Autorizado 1 ano

Páginas

12 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O autoditado é uma atividade pedagógica muito utilizada no ciclo de alfabetização, especialmente no 1.º ano do ensino fundamental. Diferente do ditado tradicional, em que o professor dita as palavras e os alunos as escrevem, no autoditado o estímulo é visual. A criança observa uma imagem e, de forma autônoma, escreve o nome correspondente. Esse tipo de atividade faz do aluno um agente ativo na sua aprendizagem.

Objetivos principais do autoditado

Para os alunos do 1.º ano, o autoditado é fundamental para:

Desenvolver a consciência fonológica: Ao ver a imagem de um "gato", a criança precisa "ouvir" os sons que formam essa palavra (\g-\a-\t-\o) para conseguir transpô-los para a escrita.

Estabelecer a relação entre fonema e grafema: A atividade é um exercício prático de associação entre os sons da fala (fonemas) e as letras que os representam (grafemas).

Fortalecer a hipótese silábica: Ajuda a consolidar o entendimento de que as palavras são formadas por sílabas. A criança pensa em "GA-TO" ou "PI-PA", facilitando o registo escrito.

Conectar imagem, som e escrita: Reforça a ligação fundamental entre o objeto (referente), a palavra falada e a sua representação escrita, um pilar da alfabetização.

Estimular a autonomia e a confiança: Por ser uma tarefa que a criança realiza sozinha, o autoditado promove a independência e a confiança na sua própria capacidade de escrever.


Como realizar a atividade de autoditado

A aplicação do autoditado, como o do material em anexo, é simples e pode ser feita em quatro passos básicos:

1. Observar a Imagem: A criança deve primeiro identificar o que vê na figura. Por exemplo, ela olha e reconhece uma "pipa".

2. Verbalizar a palavra: Incentive a criança a falar o nome do objeto em voz alta. É útil que ela pronuncie a palavra lentamente, dividindo-a em sílabas: "PI - PA". Este passo ajuda a organizar o pensamento para a escrita.

3. Escrever a palavra: No espaço designado, a criança deve escrever toda a palavra buscando as letras que correspondem aos sons que ela pronunciou.

4. Ler o que escreveu: Após terminar a escrita, a criança pode ser encorajada a ler a palavra que escreveu. Isso funciona como uma auto-correção e reforça o que foi aprendido.

O que está incluído:

⭐ 12 páginas de autoditado