1 resultados
Resultados da busca para 'estações do ano'
Atividades de Halloween para imprimir para Educação Infantil e Ensino Fundamental
O Halloween, ou Dia das Bruxas como é conhecido no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro e se tornou uma das datas mais divertidas...
Assuntos
No 4º ano do Ensino Fundamental, o estudo da Língua Portuguesa se aprofunda, exigindo dos alunos maior capacidade de análise, interpretação e argumentação. A leitura torna-se mais crítica e a escrita, mais estruturada e formal. Nesta fase, os alunos são desafiados a não apenas consumir informação, mas também a questioná-la, a comparar diferentes textos e a defender suas próprias ideias.
O objetivo é desenvolver um leitor mais crítico e um escritor mais consciente das estruturas da língua, capaz de adequar sua comunicação a diferentes contextos e finalidades.
Objetivos Gerais do Estudo de Língua Portuguesa no 4º Ano
Ampliando as competências já desenvolvidas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que o ensino de Língua Portuguesa nesta etapa se concentre em:
- Ler com fluência e criticidade: Os alunos devem ler textos de maior complexidade, como notícias, cartas de leitor e contos, sendo capazes de fazer inferências, identificar a finalidade do texto e comparar informações de diferentes fontes. O foco é desenvolver a habilidade de ler para pesquisar e estudar (EF35LP04, EF35LP05, EF04LP09).
- Planejar e produzir textos mais estruturados: A produção textual passa a exigir um planejamento mais elaborado. Os alunos aprendem a organizar o texto em parágrafos, a utilizar conectivos para ligar as ideias e a empregar o discurso direto e indireto. A produção de textos de opinião e narrativas mais longas é incentivada (EF35LP07, EF04LP11).
- Aprofundar os conhecimentos gramaticais e ortográficos: O estudo da gramática se intensifica com a identificação de tempos verbais (presente, passado, futuro), a aplicação correta da concordância verbal e nominal, e o uso de pronomes. As regras de acentuação (oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas) e a ortografia de palavras mais complexas são consolidadas (EF04LP03, EF04LP04, EF04LP06).
- Dominar o uso de sinais de pontuação: Além dos sinais já conhecidos, os alunos aprendem a utilizar a vírgula para separar elementos em uma frase e os dois-pontos e as aspas em citações ou discursos diretos, conferindo maior precisão e clareza aos textos (EF04LP05).
- Desenvolver a comunicação oral formal: A oralidade ganha um caráter mais formal. Os alunos são estimulados a participar de debates regrados, a planejar e realizar apresentações orais sobre temas pesquisados e a utilizar recursos como slides ou cartazes para apoiar sua fala (EF35LP10, EF04LP14).
Índice de Atividades de Português para o 4º Ano
Leitura e Interpretação
- Leitura e análise comparativa de diferentes versões de um mesmo conto.
- Interpretação de reportagens e notícias, identificando fatos e opiniões.
- Leitura de cartas de leitor para identificar a reclamação ou sugestão do autor.
- Pesquisa e leitura de biografias e verbetes de enciclopédia.
- Análise de poemas visuais e concretos.
Produção de Texto
- Produção de pequenos artigos de opinião sobre temas do cotidiano escolar.
- Escrita de narrativas com diálogos, utilizando corretamente a pontuação.
- Criação de textos instrucionais (regras de um jogo, manuais de montagem).
- Produção de resumos e resenhas críticas de filmes ou livros.
Análise Linguística, Ortografia e Gramática
- Atividades de conjugação de verbos nos principais tempos (presente, pretérito perfeito, futuro).
- Exercícios para corrigir a concordância verbal e nominal em textos.
- Jogos e ditados focados em regras de acentuação.
- Identificação e classificação de pronomes, advérbios e preposições em frases.
Oralidade
- Organização e participação em debates sobre questões ambientais ou sociais.
- Apresentação de seminários sobre temas de Ciências ou História pesquisados em grupo.
- Criação e gravação de um programa de rádio ou podcast com notícias da turma.
- Contação de histórias com recursos de entonação e gestualidade.