Uma das preocupações dos pais é que seus filhos consigam se concentrar para realizar as distintas tarefas. Muitas vezes, a dispersão pode levar a criança a não conseguir aprender determinados conceitos como deveria. Um acompanhamento adequado por parte dos pais pode ajuda-la a desenvolver sua concentração, permitindo-lhe focar naquilo que está fazendo. Para começar, tenha em conta o tempo de concentração da criança por idade.

À medida que cada menino ou menina evoluciona, aumentam os períodos de atenção. 

Tempo de concentração da criança por idade

IDADECONCENTRAÇÃO
1 ano3 a 5 minutos
2 anos4 a 10 minutos
3 anos6 a 15 minutos
4 anos8 a 20 minutos
5 anos10 a 25 minutos
6 anos12 a 30 minutos
7 anos14 a 35 minutos
8 anos16 a 40 minutos
9 anos18 a 45 minutos
10 anos20 a 50 minutos

Podemos realizar atividades com nossas crianças, que visem a favorecer o desenvolvimento da concentração. Tenha em conta a idade e proponha-lhe coisas que sejam divertidas e, ao mesmo tempo, chamem a sua atenção. Nossa dica é trabalhar a respiração através do mindfulness. Os resultados são surpreendentes.

Desenvolvimento Infantil

Ler sobre o desenvolvimento infantil permitirá você compreender melhor seu filho e, dessa forma, ajuda-lo desde o respeito e o amor, sem gritos nem castigos. Visite nossa seção:


Gostou desta publicação do educlub?

💬  Deixe seu comentário ↓

↪️  Compartilhe com seus amigos.

8 Comentários

  1. Fabiana Loureiro Responder

    Por favor, gostaria da referencia (fonte) sobre esse tempo de concentração, para estudo. Obrigada

  2. ROGERIO RALPH PECCHIO Responder

    Gostaria de saber a origem dessa pesquisa e após alcançar o devido período, depois de quanto tempo há o retorno desse período de concentração?

    • Karina Responder

      Não é uma pesquisa em si. Há vários estudos. E, sim, essas são médias de tempo de concentração. Lembre-se que a concentração também se treina. Há crianças que conseguem se concentrar com mais facilidade que outras. Aquelas que encontram dificuldade podem ser estimuladas para que desenvolvam essa capacidade. Há inúmeras atividades que podem ajudar. Desde pintar, dançar, cantar, ler livros, jogos de tabuleiro…

  3. Por favor, gostaria da referencia (fonte) sobre esse tempo de concentração, para estudo. Obrigada

    • Boa tarde!!! Gostaria de algumas referências (fontes) sobre esse tempo de concentração e de atividades também. Obrigada!!!!!

Deixe Uma Resposta