27 resultados
Resultados da busca para 'I'
Termômetro das emoções para imprimir e brincar
Ajudar uma criança a entender o que ela sente é um dos maiores presentes que podemos oferecer. A educação socioemocional é a base para o desenvolvimento...
Assuntos
Séries
Palavras mágicas para imprimir
Dizer "por favor", "obrigado", "com licença"... é uma forma de conseguir uma convivência mais harmoniosa, gentil e respeitosa entre as pessoas. Ensinar as Palavras Mágicas para...
Assuntos
Atividades O Monstro das Cores para Educação Infantil
O livro "O Monstro das Cores", de Anna Llenas, ajuda as crianças a entenderem e nomearem seus sentimentos de forma lúdica. Para enriquecer essa experiência, preparamos...
Assuntos
Séries
Diálogo das emoções
5.0 (1)
A roda das emoções nos ajuda a identificar e compreender suas emoções e sentimentos. Prepare a roda. coloque a seta no centro, com auxílio de um...
Assuntos
Séries
Meu prato preferido
A atividade "Meu prato preferido" é uma proposta que podemos trabalhar em diferentes disciplinas. Por exemplo, poderia trabalhar em Ciências Sociais o alimento como parte da...
Assuntos
Meu aniversário
Quantos anos você tem? Em que mês você nasceu? Essas são duas perguntas que ajudam a criança a se situar no tempo. Quando a criança faz...
Assuntos
Séries
Quantos anos você tem?
Na atividade Quantos anos você tem? queremos criar memórias para a criança ao mesmo tempo em que ela desenvolve a consciência da passagem do tempo. Para...
Assuntos
Séries
Pote das emoções
5.0 (2)
O pote das emoções é uma ferramenta educativa bastante interessante para trabalhar o que sentimos. Os sentimentos podem ser bons ou ruins dependendo da situação. Podemos...
Assuntos
Expressar emoções
Vamos aprender a expressar emoções e sentimentos? Nesta atividade, aproveitando-nos da leitura do livro O Monstro das Cores, de Anna Llenas, trabalhamos as emoções vivenciadas pelo...
Assuntos
Vergonha Divertidamente
A personagem Vergonha, do filme Divertidamente 2, é um convite para trabalhar a emoção vergonha com as crianças da Educação Infantil e das primeiras etapas do...
Assuntos
Séries
Tristeza Divertidamente
A personagem Tristeza, do filme Divertidamente, convida as crianças a trabalhar a emoção da tristeza. O cartaz da Tristeza se torna uma abordagem educativa eficaz quando...
Assuntos
Séries
Tédio Divertidamente
A personagem Tédio, do filme Divertidamente 2, é um convite para trabalhar a emoção tédio com as crianças da Educação Infantil e das primeiras etapas do...
Assuntos
Séries
Nojinho Divertidamente
A personagem Nojinho, do filme Divertidamente, é um convite para trabalhar a emoção nojo com as crianças da Educação Infantil e das primeiras etapas do Ensino...
Assuntos
Séries
Medo Divertidamente
A personagem Medo, do filme Divertidamente, é um convite para trabalhar a emoção medo com as crianças da Educação Infantil e das primeiras etapas do Ensino...
Assuntos
Séries
Inveja Divertidamente
A personagem Inveja, do filme Divertidamente, convida as crianças a trabalhar a emoção da inveja. O cartaz da Inveja se torna uma abordagem educativa eficaz quando...
Assuntos
Séries
Ansiedade Divertidamente
A personagem Ansiedade, do filme Divertidamente, convida as crianças a trabalhar a emoção da ansiedade. O cartaz da Ansiedade se torna uma abordagem educativa eficaz quando...
Assuntos
Séries
Alegria Divertidamente
A personagem Alegria, do filme Divertidamente, convida as crianças a trabalhar a emoção da alegria. O cartaz da Alegria se torna uma abordagem educativa eficaz quando...
Assuntos
Séries
Relacione as emoções
5.0 (1)
A atividade de combinar desenhos com palavras é uma maneira poderosa de explorar e expressar emoções. Por exemplo, desenhar um sol brilhante ao lado da palavra...
