Problemas de divisão para 4 ano

Assuntos

Páginas

6 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Este material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental a aprimorar suas habilidades em resolver problemas de divisão. Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conteúdo visa consolidar o entendimento dos diferentes significados da divisão e o desenvolvimento de estratégias para solucionar questões matemáticas.

Conteúdo do material

O material é composto por uma série de problemas que abordam a divisão em contextos cotidianos, como a distribuição de itens em grupos, o cálculo de quantidades e a resolução de situações que envolvem partilha. As atividades foram elaboradas para que os alunos possam praticar a divisão com divisores de até dois algarismos, trabalhando tanto a repartição equitativa quanto a ideia de medida.

Objetivos pedagógicos

O principal objetivo é fazer com que o aluno desenvolva a capacidade de:

  • Resolver e elaborar problemas de divisão.
  • Compreender os diferentes significados da operação de divisão (repartição equitativa e medida).
  • Utilizar estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
  • Interpretar o resto da divisão em diferentes contextos.

Como trabalhar em sala de aula

O professor pode utilizar este material de diversas formas:

  • Atividade individual: para avaliar a compreensão de cada aluno.
  • Trabalho em grupo: para promover a discussão e a troca de estratégias entre os estudantes.
  • Lição de casa: como forma de reforçar o conteúdo aprendido em aula.

É importante que o professor incentive o uso de diferentes métodos de resolução, valorizando o raciocínio de cada aluno.

Alinhamento com a BNCC

Este material está alinhado às seguintes habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a matemática do 4º ano do Ensino Fundamental:

  • (EF04MA07): Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.   
  • (EF04MA04): Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.  
  • (EF04MA06): Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.   

Este conjunto de problemas de divisão é uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do raciocínio matemático dos alunos do 4º ano. Ao trabalhar com situações-problema contextualizadas e desafiadoras, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a divisão e desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas, em conformidade com as diretrizes da BNCC.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares