Peixe de tangram para imprimir, colorir, recortar e montar

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Atividades, Quebra-cabeça

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Descrição da Atividade

O Tangram é um quebra-cabeça milenar de origem chinesa que encanta gerações. Com apenas sete peças geométricas, é possível criar centenas de figuras, estimulando o raciocínio lógico-espacial, a criatividade e a paciência. Para introduzir as crianças a este universo fascinante, criamos uma atividade completa com o Tangram: um desafio para colorir, recortar e montar um simpático peixe, transformando a geometria em uma brincadeira divertida e cheia de aprendizado.

O que você vai encontrar no material?

Nosso arquivo em PDF é um kit "3 em 1", pensado para guiar a criança em todo o processo criativo:

1. Modelo colorido: Um peixe já montado com as peças coloridas do Tangram, que serve como um guia visual claro do objetivo final.

2. Desenho para colorir: O mesmo peixe, mas apenas com os contornos das peças. Aqui, a criança pode colorir, seguindo o modelo ou usando sua própria paleta de cores, já se familiarizando com a composição da figura.

3. Molde do tangram para recortar: A ferramenta principal! Uma folha com as sete peças do Tangram (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) para a criança imprimir, recortar e usar para montar o peixe e o que mais sua imaginação permitir.

Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

O trabalho com o Tangram é um prato cheio para o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC.

Educação Infantil:

Campo de Experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações":

  • EI03ET01: Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades (tamanho, forma).
  • EI03ET05: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Campo de Experiência "Traços, sons, cores e formas":

  • EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Ensino Fundamental (Matemática - Geometria):

  • EF01MA13: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
  • EF01MA14: Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos e em objetos do mundo físico.
  • EF02MA14: Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais [...].
  • EF02MA15: Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Conclusão

A atividade do Peixe de Tangram é a porta de entrada para um universo de possibilidades. É uma ferramenta que ensina sobre formas, tamanhos e ângulos, mas que, acima de tudo, ensina a criança a olhar para um desafio, a experimentar, a persistir e a encontrar suas próprias soluções criativas. É a prova de que a matemática pode ser, sim, uma arte divertida.

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