Todos sabemos que a lua está ali. Sempre a vemos, ou não. Acompanhamos suas fases. Buscamos explicar para a criança a beleza da lua, suas fases, sua forma. São inúmeras as propostas de atividades que podemos fazer para que a criança conheça mais sobre o tema. No entanto, asseguro a vocês, o momento mais mágico é ver o assombro da criança ao ver a lua pelo telescópio. Não tem preço.

O assombro da criança ao ver a lua pelo telescópio

Em lua cheia preparamos o telescópio para que Laura possa ver e apreciar sua beleza do nosso satélite. Sabe que está sempre ali. E não passa sem ser notada pela pequena da casa. No entanto, não é o mesmo vê-la tão de longe e conseguir aproxima-la de nós através das lentes do telescópio.

Cada vez que temos a oportunidade de juntar-nos para ver a lua de forma ampliada, aproximando-a de nós, é um momento que fica registrado na memória. Laura sempre fica assombrada, grita, aplaude, se emociona. E nós junto com ela. Ficamos todos impressionados em dar-nos conta do pequenos que somos nesse universo.

telescopio lua

Ter um telescópio é algo que todos deveríamos ter em casa. Não é um capricho. É um objeto único que nos permite conectar com o universo. Para a criança é uma grande aposta para uma educação cósmica mais viva e real. Vai para além de pareamento de cards, brincadeiras sensoriais ou atividades temáticas. É uma vivência real que permite, a cada nova observação, aprender mais sobre a lua, compreender nosso lugar no mundo e no universo e ser conscientes de nossa existência na humanidade.

lua pelo telescopio

Que telescópio comprar para a criança?

Nossa dica é comprar um telescópio bom que permita ver a lua, planetas e estrelas ampliados e com boa nitidez. Para isso tenha em conta adquirir um de boa qualidade e que dure por muitos anos. Além disso, lembre-se de que essa pode se tornar uma paixão de toda a família. Logo, vale a pena o investimento. Deixo algumas indicações de telescópio em venda na Amazon:

[amazon box=”B077KBN3T4, B082Y8Y83W, B0754L6GV5, B078S85WMH”]

E os telescópios infantis? Valem a pena?

Minha resposta é um NÃO. Definitivamente, não vale à pena. O primeiro que Laura teve foi um telescópio infantil que já veio com defeito e tivemos que devolver. Não tem boa resolução e não vale para muita coisa.

Apenas estaria recomendado para crianças de 2 a 3 anos, já que podem maneja-lo sem ajuda de um adulto.

Dicas de atividades sobre a lua e o espaço

Laura é uma apaixonada pelo tema espaço. Desde muito pequena sempre foi curiosa por saber mais sobre o tema. Logo, por aqui há propostas de atividades relacionadas:

– Telescópio com material reciclado

Como fazer um telescópio com material reciclado

– Fazer um foguete espacial SpaceX

Como fazer foguete espacial da SpaceX com rolos de papel

– Pareamento do sistema solar

Atividade de pareamento sobre o sistema solar

Brinquedos e jogos

Brinquedos e jogos é uma seção muito legal do nosso blog. Trata-se de indicação de brinquedos educativos, a maioria deles em madeira, que visam a promover o desenvolvimento da criança. Todas nossas dicas estão em consonância com as filosofias em que nos inspiramos: MontessoriWaldorfPikler e Reggio Emilia. Acesse e descubra nossas dicas.


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

1 Comentário

  1. Que legal! Eu estou pesquisando um para minha filha de 5 anos e os sites científicos que vi recomendam começar com uma carta e um binóculo de qualidade com as crianças. Já estava desanimando, pq ela é apaixonada por astronomia, sabe os nomes dos planetas, da maioria das luas, características dos planetas do sistema solar, conhece boa parte das constelações… O sonho dela é um telescópio, fico com medo de aparecer com o binóculo e frustrar a criança RS

Deixe Uma Resposta