Atividade sobre ciclo de vida das plantas

Assuntos

Páginas

5 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Compreender como a vida se desenvolve na natureza é uma das descobertas mais fascinantes para as crianças. O ciclo de vida das plantas, desde a pequena semente até a geração de novos frutos, é um conhecimento fundamental das Ciências da Natureza e pode ser ensinado de forma lúdica e interativa. Para auxiliar nesse processo, elaboramos uma atividade sobre o ciclo de vida das plantas que aborda as etapas de desenvolvimento de forma visual, sequencial e descritiva.

Objetivos da atividade:

 • Compreender e identificar as diferentes fases do ciclo de vida de uma planta.
 • Desenvolver a capacidade de organizar eventos em sequência cronológica.
 • Ampliar o vocabulário científico com termos como germinação, polinização e dispersão.
 • Aprimorar a coordenação motora fina por meio das atividades de recorte e colagem.
 • Exercitar a produção textual para descrever processos científicos observados.

O que você encontra no material?

Nosso arquivo em PDF foi criado para ser um recurso pedagógico completo, que guia o aluno por diferentes formas de aprender sobre o mesmo tema. O material inclui três atividades principais:

 • Sequência de iImagens: Uma atividade de recortar e colar as figuras que representam as principais fases visuais da planta (semente, broto, muda e planta adulta), ordenando-as corretamente.

 • Ordenação de cConceitos: Uma lista com as etapas do ciclo (germinação, floração, polinização, etc.) para que o aluno as ordene, focando nos processos biológicos.

 • Produção descritiva: Um espaço pautado para que a criança escreva e explique com suas próprias palavras cada fase do ciclo de vida, consolidando o conhecimento adquirido.

Alinhamento com a BNCC

Esta atividade interdisciplinar está em total acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, integrando conhecimentos de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa.

Componente Curricular: Ciências da Natureza (Ensino Fundamental)

  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI06: Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.
  • EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento até a vida adulta nos diferentes seres vivos, inclusive o ser humano, comparando alguns ciclos de vida.

Componente Curricular: Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

  • EF03LP17: Identificar e reproduzir, em relatos de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específicas desses textos (apresentação de dados e informações, acompanhada de ilustrações, gráficos, tabelas etc.), de acordo com as convenções do gênero.

Ensinar sobre o ciclo da vida é mostrar às crianças como a natureza é dinâmica, organizada e perfeita. Com esta atividade, o aprendizado se torna concreto e significativo, permitindo que os alunos manipulem, organizem e descrevam o conhecimento, construindo uma base sólida para seus estudos em ciências. Faça o download gratuito e leve este recurso completo para sua sala de aula ou para as atividades em casa!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares