Problemas de divisão para 4 ano
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Este material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental a aprimorar suas habilidades em resolver problemas de divisão. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conteúdo visa consolidar o entendimento dos diferentes significados da divisão e o desenvolvimento de estratégias para solucionar questões matemáticas.
Conteúdo do material
O material é composto por uma série de problemas que abordam a divisão em contextos cotidianos, como a distribuição de itens em grupos, o cálculo de quantidades e a resolução de situações que envolvem partilha. As atividades foram elaboradas para que os alunos possam praticar a divisão com divisores de até dois algarismos, trabalhando tanto a repartição equitativa quanto a ideia de medida.
Objetivos pedagógicos
O principal objetivo é fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de:
- Resolver e elaborar problemas de divisão.
- Compreender os diferentes significados da operação de divisão (repartição equitativa e medida).
- Utilizar estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
- Interpretar o resto da divisão em diferentes contextos.
Como trabalhar em sala de aula
O professor pode utilizar este material de diversas formas:
- Atividade individual: para avaliar a compreensão de cada aluno.
- Trabalho em grupo: para promover a discussão e a troca de estratégias entre os estudantes.
- Lição de casa: como forma de reforçar o conteúdo aprendido em aula.
É importante que o professor incentive o uso de diferentes métodos de resolução, valorizando o raciocínio de cada aluno.
Alinhamento com a BNCC
Este material está alinhado às seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a matemática do 4º ano do Ensino Fundamental:
- (EF04MA07): Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
- (EF04MA04): Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
- (EF04MA06): Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Este conjunto de problemas de divisão é uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos do 4º ano. Ao trabalhar com situações-problema contextualizadas e desafiadoras, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a divisão e desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas, em conformidade com as diretrizes da BNCC.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
Atividade de frações
Matemática
Relógio romano
Matemática
Jogo da memória dos números romanos
Matemática
Jogo de matemática dos números romanos
Matemática
Colorir as frações
Matemática
Joguinho de Matemática
Matemática