8 resultados
Resultados da busca para 'estações do ano'
Atividade estações do ano Educação Infantil
5.0 (2)
Que roupas usamos nas diferentes estações do ano? A atividade sobre as estações do ano para Educação Infantil propõem combinar a roupa adequada com os diferentes...
Assuntos
Séries
Atividades sobre estações do ano para Maternal
A atividade sobre as estações do ano para Maternal consiste em pintar e relacionar cada figura à estação do ano (primavera, verão, outono e inverno). O...
Assuntos
Séries
Ligue os elementos a cada estação do ano
A atividade proposta requer que a criança ligue as figuras à estação do ano correspondente. Trabalhamos, neste exercício, as quatro estações (outono, inverno, primavera e verão)....
Assuntos
Séries
Atividade roupas de inverno para Educação Infantil
A atividade Roupas de Inverno está destinada a crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos do ensino fundamental. Combina o desenvolvimento de habilidades motoras finas...
Assuntos
Séries
Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula
Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...
Assuntos
Meses do ano para imprimir
Aprender os meses do ano é um marco no desenvolvimento infantil. Essa habilidade ajuda a criança a construir sua noção de tempo, a se organizar no...
Assuntos
Séries
Meses do ano para imprimir grande
Compreender a passagem do tempo é um conceito abstrato e um grande desafio para as crianças. A organização em dias, semanas, meses e anos é a...
Assuntos
Atividade de colagem sobre a primavera
A chegada da primavera, com suas cores e vida renovada, é um tema inspirador para atividades pedagógicas. Este post apresenta uma "Atividade de colagem sobre a...
Assuntos
Séries
Na Educação Infantil, a aula de Ciências acontece a todo momento. Ela está na curiosidade de uma criança que pergunta por que chove, na fascinação ao observar uma formiga carregando uma folha e na alegria de misturar cores e criar uma nova. Fazer ciência nesta fase não é decorar nomes complicados, mas sim investigar, explorar, experimentar e, acima de tudo, se encantar com as descobertas sobre o mundo natural e os seres vivos.
O objetivo é nutrir a curiosidade inata das crianças, transformando-as em pequenas pesquisadoras do seu próprio cotidiano, que aprendem a observar, levantar hipóteses e buscar respostas de forma lúdica e concreta.
Objetivos Gerais do Estudo de Ciências na Educação Infantil
O estudo de Ciências nesta etapa está inserido principalmente no campo de experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" da BNCC. As experiências propostas buscam incentivar a criança a:
- Explorar e observar o ambiente: O objetivo é aguçar a curiosidade da criança para que ela observe os elementos da natureza (sol, chuva, vento, terra, plantas) e os seres vivos ao seu redor. Ela aprende a identificar e nomear animais e plantas, compreendendo suas necessidades básicas e características (EI03ET03, EI03ET05).
- Investigar transformações e fenômenos: A criança é convidada a participar de experimentos simples para observar o que acontece quando misturamos elementos (água e terra, por exemplo), quando algo esquenta ou esfria, ou quando um alimento muda de estado. Isso desenvolve o pensamento investigativo e a noção de causa e efeito (EI03ET02).
- Conhecer o próprio corpo e os sentidos: O aluno aprende a nomear as partes do corpo e a explorar os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) como ferramentas para conhecer o mundo. O cuidado com a saúde e a higiene também são temas importantes, trabalhados de forma prática (EI03CG02 - referente ao Corpo, Gestos e Movimentos).
- Perceber a passagem do tempo e os ciclos da vida: Através da observação do crescimento de uma planta ou do desenvolvimento de um animal, a criança começa a compreender as noções de ciclo de vida, nascimento, crescimento e mudança. A observação da rotina diária (dia e noite) e das estações do ano também faz parte desse aprendizado (EI03ET06).
Índice de Atividades de Ciências para a Educação Infantil
Explorando os Seres Vivos e a Natureza
Plantar um grão de feijão no algodão e acompanhar seu crescimento. • Criação de uma "caixa de tesouros da natureza", com folhas secas, gravetos, pedrinhas e sementes. • Construção de um minhocário ou de um pequeno formigueiro de observação. • Passeios pelo pátio da escola para observar pássaros, insetos e outros pequenos animais. • Criação de um herbário com folhas de diferentes árvores.
Experiências e Descobertas
- Brincadeira "flutua ou afunda?" com diferentes objetos na água.
- Experiência de misturar as cores primárias com tinta para descobrir as cores secundárias.
- Fazer gelatina para observar a transformação do líquido para o sólido.
- Observar o gelo derretendo sob o sol.
- Criação de "massinha de modelar" caseira.
O Corpo Humano e os Cinco Sentidos
- Circuitos no pátio para explorar os movimentos do corpo (correr, pular, rolar, engatinhar).
- Caixas-surpresa com diferentes texturas para adivinhar objetos usando apenas o tato.
- Degustação às cegas de frutas para identificar os sabores (doce, azedo). • Brincadeira de adivinhar sons do ambiente ou de instrumentos com os olhos vendados.
- Desenho do contorno do corpo em papel pardo e preenchimento com as partes do corpo.
Observando o Tempo e o Ambiente
- Construção de um "cata-vento" para observar a direção do vento.
- Criação de um "painel do tempo" para registrar diariamente se o dia está com sol, chuva ou nublado.
- Brincadeiras com sombras, observando como elas mudam de tamanho e posição ao longo do dia.