
Atividade sobre medidas de massa para 1º ano
Assuntos
Páginas
2 páginas
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças começam a explorar o mundo da matemática para além da contagem. Introduzir as grandezas e medidas é um passo fundamental para que elas compreendam como usamos os números para descrever o mundo ao nosso redor. O conceito de massa (popularmente conhecido como "peso") é um dos primeiros e mais importantes, pois faz parte do nosso dia a dia, desde a compra de frutas na feira até o peso do nosso próprio corpo.
Para transformar este aprendizado em uma atividade lúdica e conectada com a realidade, criamos uma Atividade sobre medida de massa, focada na distinção entre grama (g) e quilograma (kg).
Objetivos do material
- Introduzir as unidades de medida de massa: Apresentar as unidades de medida "grama" (g) e "quilograma" (kg) de forma visual e contextualizada.
- Desenvolver a noção de peso relativo: Ajudar a criança a começar a diferenciar o que é "leve" (medido em gramas) e o que é "pesado" (medido em quilogramas).
- Estimular o raciocínio lógico e a estimativa: Incentivar a criança a pensar sobre o peso aproximado de objetos do cotidiano, como as frutas.
- Conectar a matemática com o mundo real: Mostrar a aplicação prática das medidas de massa em situações comuns, como ir ao supermercado.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF gratuito é uma atividade de múltipla escolha visual, pronta para imprimir e usar.
A atividade "Quanto Pesa?" consiste em:
- Ilustrações de frutas: Uma variedade de frutas conhecidas pelas crianças (morango, maçã, banana, melancia, abacaxi, etc.).
- Desafio: Para cada fruta, a criança observa a imagem e deve circular a opção de peso que ela considera mais apropriada. Por exemplo, para um único morango, a criança deve escolher entre "150 g" ou "5 kg"? Para uma melancia inteira, "750 g" ou "10 kg"?
O
exercício foi projetado para provocar o pensamento, levando a criança a usar sua intuição e experiência para decidir se um objeto é leve (e deve ser medido em gramas) ou pesado (medido em quilos).
exercício foi projetado para provocar o pensamento, levando a criança a usar sua intuição e experiência para decidir se um objeto é leve (e deve ser medido em gramas) ou pesado (medido em quilos).
Atividades para entender o conceito de peso (ampliação do material)
A melhor forma de entender o que é "massa" é sentindo-a nas próprias mãos. Use a folha de atividade como um complemento a estas experiências concretas e sensoriais.
- Balança de cabides: Crie uma balança simples usando um cabide de roupas, dois potes de iogurte e barbante. A criança pode colocar uma fruta real (ex: uma maçã) em um pote e, no outro, tentar equilibrar o peso com objetos variados (blocos de montar, pedrinhas, areia). A atividade permite que ela sinta e compare o peso de diferentes itens de forma visual e concreta.
- Leve ou pesado?: Reúna uma coleção de objetos do cotidiano em uma cesta: um clipe de papel, uma borracha, uma pedra, uma fruta de plástico, um livro. A tarefa da criança é pegar um objeto de cada vez, senti-lo nas mãos e classificá-lo em dois grupos: "Leve" e "Pesado". A atividade desenvolve o sentido bárico (a percepção de peso).
- Saco do quilo: Prepare um saco de pano ou de supermercado com exatamente 1kg de arroz, feijão ou areia. Deixe a criança segurar e sentir o "saco do quilo". Em seguida, ela pode pegar as frutas reais da atividade (a melancia, o abacaxi) e comparar: "A melancia é mais pesada ou mais leve que o nosso saco de 1kg?". Isso dá a ela um referencial concreto para o quilograma.
- Quitanda de mentirinha: Monte uma "quitanda" com frutas de brinquedo ou reais e uma balança de cozinha (se tiver uma). A criança pode brincar de ser o feirante ou o cliente, pesando as frutas e anotando seus pesos. A atividade conecta o aprendizado matemático com uma situação social real.
Torre de gramas: Use cubos de material dourado (onde cada cubinho representa 1 grama) ou blocos de Lego pequenos. Para representar o peso de um morango (150g), por exemplo, a criança deve contar e empilhar 150 cubinhos. A atividade cria uma representação visual e concreta das gramas.
Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)
Esta proposta pedagógica está diretamente alinhada à unidade temática de grandezas e medidas do componente curricular de matemática para o 1º ano do Ensino Fundamental.
Habilidade Principal:
- EF01MA15: Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.
Desenvolvimento de Habilidades Futuras:
- Esta atividade é a base para a habilidade EF02MA16: "Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias pessoais e unidades de medida não padronizadas e padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma)".
A atividade "Quanto Pesa?" e suas ampliações sensoriais transformam o conceito abstrato de "massa" em uma experiência palpável e cheia de significado. Ao sentir, comparar, pesar e classificar, a criança constrói seu conhecimento matemático de forma sólida e intuitiva. É a prova de que a matemática faz parte do nosso cotidiano. Está na cesta de frutas, no saco de feijão e em cada objeto que pegamos em nossas mãos.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Atividade de ligar as horas
Matemática

Contar de 3 em 3
Matemática

Tabuada de adição do 10
Matemática

Tabuada de adição do 9
Matemática

Tabuada de adição do 8
Matemática

Tabuada de adição do 7
Matemática

Tabuada de adição do 6
Matemática

Tabuada de adição do 5
Matemática