Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries Educação Infantil Assunto Ciências
Assuntos

8 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Atividade estações do ano Educação Infantil para Educação Infantil, 1º Ano de Ciências, Estações do ano - Material educaci...

Atividade estações do ano Educação Infantil

5.0 (2)

Que roupas usamos nas diferentes estações do ano? A atividade sobre as estações do ano para Educação Infantil propõem combinar a roupa adequada com os diferentes...

Atividades sobre estações do ano para Maternal para Educação Infantil de Ciências, Estações do ano - Material educacional

Atividades sobre estações do ano para Maternal

A atividade sobre as estações do ano para Maternal consiste em pintar e relacionar cada figura à estação do ano (primavera, verão, outono e inverno). O...

Ligue os elementos a cada estação do ano para Educação Infantil de Ciências, Estações do ano - Material educacional

Ligue os elementos a cada estação do ano

A atividade proposta requer que a criança ligue as figuras à estação do ano correspondente. Trabalhamos, neste exercício, as quatro estações (outono, inverno, primavera e verão)....

Atividade roupas de inverno para Educação Infantil para Educação Infantil de Estações do ano, Ciências - Material educacional

Atividade roupas de inverno para Educação Infantil

A atividade Roupas de Inverno está destinada a crianças em idade pré-escolar e nos primeiros anos do ensino fundamental. Combina o desenvolvimento de habilidades motoras finas...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de...

Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula

Para aprofundar o estudo sobre como percebemos o mundo, criamos este Recurso para trabalhar os cinco sentidos em sala de aula. Este material é um complemento...

Meses do ano para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Calendário, Ciências Sociais - Material educacional

Meses do ano para imprimir

Aprender os meses do ano é um marco no desenvolvimento infantil. Essa habilidade ajuda a criança a construir sua noção de tempo, a se organizar no...

Meses do ano para imprimir grande para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Calendário, Recursos E...

Meses do ano para imprimir grande

Compreender a passagem do tempo é um conceito abstrato e um grande desafio para as crianças. A organização em dias, semanas, meses e anos é a...

Atividade de colagem sobre a primavera para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Primavera, Ciências, Pré-escrita - Materi...

Atividade de colagem sobre a primavera

A chegada da primavera, com suas cores e vida renovada, é um tema inspirador para atividades pedagógicas. Este post apresenta uma "Atividade de colagem sobre a...

Na Educação Infantil, a aula de Ciências acontece a todo momento. Ela está na curiosidade de uma criança que pergunta por que chove, na fascinação ao observar uma formiga carregando uma folha e na alegria de misturar cores e criar uma nova. Fazer ciência nesta fase não é decorar nomes complicados, mas sim investigar, explorar, experimentar e, acima de tudo, se encantar com as descobertas sobre o mundo natural e os seres vivos.

O objetivo é nutrir a curiosidade inata das crianças, transformando-as em pequenas pesquisadoras do seu próprio cotidiano, que aprendem a observar, levantar hipóteses e buscar respostas de forma lúdica e concreta.

Objetivos Gerais do Estudo de Ciências na Educação Infantil

O estudo de Ciências nesta etapa está inserido principalmente no campo de experiência "Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações" da BNCC. As experiências propostas buscam incentivar a criança a:

  • Explorar e observar o ambiente: O objetivo é aguçar a curiosidade da criança para que ela observe os elementos da natureza (sol, chuva, vento, terra, plantas) e os seres vivos ao seu redor. Ela aprende a identificar e nomear animais e plantas, compreendendo suas necessidades básicas e características (EI03ET03, EI03ET05).
  • Investigar transformações e fenômenos: A criança é convidada a participar de experimentos simples para observar o que acontece quando misturamos elementos (água e terra, por exemplo), quando algo esquenta ou esfria, ou quando um alimento muda de estado. Isso desenvolve o pensamento investigativo e a noção de causa e efeito (EI03ET02).
  • Conhecer o próprio corpo e os sentidos: O aluno aprende a nomear as partes do corpo e a explorar os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) como ferramentas para conhecer o mundo. O cuidado com a saúde e a higiene também são temas importantes, trabalhados de forma prática (EI03CG02 - referente ao Corpo, Gestos e Movimentos).
  • Perceber a passagem do tempo e os ciclos da vida: Através da observação do crescimento de uma planta ou do desenvolvimento de um animal, a criança começa a compreender as noções de ciclo de vida, nascimento, crescimento e mudança. A observação da rotina diária (dia e noite) e das estações do ano também faz parte desse aprendizado (EI03ET06).

Índice de Atividades de Ciências para a Educação Infantil

Explorando os Seres Vivos e a Natureza

Plantar um grão de feijão no algodão e acompanhar seu crescimento.
 • Criação de uma "caixa de tesouros da natureza", com folhas secas, gravetos, pedrinhas e sementes.
 • Construção de um minhocário ou de um pequeno formigueiro de observação.
 • Passeios pelo pátio da escola para observar pássaros, insetos e outros pequenos animais.
 • Criação de um herbário com folhas de diferentes árvores.

Experiências e Descobertas

  • Brincadeira "flutua ou afunda?" com diferentes objetos na água.
  • Experiência de misturar as cores primárias com tinta para descobrir as cores secundárias.
  • Fazer gelatina para observar a transformação do líquido para o sólido.
  • Observar o gelo derretendo sob o sol.
  • Criação de "massinha de modelar" caseira.

O Corpo Humano e os Cinco Sentidos

  • Circuitos no pátio para explorar os movimentos do corpo (correr, pular, rolar, engatinhar).
  • Caixas-surpresa com diferentes texturas para adivinhar objetos usando apenas o tato.
  • Degustação às cegas de frutas para identificar os sabores (doce, azedo).
 • Brincadeira de adivinhar sons do ambiente ou de instrumentos com os olhos vendados.
  • Desenho do contorno do corpo em papel pardo e preenchimento com as partes do corpo.

Observando o Tempo e o Ambiente

  • Construção de um "cata-vento" para observar a direção do vento.
  • Criação de um "painel do tempo" para registrar diariamente se o dia está com sol, chuva ou nublado.
  • Brincadeiras com sombras, observando como elas mudam de tamanho e posição ao longo do dia.