12 resultados
Resultados da busca para 'I'
Atividades sobre partes do corpo humano
Explorar o próprio corpo é uma das primeiras grandes descobertas da infância. Para tornar esse aprendizado ainda mais rico e divertido, preparamos um conjunto completo de...
Assuntos
Séries
Atividade sobre as partes da face
Dando continuidade à nossa série de Atividades sobre o Corpo Humano, hoje trazemos um material focado em uma das partes mais expressivas e importantes para a...
Assuntos
Esqueleto humano para recortar e montar
5.0 (1)
O esqueleto humano para recortar e montar é um excelente recurso para trabalhar com as crianças o corpo humano. Pode ser uma primeira tomada de contato,...
Assuntos
Atividades sobre os cinco sentidos do corpo humano
Explorar o mundo através dos sentidos é uma das primeiras e mais fundamentais formas de aprendizado. Para auxiliar os pequenos cientistas do 1º ano do Ensino...
Assuntos
Nome dos dedos da mão completo
5.0 (1)
O cartaz com os nomes dos dedos das mãos é um recurso educativo interessante para apresentar esse conhecimento às crianças do Ensino Fundamental. Uma mão em...
Assuntos
Jogo da memória dos 5 sentidos para imprimir
4.0 (1)
Aprender brincando é sempre mais divertido! Apresentamos o nosso Jogo da memória dos cinco sentidos para imprimir, uma ferramenta pedagógica lúdica e eficaz, ideal para complementar...
Assuntos
Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula
Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...
Assuntos
Flashcards dos órgãos do sistema digestório
Os cartões de classificação dos órgãos do sistema digestório, também conhecido como sistema digestivo, são uma ferramenta educativa para ensinar os alunos sobre a anatomia e...
Assuntos
Atividade com palavras sensoriais e os cinco sentidos
Para enriquecer o vocabulário e a capacidade descritiva dos alunos, apresentamos a atividade com palavras sensoriais e os cinco sentidos. Este material interdisciplinar é o complemento...
Assuntos
Atividade sobre ciclo de vida humana para imprimir
Compreender o ciclo da vida é um passo essencial no desenvolvimento infantil, ajudando as crianças a se localizarem no tempo e a entenderem as transformações do...
Assuntos
Quais são os órgãos do corpo humano?
Compreender a anatomia humana é fundamental para o desenvolvimento do autoconhecimento e da consciência corporal das crianças. Com esta atividade aprendem a identificar corretamente os órgãos...
Assuntos
Atividade sobre os órgãos dos sentidos
Nós nos conectamos com o mundo através dos nossos sentidos. Para ajudar as crianças a compreenderem como a visão, a audição, o olfato, o paladar e...
Assuntos
A transição para o 1º ano do Ensino Fundamental marca uma nova fase no aprendizado sobre o corpo humano. As explorações sensoriais da Educação Infantil dão lugar a uma abordagem mais estruturada, que busca organizar o conhecimento da criança, conectando as partes do corpo às suas funções e à importância do autocuidado. Nesta etapa, o lúdico ainda é fundamental, mas ele passa a ser integrado com as primeiras noções de sistematização científica, alfabetização e letramento.
O objetivo é que o aluno tanto saiba as partes do seu corpo, como comece a compreender como ele funciona de maneira simples, como se mantém saudável e como deve respeitar a si mesmo e aos outros. As atividades devem ser dinâmicas, visuais e participativas, incentivando a curiosidade e a investigação.
Tópicos a serem trabalhados:
O planejamento para o 1º ano deve aprofundar os conhecimentos prévios e introduzir novos conceitos de forma clara e acessível.
Esquema Corporal e Funções:
O foco vai além de apenas nomear. A criança deve ser estimulada a relacionar as partes do corpo com suas principais funções.
- Cabeça: Identificar os componentes do rosto (olhos, nariz, boca, orelhas) e associá-los aos sentidos.
- Tronco: Compreender que ele conecta a cabeça, os braços e as pernas.
- Membros: Diferenciar membros superiores (braços, antebraços, mãos) e inferiores (coxas, pernas, pés) e explorar suas funções (escrever, desenhar, segurar, andar, correr, pular).
Os Cinco Sentidos e Seus Órgãos:
O trabalho com os sentidos se torna mais específico, conectando cada sentido ao seu órgão correspondente de forma explícita.
- Visão: Olhos (para ver o mundo).
- Audição: Orelhas (para ouvir os sons).
- Olfato: Nariz (para sentir os cheiros).
- Paladar: Língua (para sentir os gostos).
- Tato: Pele, principalmente nas mãos (para sentir as texturas, a temperatura).
Noções Básicas de Funcionamento do Corpo:
De forma simples, é possível introduzir a ideia de que o corpo tem partes internas que trabalham juntas.
- Sustentação e Movimento: Apresentar a ideia de que temos ossos (que são duros e nos sustentam) e músculos (que nos ajudam a mover).
- Respiração: Realizar exercícios simples para que a criança sinta o ar entrando e saindo dos pulmões e o movimento da barriga e do peito.
- Alimentação: Traçar o caminho simples do alimento: entra pela boca, desce por um "túnel" (esôfago) e chega na barriga (estômago).
Saúde, Higiene e Alimentação:
Este tópico ganha profundidade, explicando o "porquê" de cada hábito.
- Higiene Pessoal: Discutir a importância de lavar as mãos para eliminar "bichinhos" (micro-organismos) que causam doenças, de escovar os dentes para evitar cáries e de tomar banho para manter o corpo limpo.
- Alimentação Saudável: Classificar alimentos de forma simples (frutas, legumes, carnes) e explicar que eles nos dão energia para brincar e estudar.
- Atividade Física e Descanso: Conversar sobre a importância de mover o corpo e de ter uma boa noite de sono para crescer forte e saudável.
Respeito ao Corpo e à Diversidade:
É fundamental reforçar a valorização das diferenças individuais.
- Características Únicas: Observar e conversar sobre as diferentes cores de cabelo, olhos, pele e as variações de altura, mostrando que a diversidade é natural e positiva.
- Cuidado e Respeito: Introduzir noções sobre o espaço pessoal, ensinando que ninguém deve tocar em seu corpo sem sua permissão e que também devem respeitar o corpo dos colegas.