Bingo da primavera para imprimir

Páginas

5 páginas

Tipos

Jogos

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

A primavera é uma estação que encanta e desperta a curiosidade das crianças. Para celebrar este período de renovação da natureza, este post apresenta uma "Atividade de primavera para o 1º ano Fundamental", um recurso educativo que integra o processo de alfabetização ao tema. Esta folha de atividades faz parte da nossa seleção especial de atividades sobre a primavera para imprimir.

Objetivos do material Montessori

Alinhada com os princípios Montessori, esta atividade foi desenvolvida para apoiar a jornada de aprendizado da criança de maneira autônoma e significativa. Os objetivos pedagógicos incluem:

  • A atividade é estruturada como um desafio de associação, permitindo que a criança utilize seu raciocínio lógico para conectar a palavra à imagem correspondente, promovendo a independência.
  • Facilita o processo de alfabetização ao criar uma ponte clara entre a palavra escrita (o símbolo abstrato) e a imagem que ela representa (o conceito concreto), um pilar do método Montessori.
  • Introduz e reforça o vocabulário temático da primavera, familiarizando a criança com nomes de animais, plantas e fenômenos naturais de forma contextualizada.
  •  Incentiva a criança a decodificar as palavras na caixa de vocabulário e a praticar a escrita ao transcrevê-las nos espaços indicados, consolidando o aprendizado dos grafemas e fonemas.

Conteúdo do material

O material consiste em uma folha de atividades intitulada "Primavera", projetada para alunos do 1º ano. O conteúdo é o seguinte:

  • Caixa de vocabulário: No topo da página, uma caixa apresenta nove palavras relacionadas à estação: ⁠pintinho, ⁠caracol, ⁠ninho, ⁠coelho, ⁠flor, ⁠arco-íris, ⁠joaninha, ⁠cogumelo e ⁠borboleta.
  • Campo de imagens: Abaixo da caixa, nove ilustrações correspondentes às palavras são apresentadas, cada uma acompanhada de uma linha pontilhada.

A tarefa da criança é identificar cada imagem e escrever o nome correto na linha, utilizando as palavras da caixa como referência.

Como trabalhar em sala de aula

Esta atividade pode ser explorada de diversas formas em sala de aula para enriquecer a experiência de aprendizado:
  1. Roda de conversa: O educador pode iniciar com uma conversa sobre a primavera. O que acontece nesta estação? Quais animais costumamos ver? Quais são as cores das flores?
  2. Leitura coletiva: Ler as palavras da caixa de vocabulário em voz alta com a turma, explorando os sons das letras e sílabas.
  3. Atividade individual: Distribuir a folha para que cada aluno realize a atividade em seu próprio ritmo. É um momento importante para observar o processo de leitura e escrita de cada um.
  4. Correção e socialização: A correção pode ser feita coletivamente, com os alunos partilhando suas respostas. Isso reforça o aprendizado e permite que tirem dúvidas.
  5. Atividade de 3xtensão: Propor que as crianças desenhem sua própria cena de primavera usando os elementos do vocabulário ou escolham uma das palavras para criar uma frase.

Alinhamento com a BNCC (Códigos e Descrições)

A atividade está em conformidade com as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 1º ano do Ensino Fundamental.
  • EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

Esta atividade de vocabulário sobre a primavera é um apoio na alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. Ao conectar a escrita e a leitura a um tema lúdico, o material transforma o aprendizado em um processo mais prazeroso e significativo.