Atividade sobre as partes da face

Páginas

2 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Dando continuidade à nossa série de Atividades sobre o Corpo Humano, hoje trazemos um material focado em uma das partes mais expressivas e importantes para a identidade da criança: o rosto.

Esta atividade sobre as partes da face foi desenvolvida para auxiliar os pequenos a nomear, identificar e registrar as diferentes partes que compõem o nosso rosto, de uma maneira lúdica e interativa.

Objetivos do material (Abordagem Montessori)

Inspirado na abordagem Montessori, este material não é apenas uma folha de exercícios, mas uma ferramenta para o desenvolvimento integral da criança. Os principais objetivos são:
  • Ampliação de Vocabulário: Introduzir e consolidar a nomenclatura correta das partes da face (olhos, nariz, boca, orelhas, sobrancelhas, etc.).
  • Desenvolvimento da Consciência Corporal: Ajudar a criança a reconhecer e a identificar essas partes em si mesma, nos colegas e em representações gráficas.
  • Estímulo à Coordenação Motora Fina: O ato de escrever os nomes nos espaços designados aprimora a caligrafia e o controle do lápis.
  • Associação entre Concreto e Abstrato: A criança conecta a imagem representada no papel (abstrato) com o seu próprio rosto (concreto), uma ponte fundamental para a aprendizagem.
  • Promoção da Autonomia: O material pode ser utilizado de forma independente pela criança, permitindo que ela trabalhe no seu próprio ritmo.

O que você encontra no material?

O arquivo em PDF contém uma ficha de atividade com:
  1. Uma ilustração clara do rosto de uma criança.
  2. Linhas numeradas que apontam para as principais partes da face: cabelo, testa, sobrancelha, olho, orelha, bochecha, nariz, boca e queixo.
  3. Espaços designados para que a criança escreva o nome correspondente a cada número, funcionando como uma legenda a ser preenchida.

Como trabalhar em sala de aula?

A versatilidade deste material permite diversas abordagens em sala de aula. Sugerimos algumas ideias:
  1. Roda de conversa com espelho: Antes de entregar a atividade, promova uma exploração em frente ao espelho. Peça para que as crianças apontem para o próprio nariz, fechem os olhos, mexam as sobrancelhas.
  2. Atividade individual: Entregue a folha para que cada aluno preencha no seu tempo. Para crianças em fase de alfabetização, pode-se criar um banco de palavras na lousa.
  3. Trabalho em duplas: Uma criança pode "ditar" para a outra qual parte do rosto ela deve apontar na atividade, tornando a dinâmica mais interativa.
  4. Extensão com arte: Após a atividade, proponha que as crianças desenhem o seu próprio rosto (autorretrato) ou o rosto de um colega, tentando incluir o máximo de detalhes aprendidos.

Alinhamento com a BNCC

Esta atividade está diretamente alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente para a Educação Infantil. Ela contempla os seguintes campos de experiências e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:

Campo "O eu, o outro e o nós":

  • (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir. (Ao estudar as partes do rosto, a criança também aprende sobre expressões faciais.)
  • (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive. (A atividade promove o reconhecimento das próprias características faciais e a diversidade existente.)

Campo "Corpo, gestos e movimentos":

  • (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades. (Ao identificar e nomear, a criança aprimora a consciência sobre seu esquema corporal.)

Campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação":

  • (EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. (A escrita dos nomes das partes do rosto é um excelente exercício de registro e hipótese de escrita.)

Este material sobre as partes da face é um recurso simples para trabalhar temas como identidade, corpo humano e linguagem de forma integrada e alinhada às melhores práticas pedagógicas. Continue navegando no Educlub.com.br para mais recursos educativos

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares