Caderno de coordenação motora fina e percepção visual - 3 a 6 anos

Páginas

11 páginas

Tipos

Atividades, Desenhar, Colorir, Pontilhado

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O caderno de coordenação motora fina e percepção visual para crianças de 3 a 6 anos é um recurso didático abrangente, cuidadosamente elaborado para estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais em crianças na fase pré-escolar. Este material oferece uma série de atividades lúdicas que promovem a coordenação motora fina, a percepção visual e a concentração, preparando os pequenos para desafios futuros.

Objetivos do material

O principal objetivo do caderno de coordenação motora fina e percepção visual é aprimorar a coordenação motora fina das crianças, fundamental para a escrita e outras atividades diárias. Além disso, visa desenvolver a percepção visual, a capacidade de discriminação e a atenção, habilidades cruciais para o processo de alfabetização e aprendizagem.

O que você vai encontrar?

Neste Caderno de coordenação motora fina e percepção visual, você encontrará uma variedade de atividades como traçado de linhas (retas, curvas e ondas), labirintos, identificação de tamanhos (grande e pequeno), diferenciação de figuras (igual ou diferente), associação de figuras e sombras, completude de desenhos, pintura a dedo e atividades de recorte livre. Cada proposta é pensada para engajar a criança de forma divertida e educativa.

Como trabalhar em sala de aula?

As atividades de coordenação motora fina e percepção visual para meninas e meninos entre 3 a 6 anos pode ser utilizado individualmente ou em pequenos grupos, permitindo que o educador observe e oriente cada criança. As atividades podem ser introduzidas de forma gradual, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada aluno, e são excelentes para complementar o planejamento diário, oferecendo momentos de desenvolvimento prático e lúdico.

Alinhamento com a BNCC

Este material está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando campos de experiências como Traços, Sons, Cores e Formas (EI03TS02) ao explorar diferentes tipos de traços e formas, e Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações (EI03ET05) ao trabalhar com noções de tamanho e comparação. O caderninho de atividades contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina e da percepção visual, habilidades essenciais para a autonomia e a aprendizagem na Educação Infantil.