Assuntos
Jogo das emoções
O jogo das emoções é um excelente exercício de gestão emocional para crianças a partir dos 5 anos. Trata-se de um jogo de tabuleiro simples que...
Assuntos
Respiração de borboleta
5.0 (1)
O exercício de mindfulness Respiração de Borboleta é uma técnica simples utilizada para promover relaxamento e foco. Neste exercício, a criança respira fundo enquanto abre os...
Assuntos
O 1º ano do Ensino Fundamental é um mundo de novas descobertas. Além de aprender as letras e os números, a criança está aprendendo a conviver em um grupo maior, a fazer novos amigos e a lidar com as alegrias e frustrações da vida escolar. É nesse cenário que a Educação Emocional se torna um pilar fundamental, um verdadeiro "ABC das emoções".
O objetivo não é ensinar a criança a não sentir, mas sim a acolher cada sentimento. É ajudá-la a entender o que é aquela agitação no peito quando está feliz, ou aquele nó na garganta quando sente saudade. É aprender que sentir raiva é normal, mas que existem formas saudáveis de lidar com ela, sem machucar a si mesmo ou aos outros.
Objetivos Gerais da Educação Emocional no 1º Ano
A Educação Emocional é um tema transversal que se conecta diretamente com as Competências Gerais da Educação Básica da BNCC, sendo essencial para o desenvolvimento integral da criança. Para o 1º ano, os objetivos se concentram em:
- Iniciação ao Autoconhecimento: Ajudar a criança a reconhecer e nomear as emoções mais básicas, como alegria, tristeza, raiva e medo. O foco é criar um vocabulário inicial para que ela possa começar a expressar o que sente. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC: Autoconhecimento e autocuidado).
- Primeiros Passos na Autorregulação: Apresentar estratégias lúdicas e corporais muito simples para ajudar a criança a se acalmar, como a respiração consciente, ensinando-a a fazer uma pequena pausa antes de reagir impulsivamente. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC).
- Despertar da Empatia: Incentivar a criança a começar a perceber as emoções nos colegas. O objetivo é desenvolver a sensibilidade para notar quando um amigo está feliz ou triste e a pensar sobre como nossas ações podem fazê-lo se sentir. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC: Empatia e cooperação).
- Desenvolvimento da Convivência: Promover habilidades sociais primordiais, como aprender a esperar a sua vez, a compartilhar materiais e a incluir os colegas nas brincadeiras, entendendo que isso torna o ambiente mais agradável para todos. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC).
Índice de Atividades de Educação Emocional para o 1º Ano
Identificando o que Sinto
- "Emocionômetro": um painel na sala com carinhas (alegre, triste, com raiva, com medo) para que a criança possa indicar como está se sentindo ao chegar.
- Leitura de livros como "O Monstro das Cores" e criação de potinhos coloridos para cada emoção.
- "Qual é o sentimento?": jogo de adivinhação com mímicas ou desenhos de expressões faciais.
- Desenhar o que deixa você feliz, triste ou com medo.
Aprendendo a se Acalmar
- Respiração "Cheirar a flor e soprar a velinha": uma técnica simples para acalmar a respiração.
- Criação de um "Cantinho da Calma" na sala, com almofadas e livros, para onde a criança pode ir por alguns minutos quando se sentir agitada.
- Amassar massinha de modelar ou rasgar papéis velhos como forma segura de extravasar a raiva.
Convivendo com os Amigos
- Criação dos "Combinados da Turma": elaborar junto com as crianças as regras de convivência da sala.
- Jogos cooperativos, nos quais o objetivo é que o grupo todo vença junto.
- "Espelho da Amizade": em roda, cada criança olha para o colega ao lado e diz uma qualidade ou algo que admira nele.
- Teatro de fantoches, encenando pequenas situações de conflito e buscando soluções juntos.
Praticando a Gentileza
- "Árvore da Gentileza": uma árvore desenhada em um cartaz onde a turma pode colar folhas ou corações a cada ato de gentileza observado.
- "Ajudante do Dia": uma função de rodízio onde o aluno fica responsável por pequenas tarefas e por ajudar os colegas.