Animais que guardam comida no inverno
Páginas
8 páginas
Tipos
Atividades,
Desenhar,
Colorir
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O material Animais que guardam comida no inverno foi criada para introduzir o conceito de adaptação animal e sazonalidade para as crianças. O objetivo principal é ensinar de forma lúdica sobre como alguns animais se preparam para o inverno, guardando alimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a escrita e a coordenação motora fina.
O que você encontra no material
O que você encontra no material
O conteúdo do material é composto por uma atividade de colorir e escrever. Ele apresenta os seguintes animais que guardam comida no inverno:
- Hamster
- Castor
- Esquilo
- Abelha
- Pica-pau
A proposta é que a criança pinte o desenho de cada animal e, em seguida, escreva o nome dele no espaço indicado
Atividades complementares
As atividades a seguir são uma ampliação do material disponível e podem ser alinhadas com o método Montessori, estimulando a autonomia, a exploração sensorial e a conexão da criança com o tema.
Caixa sensorial do inverno: Crie uma caixa sensorial com materiais que remetam ao inverno e à coleta de alimentos. Inclua terra, nozes, sementes, palha e imagens dos animais do material. A criança pode usar as mãos para esconder os "alimentos" na caixa e, em seguida, simular a busca e o armazenamento, imitando os animais.
Pareamento de imagens e sons: Use as imagens dos animais do material e associe-as a um áudio com o som que eles fazem. A criança deve ouvir o som e parear com a imagem do animal, trabalhando a percepção auditiva e a memória.
Montando o habitat dos animais: Com as imagens dos animais já coloridas, as crianças podem criar um pequeno cenário que represente o habitat de cada um. O esquilo pode ser colocado em uma árvore, o castor em um rio, a abelha em uma flor, e assim por diante. Isso permite que a criança aprenda sobre o ambiente em que cada animal vive.
Simulação de armazenamento: Proponha uma brincadeira em que as crianças "sejam" os animais do material e tenham que "guardar" alimentos em um local seguro. Use grãos, bolinhas de papel ou outros objetos para representar a comida. A atividade incentiva o movimento e a compreensão do comportamento animal de forma prática.
Alinhamento com a BNCC
O material "Animais que guardam comida no inverno" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:
Caixa sensorial do inverno: Crie uma caixa sensorial com materiais que remetam ao inverno e à coleta de alimentos. Inclua terra, nozes, sementes, palha e imagens dos animais do material. A criança pode usar as mãos para esconder os "alimentos" na caixa e, em seguida, simular a busca e o armazenamento, imitando os animais.
Pareamento de imagens e sons: Use as imagens dos animais do material e associe-as a um áudio com o som que eles fazem. A criança deve ouvir o som e parear com a imagem do animal, trabalhando a percepção auditiva e a memória.
Montando o habitat dos animais: Com as imagens dos animais já coloridas, as crianças podem criar um pequeno cenário que represente o habitat de cada um. O esquilo pode ser colocado em uma árvore, o castor em um rio, a abelha em uma flor, e assim por diante. Isso permite que a criança aprenda sobre o ambiente em que cada animal vive.
Simulação de armazenamento: Proponha uma brincadeira em que as crianças "sejam" os animais do material e tenham que "guardar" alimentos em um local seguro. Use grãos, bolinhas de papel ou outros objetos para representar a comida. A atividade incentiva o movimento e a compreensão do comportamento animal de forma prática.
Alinhamento com a BNCC
O material "Animais que guardam comida no inverno" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:
- EF01CI05: Comparar o ciclo de vida de diferentes seres vivos (animais e plantas).
- EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, tipo de habitat, alimentação, reprodução).
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre o que leu, ouviu, assistiu ou criou.
- EI03EO03: Selecionar e classificar objetos, figuras e animais de acordo com suas características (forma, cor, tamanho).
- EF12LP02: Ler e escrever palavras com base em sílabas canônicas e não canônicas.
O material e as atividades complementares oferecem uma abordagem completa e envolvente para que as crianças aprendam sobre o mundo natural e desenvolvam habilidades importantes de forma prazerosa e interativa.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
Palavras relacionadas à primavera
Datas Comemorativas
Caderno de atividades dos animais noturnos
Matemática