




Animais que guardam comida no inverno
Assuntos
Páginas
8 páginas
Tipos
Atividades,
Desenhar,
Colorir
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O material Animais que guardam comida no inverno foi criada para introduzir o conceito de adaptação animal e sazonalidade para as crianças. O objetivo principal é ensinar de forma lúdica sobre como alguns animais se preparam para o inverno, guardando alimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a escrita e a coordenação motora fina.
O que você encontra no material
O que você encontra no material
O conteúdo do material é composto por uma atividade de colorir e escrever. Ele apresenta os seguintes animais que guardam comida no inverno:
- Hamster
- Castor
- Esquilo
- Abelha
- Pica-pau
A proposta é que a criança pinte o desenho de cada animal e, em seguida, escreva o nome dele no espaço indicado
Atividades complementares
As atividades a seguir são uma ampliação do material disponível e podem ser alinhadas com o método Montessori, estimulando a autonomia, a exploração sensorial e a conexão da criança com o tema.
Caixa sensorial do inverno: Crie uma caixa sensorial com materiais que remetam ao inverno e à coleta de alimentos. Inclua terra, nozes, sementes, palha e imagens dos animais do material. A criança pode usar as mãos para esconder os "alimentos" na caixa e, em seguida, simular a busca e o armazenamento, imitando os animais.
Pareamento de imagens e sons: Use as imagens dos animais do material e associe-as a um áudio com o som que eles fazem. A criança deve ouvir o som e parear com a imagem do animal, trabalhando a percepção auditiva e a memória.
Montando o habitat dos animais: Com as imagens dos animais já coloridas, as crianças podem criar um pequeno cenário que represente o habitat de cada um. O esquilo pode ser colocado em uma árvore, o castor em um rio, a abelha em uma flor, e assim por diante. Isso permite que a criança aprenda sobre o ambiente em que cada animal vive.
Simulação de armazenamento: Proponha uma brincadeira em que as crianças "sejam" os animais do material e tenham que "guardar" alimentos em um local seguro. Use grãos, bolinhas de papel ou outros objetos para representar a comida. A atividade incentiva o movimento e a compreensão do comportamento animal de forma prática.
Alinhamento com a BNCC
O material "Animais que guardam comida no inverno" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:
Caixa sensorial do inverno: Crie uma caixa sensorial com materiais que remetam ao inverno e à coleta de alimentos. Inclua terra, nozes, sementes, palha e imagens dos animais do material. A criança pode usar as mãos para esconder os "alimentos" na caixa e, em seguida, simular a busca e o armazenamento, imitando os animais.
Pareamento de imagens e sons: Use as imagens dos animais do material e associe-as a um áudio com o som que eles fazem. A criança deve ouvir o som e parear com a imagem do animal, trabalhando a percepção auditiva e a memória.
Montando o habitat dos animais: Com as imagens dos animais já coloridas, as crianças podem criar um pequeno cenário que represente o habitat de cada um. O esquilo pode ser colocado em uma árvore, o castor em um rio, a abelha em uma flor, e assim por diante. Isso permite que a criança aprenda sobre o ambiente em que cada animal vive.
Simulação de armazenamento: Proponha uma brincadeira em que as crianças "sejam" os animais do material e tenham que "guardar" alimentos em um local seguro. Use grãos, bolinhas de papel ou outros objetos para representar a comida. A atividade incentiva o movimento e a compreensão do comportamento animal de forma prática.
Alinhamento com a BNCC
O material "Animais que guardam comida no inverno" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:
- EF01CI05: Comparar o ciclo de vida de diferentes seres vivos (animais e plantas).
- EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, tipo de habitat, alimentação, reprodução).
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre o que leu, ouviu, assistiu ou criou.
- EI03EO03: Selecionar e classificar objetos, figuras e animais de acordo com suas características (forma, cor, tamanho).
- EF12LP02: Ler e escrever palavras com base em sílabas canônicas e não canônicas.
O material e as atividades complementares oferecem uma abordagem completa e envolvente para que as crianças aprendam sobre o mundo natural e desenvolvam habilidades importantes de forma prazerosa e interativa.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Atividade dias da semana
Ciências

Roda do tempo
Ciências


Animais herbívoros
Ciências

Cartaz dos animais onívoros
Ciências

Problemas de saúde
Ciências

Ossos da mão para completar
Ciências