



Autoditado 1 ano
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O autoditado é uma atividade pedagógica muito utilizada no ciclo de alfabetização, especialmente no 1.º ano do ensino fundamental. Diferente do ditado tradicional, em que o professor dita as palavras e os alunos as escrevem, no autoditado o estímulo é visual. A criança observa uma imagem e, de forma autônoma, escreve o nome correspondente. Esse tipo de atividade faz do aluno um agente ativo na sua aprendizagem.
Objetivos principais do autoditado
Para os alunos do 1.º ano, o autoditado é fundamental para:
• Desenvolver a consciência fonológica: Ao ver a imagem de um "gato", a criança precisa "ouvir" os sons que formam essa palavra (\g-\a-\t-\o) para conseguir transpô-los para a escrita.
• Estabelecer a relação entre fonema e grafema: A atividade é um exercício prático de associação entre os sons da fala (fonemas) e as letras que os representam (grafemas).
• Fortalecer a hipótese silábica: Ajuda a consolidar o entendimento de que as palavras são formadas por sílabas. A criança pensa em "GA-TO" ou "PI-PA", facilitando o registo escrito.
• Conectar imagem, som e escrita: Reforça a ligação fundamental entre o objeto (referente), a palavra falada e a sua representação escrita, um pilar da alfabetização.
• Estimular a autonomia e a confiança: Por ser uma tarefa que a criança realiza sozinha, o autoditado promove a independência e a confiança na sua própria capacidade de escrever.
Como realizar a atividade de autoditado
A aplicação do autoditado, como o do material em anexo, é simples e pode ser feita em quatro passos básicos:
1. Observar a Imagem: A criança deve primeiro identificar o que vê na figura. Por exemplo, ela olha e reconhece uma "pipa".
2. Verbalizar a palavra: Incentive a criança a falar o nome do objeto em voz alta. É útil que ela pronuncie a palavra lentamente, dividindo-a em sílabas: "PI - PA". Este passo ajuda a organizar o pensamento para a escrita.
3. Escrever a palavra: No espaço designado, a criança deve escrever toda a palavra buscando as letras que correspondem aos sons que ela pronunciou.
4. Ler o que escreveu: Após terminar a escrita, a criança pode ser encorajada a ler a palavra que escreveu. Isso funciona como uma auto-correção e reforça o que foi aprendido.
O que está incluído:
⭐ 12 páginas de autoditado
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Atividade de números romanos 2 ano
Matemática

Folha de ditado com 10 palavras
Língua Portuguesa

Atividade sobre amizade para imprimir
Dia do Amigo

Flashcards dos órgãos do sistema digestório
Corpo humano

Texto sobre Abayomi com interpretação
Interpretação de texto

Atividade sobre adjetivos para 2 ano
Gramática

Animais da fazenda, domésticos ou selvagens?
Seres Vivos