A borboleta é um inseto da ordem Lepidoptera, pertencente ao grupo Rhopalocera. Ela se diferencia da mariposa que integra o grupo Heterocera. Esse inseto é um dos que mais provoca admiração aos humanos por suas multiplicidade de cores e pela leveza do seu voo. É o animal emblemático da primavera.

Começamos!

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Classe: Insecta
  • Ordem: Lepidoptera

Partes do corpo da borboleta

A borboleta pertence à classe Insecta. Logo, seu corpo está dividido em cabeça, tórax e abdome. Contam com um par de antenas, três pares de patas e, também, dois pares de asas que servem ao voo.

O corpo da borboleta é mole. Conta com diferentes estruturas sensoriais. Suas asas estão cobertas de escamas pigmentadas essenciais para o vôo. Sabia que não devemos pegar as borboletas por suas asas. Se o fazemos, podemos desgastar essas escamas o que prejudicaria o seu vôo.

Além disso, a borboleta possui peças bucais adaptadas para sugar o néctar das flores. A espirotromba é esse órgão especial das borboletas formada pelas maxilas que, em repouso, a língua permanece enrolada, formando uma espiral que se estende quando querem sugar o néctar. Quando deve se alimentar, o inseto estica a língua.

Uma curiosidade do mundo das borboletas? Os pés são importantíssimos para a borboleta já que, ao pousar na flor ela os utiliza para experimentar o sabor. Em outras palavras, esse inseto possui pés que sentem os sabores. Ainda que possa parecer estranho, para a borboleta, essa é uma maneira de saber se o local do pouso é seguro ou não.

E se a borboleta sente o sabor com os pés, isso significa que não vê bem? Então, a borboleta, como os demais insetos, seus olhos possuem milhares de pequenos olhos que permitem uma super visão. Além disso, as borboletas podem ver raios ultravioletas, que são invisíveis para nós humanos. E é claro que sua visão potente ajuda na identificação do néctar e das flores.

Características da borboleta

As borboletas são insetos diurnos, ou seja, são ativas durante o dia. Além disso, é um inseto com asas, o que possibilita voar de flor em flor para se alimentar do néctar. Aliás, tanto borboletas como flores vivem uma relação de mutualismo, ou seja, ambos os organismos se beneficiam um do outro. A borboleta obtém seu alimento do néctar das flores. Por outro lado, as plantas se beneficiam porque, ao posar nas flores, o pólen se adere ao corpo do animal que o transporta à outra flor.

Esse é um animal que se caracteriza por passar pelo processo de metamorfose. Desde o ovo até a fase adulta, em cada etapa, a borboleta tem uma forma e características diferentes.

Metamorfose da borboleta

A borboleta nasce para procriar. Essa é sua missão. Mas, como reconhece o seu par? Ela o faz mediante o odor, utilizando um perfume para atrair o sexo contrário. Esse perfume são as feromonas ou os feromônios. Para que não haja erro, cada espécie utiliza um perfume diferente. A partir daí começa um novo ciclo de vida com estágios bem definidos. São eles: ovo, larva, pupa e adulto.

O ovo. O começo da vida

Os ovos das borboletas tem formas e cores distintas. A fêmea os adere com uma substância pegajosa à folha da planta da qual se alimentará a larva. Uma borboleta pode colocar de 50 até 1.000 ovos. Há outros dados que estimam entre 25 e 10 mil ovos depositados. Devido às seus inumeráveis depredadores, apenas 2% deles chegará à fase adulta. O ovo pode demorar entre 5 dias e 5 meses em eclodir, dependendo da espécie e do clima.

Lagarta. Comer, comer, comer!

Sua missão é crescer e acumular reservas para alimentar a metamorfose. A larva, também chamada lagarta, é um dos animais da natureza que mais rápido cresce. Multiplica 5.000 vezes seu peso em tão somente três semanas, o que equivaleria em um ser humano de 1.500 kg. Como todos os insetos, as lagartas possuem uma pele dura, o exoesqueleto, por isso para poder crescer mudam entre 4 e 6 vezes durante a vida.

A crisálida. A transformação

Em seu interior se produz o milagre da metamorfose. O corpo da lagarta se desfaz (histólise) e as células se reorganizam de novo para formar os órgão, dando existência a um ser completamente distinto: a borboleta. Tudo isso é realizado graças às reservas acumuladas pela borboleta, já que a pupa, também chamada de crisálida, não se alimenta. Algumas mariposas noturnas cobrem sua crisálida com seda para se proteger e podem passar vários meses dentro do casulo.

A borboleta. Voando alto!

Quando a borboleta sai do casulo, suas asas estão úmidas e enrugadas. Ela deve permanecer várias horas pendurada até que as estica e endurece para poder voar. Todo seu corpo é novo: a boca, as patas, os olhos, etc. Tudo é muito diferente do que tinha a lagarta. As borboletas não crescem. Elas permanecem do mesmo tamanho durante toda sua vida. Como já explicamos, a principal missão da borboleta será a reprodução. Ela deve encontrar um par, mas para isso, agora tem asas. O ciclo volta a começar!

