Atividade sobre os órgãos dos sentidos

Páginas

7 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Nós nos conectamos com o mundo através dos nossos sentidos. Para ajudar as crianças a compreenderem como a visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato funcionam, criamos uma atividade completa e interativa. Este material é um recurso valioso para enriquecer suas aulas e faz parte da nossa coleção de atividades do corpo humano para 1 ano.

Objetivos e conteúdo do material

O principal objetivo desta atividade é fazer com que as crianças identifiquem os cinco sentidos e os órgãos responsáveis por cada um deles, compreendendo suas funções básicas. Além de apresentar os conceitos, o material estimula a autoexpressão e a reflexão sobre as próprias experiências sensoriais. O conteúdo é composto por uma folha introdutória que explica de forma simples cada um dos cinco sentidos e seus respectivos órgãos. Em seguida, são apresentadas cinco fichas individuais, uma para cada sentido, onde a criança é convidada a descrever o que ela vê, ouve, cheira, saboreia e toca ao longo do dia, finalizando com o registro de sua sensação preferida.

Como trabalhar em sala de aula

Para uma aula mais dinâmica, comece com uma exploração sensorial. Prepare "estações" na sala: uma caixa com objetos de diferentes texturas (tato), potinhos com cravo, canela ou café (olfato), um chocalho ou sons da natureza (audição), e frutas com sabores distintos como limão e banana (paladar). Após essa experiência prática, leia e discuta o texto introdutório da atividade. Em seguida, distribua as fichas para que os alunos possam registrar suas percepções e preferências. Eles podem desenhar ou escrever, dependendo do nível de alfabetização da turma. Ao final, promova uma roda de conversa para que compartilhem suas respostas, valorizando as diferentes percepções de cada um.

Alinhamento com a BNCC (Ciências)

Esta atividade está perfeitamente alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental, no componente de Ciências da Natureza.
  • Unidade Temática: Vida e Evolução
  • Objeto de conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade
  • Habilidade: (EF01CI02): Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Ao focar nos órgãos dos sentidos (olhos, ouvidos, nariz, língua e pele) e nas suas respectivas funções (ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar), a atividade trabalha diretamente a habilidade (EF01CI02). Ela incentiva os alunos não apenas a localizar e nomear essas partes do corpo, mas, fundamentalmente, a compreender e a explicar para que servem, conectando o conhecimento anatômico às experiências do dia a dia.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares