Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 4º Ano Assunto Português
Assuntos

1 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, ...

Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental

O Halloween, ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro e se tornou uma das datas mais divertidas...

No 4º ano do Ensino Fundamental, o estudo da Língua Portuguesa se aprofunda, exigindo dos alunos maior capacidade de análise, interpretação e argumentação. A leitura torna-se mais crítica e a escrita, mais estruturada e formal. Nesta fase, os alunos são desafiados a não apenas consumir informação, mas também a questioná-la, a comparar diferentes textos e a defender suas próprias ideias.

O objetivo é desenvolver um leitor mais crítico e um escritor mais consciente das estruturas da língua, capaz de adequar sua comunicação a diferentes contextos e finalidades.

Objetivos Gerais do Estudo de Língua Portuguesa no 4º Ano

Ampliando as competências já desenvolvidas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o ensino de Língua Portuguesa nesta etapa se concentre em:

  • Ler com fluência e criticidade: Os alunos devem ler textos de maior complexidade, como notícias, cartas de leitor e contos, sendo capazes de fazer inferências, identificar a finalidade do texto e comparar informações de diferentes fontes. O foco é desenvolver a habilidade de ler para pesquisar e estudar (EF35LP04, EF35LP05, EF04LP09).
  • Planejar e produzir textos mais estruturados: A produção textual passa a exigir um planejamento mais elaborado. Os alunos aprendem a organizar o texto em parágrafos, a utilizar conectivos para ligar as ideias e a empregar o discurso direto e indireto. A produção de textos de opinião e narrativas mais longas é incentivada (EF35LP07, EF04LP11).
  • Aprofundar os conhecimentos gramaticais e ortográficos: O estudo da gramática se intensifica com a identificação de tempos verbais (presente, passado, futuro), a aplicação correta da concordância verbal e nominal, e o uso de pronomes. As regras de acentuação (oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas) e a ortografia de palavras mais complexas são consolidadas (EF04LP03, EF04LP04, EF04LP06).
  • Dominar o uso de sinais de pontuação: Além dos sinais já conhecidos, os alunos aprendem a utilizar a vírgula para separar elementos em uma frase e os dois-pontos e as aspas em citações ou discursos diretos, conferindo maior precisão e clareza aos textos (EF04LP05).
  • Desenvolver a comunicação oral formal: A oralidade ganha um caráter mais formal. Os alunos são estimulados a participar de debates regrados, a planejar e realizar apresentações orais sobre temas pesquisados e a utilizar recursos como slides ou cartazes para apoiar sua fala (EF35LP10, EF04LP14).

Índice de Atividades de Português para o 4º Ano

Leitura e Interpretação

  • Leitura e análise comparativa de diferentes versões de um mesmo conto.
  • Interpretação de reportagens e notícias, identificando fatos e opiniões.
  • Leitura de cartas de leitor para identificar a reclamação ou sugestão do autor.
  • Pesquisa e leitura de biografias e verbetes de enciclopédia.
  • Análise de poemas visuais e concretos.

Produção de Texto

  • Produção de pequenos artigos de opinião sobre temas do cotidiano escolar.
  • Escrita de narrativas com diálogos, utilizando corretamente a pontuação.
  • Criação de textos instrucionais (regras de um jogo, manuais de montagem).
  • Produção de resumos e resenhas críticas de filmes ou livros.

Análise Linguística, Ortografia e Gramática

  • Atividades de conjugação de verbos nos principais tempos (presente, pretérito perfeito, futuro).
  • Exercícios para corrigir a concordância verbal e nominal em textos.
  • Jogos e ditados focados em regras de acentuação.
  • Identificação e classificação de pronomes, advérbios e preposições em frases.

Oralidade

  • Organização e participação em debates sobre questões ambientais ou sociais.
  • Apresentação de seminários sobre temas de Ciências ou História pesquisados em grupo.
  • Criação e gravação de um programa de rádio ou podcast com notícias da turma.
  • Contação de histórias com recursos de entonação e gestualidade.