Figuras iniciadas com vogais para imprimir

Páginas

6 páginas

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O primeiro passo na jornada da leitura e da escrita é o reconhecimento dos sons que formam as palavras. As vogais, com seus sons abertos e presentes em todas as sílabas, são a alma da nossa língua. Ensinar a criança a identificar o som inicial das palavras e a conectá-lo à letra correspondente é a base de todo o processo de alfabetização.

Para tornar essa etapa fundamental em um momento lúdico, visual e muito divertido, criamos um kit de figuras iniciadas com vogais para imprimir

Objetivos do material

  • Desenvolver a consciência fonológica: Ajudar a criança a identificar e a isolar o som inicial das palavras (o som da vogal).
  • Associar fonema e grafema: Criar a conexão crucial entre o som que se ouve (fonema) e a letra que o representa (grafema).
  • Apresentar as vogais: Familiarizar a criança com as cinco vogais, tanto na sua forma visual quanto sonora.
  • Ampliar o vocabulário: Introduzir novas palavras e seus significados através de imagens claras e do cotidiano infantil.
  • Estimular o raciocínio lógico: Promover a habilidade de classificação e categorização, ao agrupar figuras por um atributo em comum (o som inicial).

O que você vai encontrar no material?

O kit contém 5 páginas, uma para cada vogal, com as seguintes figuras:

  • Vogal Aa: Abelha, Avião, Anel, Aranha, Árvore, Abacaxi.
  • Vogal Ee: Elefante, Estrela, Escova, Espelho, Escada, Espada.
  • Vogal Ii: Ilha, Índio, Igreja, Ioiô, Ímã, Iguana.
  • Vogal Oo: Olho, Ônibus, Ovelha, Ovo, Óculos, Osso.
  • Vogal Uu: Uva, Urso, Unha, Um (numeral), Unicórnio, Urubu.

Atividades para ampliar o aprendizado

Transforme estes cartões em uma experiência de aprendizado rica, concreta e multissensorial, que vai muito além da simples memorização.

As casas das vogais: Crie cinco "casas" usando caixas de sapato, folhas de papel colorido ou bambolês no chão. Identifique cada casa com uma letra vogal. A tarefa da criança é "levar para casa" cada figura, classificando os cartões recortados e colocando-os na casa da vogal com que seu nome começa. Esta é uma atividade clássica de classificação que desenvolve a ordem e o raciocínio lógico.

Pareamento com objetos reais: Reúna objetos reais ou miniaturas que correspondam a algumas das figuras (um anel de verdade, um ovo, uma uva, um ioiô, um carrinho de ônibus, uma escova). A criança deve fazer o pareamento, colocando o objeto concreto ao lado de sua representação no cartão. Essa ponte entre o 3D e o 2D é fundamental para a compreensão da realidade.

Letras de lixa e o som inicial: Use os cartões junto com um alfabeto de letras de lixa. A criança traça a letra 'A' com os dedos, sente sua forma e verbaliza seu som: "/a/". Em seguida, sua missão é encontrar todas as figuras que começam com aquele som. A atividade une o aprendizado tátil, visual e auditivo de forma poderosa.

"Eu ouço com meu ouvidinho...": Uma variação do jogo "Eu espiono...". Espalhe os cartões no tapete. O adulto começa dizendo: "Eu ouço com meu ouvidinho... uma palavra que começa com o som /e/". A criança deve escutar atentamente, pensar no som e procurar uma figura que se encaixe, como a Estrela ou o Elefante. O foco aqui é puramente no som, o primeiro passo da consciência fonológica.

Criando pequenos livros das vogais: Para cada vogal, pegue algumas folhas pequenas, grampeie-as para formar um mini-livro e cole a letra da vogal na capa. A criança pode então colar as figuras correspondentes dentro de seu livrinho. É uma atividade de artesanato que resulta em um material de leitura criado pela própria criança, gerando um imenso sentimento de orgulho e realização.

Alinhamento com a BNCC

Esta proposta pedagógica é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, especialmente no campo "Escuta, fala, pensamento e imaginação".

  • EI03EF09: Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea. (Ao tentar nomear as figuras e associá-las a uma letra).
  • EF01LP07: Identificar fonemas e sua representação por grafemas.
  • EF01LP08: Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita, que serão aprofundadas no 1º ano do Ensino Fundamental.

Nos jogos em grupo, contempla o campo "O eu, o outro e o nós", e nas atividades de classificação, o campo "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações".

Aprender as vogais e seus sons é como receber as primeiras chaves para destrancar o incrível mundo da leitura. Com este kit de figuras, a criança não decora, ela brinca. Ela não repete, ela classifica e descobre. É uma forma de garantir que os primeiros passos na jornada da alfabetização sejam dados com confiança, alegria e um profundo entendimento de como a nossa língua funciona.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares