Atividade sobre as partes da face
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Dando continuidade à nossa série de Atividades sobre o Corpo Humano, hoje trazemos um material focado em uma das partes mais expressivas e importantes para a identidade da criança: o rosto.
Esta atividade sobre as partes da face foi desenvolvida para auxiliar os pequenos a nomear, identificar e registrar as diferentes partes que compõem o nosso rosto, de uma maneira lúdica e interativa.
Objetivos do material (Abordagem Montessori)
Inspirado na abordagem Montessori, este material não é apenas uma folha de exercícios, mas uma ferramenta para o desenvolvimento integral da criança. Os principais objetivos são:
- Ampliação de Vocabulário: Introduzir e consolidar a nomenclatura correta das partes da face (olhos, nariz, boca, orelhas, sobrancelhas, etc.).
 - Desenvolvimento da Consciência Corporal: Ajudar a criança a reconhecer e a identificar essas partes em si mesma, nos colegas e em representações gráficas.
 - Estímulo à Coordenação Motora Fina: O ato de escrever os nomes nos espaços designados aprimora a caligrafia e o controle do lápis.
 - Associação entre Concreto e Abstrato: A criança conecta a imagem representada no papel (abstrato) com o seu próprio rosto (concreto), uma ponte fundamental para a aprendizagem.
 - Promoção da Autonomia: O material pode ser utilizado de forma independente pela criança, permitindo que ela trabalhe no seu próprio ritmo.
 
O que você encontra no material?
O arquivo em PDF contém uma ficha de atividade com:
- Uma ilustração clara do rosto de uma criança.
 - Linhas numeradas que apontam para as principais partes da face: cabelo, testa, sobrancelha, olho, orelha, bochecha, nariz, boca e queixo.
 - Espaços designados para que a criança escreva o nome correspondente a cada número, funcionando como uma legenda a ser preenchida.
 
Como trabalhar em sala de aula?
A versatilidade deste material permite diversas abordagens em sala de aula. Sugerimos algumas ideias:
- Roda de conversa com espelho: Antes de entregar a atividade, promova uma exploração em frente ao espelho. Peça para que as crianças apontem para o próprio nariz, fechem os olhos, mexam as sobrancelhas.
 - Atividade individual: Entregue a folha para que cada aluno preencha no seu tempo. Para crianças em fase de alfabetização, pode-se criar um banco de palavras na lousa.
 - Trabalho em duplas: Uma criança pode "ditar" para a outra qual parte do rosto ela deve apontar na atividade, tornando a dinâmica mais interativa.
 - Extensão com arte: Após a atividade, proponha que as crianças desenhem o seu próprio rosto (autorretrato) ou o rosto de um colega, tentando incluir o máximo de detalhes aprendidos.
 
Alinhamento com a BNCC
Esta atividade está diretamente alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente para a Educação Infantil. Ela contempla os seguintes campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Campo "O eu, o outro e o nós":
- (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. (Ao estudar as partes do rosto, a criança também aprende sobre expressões faciais.)
 - (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (A atividade promove o reconhecimento das próprias características faciais e a diversidade existente.)
 
Campo "Corpo, gestos e movimentos":
- (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. (Ao identificar e nomear, a criança aprimora a consciência sobre seu esquema corporal.)
 
Campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação":
- (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. (A escrita dos nomes das partes do rosto é um excelente exercício de registro e hipótese de escrita.)
 
Este material sobre as partes da face é um recurso simples para trabalhar temas como identidade, corpo humano e linguagem de forma integrada e alinhada às melhores práticas pedagógicas. Continue navegando no Educlub.com.br para mais recursos educativos
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
                  Atividade férias de inverno
Ciências
                  
                  Cartaz fases da lua
Ciências
                  Fases da lua para completar
Ciências
                  Atividade sobre animais vertebrados
Ciências