Quantas vezes vemos pais e educadores levantarem a bandeira de que, melhor do que gastar dinheiro comprando brinquedos, é se aproveitar dos materiais reciclados para fazer brinquedos caseiros. Talvez, melhor do que tentar dar formas aos materiais reciclados é deixar que eles, por si só, sejam as peças de um jogo. Nesta publicação, conto como surgiu a nossa caixa das invenções, uma ideia sustentável e criativa que já faz parte da vida da Laura há mais de um ano.

A caixa das invenções surgiu ao acaso. Juntava peças soltas de materiais recicláveis para fazer uma intervenção artística com a Laura. A pequena de casa entrou numa dinâmica de que era capaz de criar e inventar coisas por si mesma. Unia peça e nos chamava para ver que invenção mais legal tinha criado. Aliás, tudo ela chama de invenção: “Mamãe, olha minha invenção” ou “Papai, olha que legal o que eu criei”. Geralmente, ela fazia suas invenções unindo peças de jogos diferentes.

caixa das invencoes 06

Todas as peças soltas que eu tinha juntado estavam em uma caixa. Um dia, enquanto arrumava o armário, ela pegou aquela caixa e começou a brincar com tudo o que tinha dentro. E, simples assim, surgiu a caixa das invenções. Há mais de ano, essas peças soltas estão em seu quarto, como qualquer outro de seus brinquedos. E, para dizer a verdade, um de seus materiais preferidos que rendem brincadeiras sustentáveis incríveis.

caixa das invencoes 07

O que é a caixa de invenções?

A caixa de invenções nada mais é que uma ideia de brinquedo sustentável e criativo. Não há regras e todas as peças podem ser qualquer coisa que a imaginação permitir. Na caixa haá materiais reciclados que se misturam entre eles. Todos à disposição da mente criativa da criança.

Através da manipulação dos distintos materiais e da combinação entre eles, ela pode criar coisas incríveis. Não há propostas de atividades, nem os materiais estão organizados de forma atrativa. Não há uma ordem estética. É a criança que organiza o caos a serviço de do brincar.

O que contem a caixa de invenções?

Todo e qualquer tipo de material reciclado pode fazer parte da caixa de invenções:

  • Rolos de papel higiênico
  • Tampas de garrafas variadas
  • Tubos de plástico filme
  • Rolos de durex e esparadrapo
  • Clips
  • Palitos, pinos
  • Caixa de ovos
  • Tampas de caneta
  • Clips
  • Círculos e pedaços de papelão
  • Restos de tecidos e retalhos
  • Elementos naturais: pedras, conchas, castanhas secas, pinhas pequenas…

E tudo o mais que a criatividade permitir. Será através da experimentação e do brincar sustentável que aprenderá novos conceitos. No manuseio das peças, nas tentativas de encaixes e de equilíbrio, a criança descobre um monte de coisas interessantes.

Mostro uma das invenções da Laura. Um telescópio!

caixa das invencoes 04

caixa das invencoes 02

Então, se animam!? Tenho certeza de que você ficará [email protected] com o que as crianças serão capazes de criar.

O brincar eco sustentável: o que é e benefícios para a criança

Outras invenções!

A caixa das invenções vai rendendo muita diversão e criação.

Um boneco divertido

Fazer do ordinário extraordinário com a arte de reciclar

O robô WALL-E

Brincar com materiais reciclados fomenta a criatividade

Elementos de composição para uma atividade de pintura

Oficina de arte infantil: o grande engarrafamento


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

2 Comentários

    • Karina Responder

      E vai ser sucesso, com certeza! Não deixe de tirar fotos das criações incríveis que as crianças fizerem!

Deixe Uma Resposta