Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 2º Ano Assunto Artes
Assuntos

1 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Cartaz Bem-Vinda Primavera para imprimir e colorir para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano de Estações do ano, Ciências, Artes, Desenh...

Cartaz Bem-Vinda Primavera para imprimir e colorir

A primavera é uma das estações mais esperadas do ano, conhecida por trazer mais cor e vida à natureza. Para celebrar a chegada da nova estação,...

No 2º ano do Ensino Fundamental, a jornada pelo universo da Arte continua, agora com mais intencionalidade e repertório. As crianças, já familiarizadas com as diferentes linguagens artísticas, são convidadas a aprofundar suas técnicas, a explorar processos de criação mais complexos e a conhecer o trabalho de diferentes artistas. A experimentação continua sendo a chave, mas agora o aluno começa a fazer escolhas mais conscientes para comunicar suas ideias e sentimentos. O objetivo é refinar a percepção estética e a sensibilidade, incentivando os alunos a se expressarem com mais autonomia e a compreenderem a arte como uma forma poderosa de diálogo com o mundo e com a cultura. Objetivos Gerais do Estudo de Artes no 2º Ano Seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o ensino de Artes no 2º ano continua a explorar as quatro linguagens, buscando aprofundar as habilidades dos alunos: * Artes Visuais: O foco é explorar diferentes processos de criação e a materialidade na produção artística. Os alunos são incentivados a experimentar com cores, texturas, formas e volumes de maneira mais elaborada, conhecendo e se inspirando em obras de artistas locais e de outras culturas (EF15AR01, EF15AR02, EF15AR05, EF15AR06). * Dança: O trabalho com a dança busca aprofundar a consciência corporal e a qualidade do movimento. Os alunos são desafiados a criar sequências de movimentos, a interagir com os colegas no espaço e a explorar as relações entre dança, música e sentimentos, apreciando também diferentes manifestações de dança do Brasil e do mundo (EF15AR08, EF15AR10, EF15AR11). * Música: Nesta linguagem, a exploração sonora se torna mais refinada. O objetivo é que os alunos explorem as qualidades do som (altura, duração, intensidade e timbre) e as utilizem em suas próprias criações musicais. Eles também são incentivados a conhecer diferentes gêneros e práticas musicais, ampliando seu repertório cultural (EF15AR14, EF15AR15, EF15AR17). * Teatro: As brincadeiras de faz de conta evoluem para jogos teatrais mais estruturados. Os alunos são estimulados a improvisar cenas, a criar personagens com características mais definidas e a experimentar diferentes formas de contar histórias, explorando a voz, a gestualidade e o espaço cênico (EF15AR18, EF15AR20, EF15AR21).

Índice de Atividades de Artes para o 2º Ano

Artes Visuais

  • Criação de texturas visuais com a técnica da frotagem (desenhar sobre folhas, moedas, etc.).
  • Pinturas monocromáticas, explorando diferentes tons de uma mesma cor.
  • Construção de máscaras inspiradas em diferentes culturas.
  • Criação de instalações artísticas coletivas, ocupando um espaço da escola.
  • Leitura de imagens e releitura de obras de artistas conhecidos.

Dança

  • Criação de pequenas coreografias em grupo para uma música escolhida pela turma.
  • Pesquisa e vivência de danças folclóricas brasileiras (ciranda, frevo, etc.).
  • Dança com objetos, como cadeiras, tecidos ou bolas, explorando novas possibilidades de movimento.
  • Jogos de improvisação em que os movimentos expressam diferentes emoções (alegria, medo, surpresa).

Música

  • Criação de trilhas sonoras para a leitura de uma história ou poema.
  • Jogos rítmicos de imitação e de pergunta e resposta.
  • Pesquisa sobre as famílias de instrumentos musicais (cordas, sopros, percussão).
  • Composição de pequenas canções ou raps sobre o cotidiano da turma.

Teatro

  • Criação de pequenas cenas a partir de um tema ou de uma palavra sorteada.
  • Teatro de objetos, dando vida e voz a objetos comuns da sala de aula.
  • Jogos de improvisação como "O que você está fazendo?", estimulando a criatividade e a espontaneidade.
  • Criação de personagens a partir de figurinos e adereços.