Adivinhas do Folclore Brasileiro para imprimir e brincar

Páginas

5 páginas

Tipos

Atividades, Jogo da Memória, Cartões de classificação

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O folclore brasileiro é um universo riquíssimo, repleto de personagens fantásticos, histórias misteriosas e uma sabedoria que passa de geração em geração. Uma das formas mais divertidas e inteligentes de explorar esse mundo é através das adivinhas, um jogo que estimula o raciocínio, a interpretação e a imaginação.

Para transformar o aprendizado sobre o folclore em um momento de pura diversão e desafio, criamos um kit de Adivinhas do Folclore Brasileiro com respostas, pronto para imprimir, recortar e brincar em casa, na escola ou em qualquer roda de amigos.

Objetivos do material

  • Apresentar e consolidar o conhecimento sobre o folclore: Familiarizar as crianças com os principais personagens e lendas do Brasil de uma forma interativa e desafiadora.
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a interpretação: Incentivar a criança a ler as pistas, conectar informações e deduzir a resposta correta.
  • Estimular a memória e a atenção aos detalhes: A criança precisa se lembrar das características de cada personagem para conseguir resolver a adivinha.
  • Promover a interação social e a oralidade: A brincadeira de adivinhação é perfeita para ser feita em grupo, incentivando o diálogo, a troca de ideias e a diversão coletiva.
  • Ampliar o vocabulário: Introduzir novas palavras e conceitos relacionados à cultura popular brasileira.

O que você vai encontrar no material?

O material contém 18 cartas de adivinhação, com as seguintes charadas:

  • Curupira: "Tenho cabelos vermelhos e meus pés são virados para trás..."
  • Saci-Pererê: "Sou um menino negro de uma perna só, uso um gorro vermelho..."
  • Iara: "Sou uma sereia de água doce que encanta os pescadores com meu canto..."
  • Boto Cor-de-Rosa: "De dia sou um boto no rio, mas à noite me transformo num belo rapaz..."
  • Cuca: "Sou uma bruxa com cara de jacaré que pega as crianças que não obedecem..."
  • Lobisomem: "Em noites de lua cheia, o sétimo filho homem se transforma em mim..."
  • Boitatá: "Sou uma serpente de fogo gigante que protege os campos e as matas..."
  • Caipora: "Sou protetora dos animais da floresta e monto num porco-do-mato..."
  • Mula sem Cabeça: "Sou uma mula que solta fogo pelo pescoço onde deveria estar a cabeça..."
  • Mapinguari: "Sou um monstro gigante e peludo, com um olho na testa e uma boca na barriga..."
  • Negrinho do Pastoreio: "Fui um menino escravizado que, após um milagre, me tornei um guia para encontrar coisas perdidas..."
  • Matinta Pereira: "Sou uma velha bruxa que se transforma em pássaro e assobia nas noites..."
  • Bicho-Papão: "Sou uma criatura que se esconde no escuro, debaixo da cama ou dentro do armário..."
  • Uirapuru: "Meu canto é tão lindo que todos na floresta param para me ouvir..."
  • Vitória-Régia: "Era uma índia que se apaixonou pela Lua e foi transformada numa bela planta aquática..."
  • A Lenda da Mandioca: "Fui uma menina de pele muito branca que, depois de morrer, virei uma raiz saborosa..."
  • Corpo-Seco: "Dizem que sou a alma de um homem tão mau que nem a terra nem o céu o quiseram..."
  • Boiúna: "Sou o senhor dos rios e lagos, um jacaré gigante que protege os peixes..."

Alinhamento com a BNCC (Ensino Fundamental)

Esta atividade interdisciplinar dialoga com diversas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

Língua Portuguesa:
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica.
  • EF35LP04: Inferir informações implícitas nos textos lidos.
  • EF35LP05: Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

História:
  • EF04HI12: Identificar as características das diferentes formas de organização dos grupos sociais indígenas e afro-brasileiros do presente e do passado. (Ao abordar lendas de origem indígena e afro-brasileira).

Arte:
  • EF15AR24: Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Tema contemporâneo transversal: Diversidade Cultural.

As adivinhas do folclore são uma ferramenta interessante para unir diversão e conhecimento. Elas desafiam a mente, aguçam a curiosidade e mantêm viva a chama das histórias que formam a nossa identidade cultural. Com este kit, a sala de aula ou o encontro em família se transforma em uma divertida roda de sabedoria popular, onde cada charada resolvida é uma celebração da riqueza do Brasil.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares