua representação gráfica.
  • Corte de pizzas ou bolos de papel para visualizar e comparar diferentes frações.

Geometria

  • "Caça aos Ângulos" pela escola, utilizando um canto de folha de papel como molde para encontrar ângulos retos, maiores (obtusos) e menores (agudos).
 • Construção de diferentes polígonos com palitos de picolé ou canudos.
 • Criação de um "mapa da cidade" em malha quadriculada, descrevendo trajetos e localizações.

Grandezas e Medidas

  • Medição do perímetro e cálculo da área da quadra da escola ou da sala de aula.
  • Realização de uma "Olimpíada de Medidas", com provas de arremesso de peso (massa) e corrida (comprimento e tempo).
  • Planejamento de uma viagem fictícia, calculando o tempo de duração, as paradas e os custos.
  • Atividades de culinária para trabalhar com medidas de massa e capacidade.

Probabilidade e Estatística

  • Realização de uma pesquisa de opinião na escola (ex: "Qual seu estilo musical preferido?"), com a construção de tabelas e gráficos de colunas para apresentar os resultados.
  • Análise de gráficos de temperatura de uma cidade ao longo de uma semana para discutir as variações climáticas.
  • Jogos com dados para discutir quais resultados são mais ou menos prováveis de acontecer.
  • Leitura e interpretação de infográficos de jornais e revistas.