Quanto tempo vive uma borboleta?

A fêmea da borboleta se acasala somente uma vez em sua vida. O macho, ao contrário, pode acasalar-se com diferentes fêmeas. A cópula pode durar desde vários minutos até dois dias. Durante a cópula podem voar, mas somente uma delas o faz. A outra se deixa levar. Normalmente, aquela que voa é a fêmea.

Como sua vida está destinada a gerar novas vidas, sua expectativa de vida é bem curta. Podem viver uns 4 ou 5 dias, embora há aquelas que vivam algo mais, entre 2 e 3 semanas após sair do casulo. E pasmem, há uma espécie de mariposa que vivem intensamente durante 24h e morre. Esse é um ciclo natural das borboletas.

O que borboleta come?

Na fase larval, a lagarta se alimenta, predominantemente, de vegetais. E o faz de forma voraz já que necessita armazenar substâncias nutritivas para a fase da pupa, quando a crisálida está no casulo e já não se alimenta. Nessa fase, a borboleta permanece dependurada, de cabeça para baixo, até se transformar em um inseto adulto. A borboleta adulto se alimenta tanto de suas reservas como complementam a dieta absorvendo, através de seu aparelho bucal sugador, o néctar das flores e dos sucos das frutas. Ao mesmo tempo em que se alimenta, a borboleta ajuda na polinização de diferentes flores, já que visita várias delas durante o dia, levando consigo o pólen.

Qual a maior borboleta do mundo?

O tamanho das borboletas variam muito de uma espécie a outra. A maior delas, a borboleta gigante pertence à espécie Ornithoptera Alexandre. Natural das florestas de Papua-Nova Guiné, na Oceânia, pode chegar a medir 30 centímetros de envergadura. No Brasil, a borboleta-coruja é a maior delas. Chega a medir 17 centímetros de envergadura.

Quais são os insetos Lepidoptera?

Algumas vezes você leu que a borboleta pertence à ordem Lepidoptera. Você teve curiosidade de saber quais são os insetos lepdópteros? Essa ordem inclui as mariposas e as borboletas. No universo colorido desse exuberante inseto, há mais de 180 mil espécies de Lepidópteros, entre borboletas e mariposas voando por todo o mundo. No Brasil, encontramos mais de 3.500 delas. Se o tema são apenas as borboletas, há mais de 17.500 espécies catalogadas em todo o mundo.

Lepdoptero significa “așa com escama”. Essa é uma característica dos animais dessa ordem. As asas das borboletas e mariposas são cobertas por escamas que dão cores e desenhos simétricos e bem marcantes.

Como distinguir borboleta de mariposa?

As borboletas, ao menos quase todas, são diurnas, enquanto as mariposas tendem a ser noturnas, já que são mais ativas durante a noites. Essas últimas são atraída por focos de luz.

Em quanto à anatomia, a borboleta tem antenas filiformes, ou seja, finas e lisas com um inchaço na ponta, enquanto as mariposas apresentam antenas grossas e com aspecto peludo. Em momentos de descanso, as asas da borboleta ficam para cima. Já as da mariposa se mantém abertas e abaixadas.

Cores das borboletas

Nos diferentes estágios, as borboletas apresentam colorações que também cumprem uma função específica.

  • Cor de aviso: cores fortes (vermelho, amarelo, laranja e/ou preto), anunciando ao predador que possuem veneno ou sabor ruim.
  • Cor mimético: cores similares a outro animal potencialmente perigoso ou impalatável.
  • Cor críptica: cores semelhantes ao meio ambiente, permitindo a camuflagem.

Além de colorações distintas, as lagartas podem apresentar pelos em seu corpo que causam irritação no predador ao tocá-las. E, ainda, podem eliminar odores tóxicos para afastá-lo.

Quiz sobre as borboletas

Será que você acerta tudo?+

1. Que classe de animal é uma borboleta?

a) inseto     b) aracnídeo     c) anfíbio

2. Seu sentido de gosto não está na língua. Você sabe onde se localiza?

a) asas     b) antenas     c) patas

3. Quantas patas tem a borboleta?

a) seis     b) quatro     c) dois

4. Quantas asas tem as borboletas?

a) dois    b) quatro

5. As borboletas não tem nariz. Como sentem o cheiro?

a) patas     b) antenas     c) língua

6. Como se chama a larva da borboleta?

a) gusano    b) lagarta     c) lombriga

7. Quanto tempo vive uma borboleta?

a) 1 ano     b) 1 dia     c) 2-3 semanas

Respostas: 1 – a; 2 – c; 3 – a; 4 – b; 5 – c; 6-b; 7-c.

Quantas você acertou?

Visite também:

Deixe Uma Resposta