

Peixe de tangram para imprimir, colorir, recortar e montar
Assuntos
Páginas
4 páginas
Tipos
Atividades,
Quebra-cabeça
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O Tangram é um quebra-cabeça milenar de origem chinesa que encanta gerações. Com apenas sete peças geométricas, é possível criar centenas de figuras, estimulando o raciocínio lógico-espacial, a criatividade e a paciência. Para introduzir as crianças a este universo fascinante, criamos uma atividade completa com o Tangram: um desafio para colorir, recortar e montar um simpático peixe, transformando a geometria em uma brincadeira divertida e cheia de aprendizado.
O que você vai encontrar no material?
Nosso arquivo em PDF é um kit "3 em 1", pensado para guiar a criança em todo o processo criativo:
1. Modelo colorido: Um peixe já montado com as peças coloridas do Tangram, que serve como um guia visual claro do objetivo final.
2. Desenho para colorir: O mesmo peixe, mas apenas com os contornos das peças. Aqui, a criança pode colorir, seguindo o modelo ou usando sua própria paleta de cores, já se familiarizando com a composição da figura.
3. Molde do tangram para recortar: A ferramenta principal! Uma folha com as sete peças do Tangram (cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo) para a criança imprimir, recortar e usar para montar o peixe e o que mais sua imaginação permitir.
Alinhamento com a BNCC (Educação Infantil e Ensino Fundamental)
O trabalho com o Tangram é um prato cheio para o desenvolvimento de competências e habilidades previstas na BNCC.
• Educação Infantil:
▪ Campo de Experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações":
- EI03ET01: Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades (tamanho, forma).
- EI03ET05: Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
▪ Campo de Experiência "Traços, sons, cores e formas":
- EI03TS02: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
• Ensino Fundamental (Matemática - Geometria):
- EF01MA13: Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
- EF01MA14: Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos e em objetos do mundo físico.
- EF02MA14: Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais [...].
- EF02MA15: Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Conclusão
A atividade do Peixe de Tangram é a porta de entrada para um universo de possibilidades. É uma ferramenta que ensina sobre formas, tamanhos e ângulos, mas que, acima de tudo, ensina a criança a olhar para um desafio, a experimentar, a persistir e a encontrar suas próprias soluções criativas. É a prova de que a matemática pode ser, sim, uma arte divertida.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Kit de atividades de férias de julho para imprimir
Reforço e Férias

Atividade de sequência narrativa com Os Três Porquinhos
Língua Portuguesa

Cuidado com os dentes
Ciências

Jogo da memória dos alimentos
Recursos Educativos

Deuses do Antigo Egito
História

Sequência tipológica narrativa
Língua Portuguesa

Problemas de saúde
Corpo humano