Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 1º Ano Assunto Educação Emocional
Assuntos

0 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

O 1º ano do Ensino Fundamental é um mundo de novas descobertas. Além de aprender as letras e os números, a criança está aprendendo a conviver em um grupo maior, a fazer novos amigos e a lidar com as alegrias e frustrações da vida escolar. É nesse cenário que a Educação Emocional se torna um pilar fundamental, um verdadeiro "ABC das emoções".

O objetivo não é ensinar a criança a não sentir, mas sim a acolher cada sentimento. É ajudá-la a entender o que é aquela agitação no peito quando está feliz, ou aquele nó na garganta quando sente saudade. É aprender que sentir raiva é normal, mas que existem formas saudáveis de lidar com ela, sem machucar a si mesmo ou aos outros.

Objetivos Gerais da Educação Emocional no 1º Ano

A Educação Emocional é um tema transversal que se conecta diretamente com as Competências Gerais da Educação Básica da BNCC, sendo essencial para o desenvolvimento integral da criança. Para o 1º ano, os objetivos se concentram em:

  • Iniciação ao Autoconhecimento: Ajudar a criança a reconhecer e nomear as emoções mais básicas, como alegria, tristeza, raiva e medo. O foco é criar um vocabulário inicial para que ela possa começar a expressar o que sente. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC: Autoconhecimento e autocuidado).
  • Primeiros Passos na Autorregulação: Apresentar estratégias lúdicas e corporais muito simples para ajudar a criança a se acalmar, como a respiração consciente, ensinando-a a fazer uma pequena pausa antes de reagir impulsivamente. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC).
  • Despertar da Empatia: Incentivar a criança a começar a perceber as emoções nos colegas. O objetivo é desenvolver a sensibilidade para notar quando um amigo está feliz ou triste e a pensar sobre como nossas ações podem fazê-lo se sentir. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC: Empatia e cooperação).
  • Desenvolvimento da Convivência: Promover habilidades sociais primordiais, como aprender a esperar a sua vez, a compartilhar materiais e a incluir os colegas nas brincadeiras, entendendo que isso torna o ambiente mais agradável para todos. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC).

Índice de Atividades de Educação Emocional para o 1º Ano

Identificando o que Sinto

  • "Emocionômetro": um painel na sala com carinhas (alegre, triste, com raiva, com medo) para que a criança possa indicar como está se sentindo ao chegar.
  • Leitura de livros como "O Monstro das Cores" e criação de potinhos coloridos para cada emoção.
  • "Qual é o sentimento?": jogo de adivinhação com mímicas ou desenhos de expressões faciais.
  • Desenhar o que deixa você feliz, triste ou com medo.

Aprendendo a se Acalmar

  • Respiração "Cheirar a flor e soprar a velinha": uma técnica simples para acalmar a respiração.
  • Criação de um "Cantinho da Calma" na sala, com almofadas e livros, para onde a criança pode ir por alguns minutos quando se sentir agitada.
  • Amassar massinha de modelar ou rasgar papéis velhos como forma segura de extravasar a raiva.

Convivendo com os Amigos

  • Criação dos "Combinados da Turma": elaborar junto com as crianças as regras de convivência da sala.
  • Jogos cooperativos, nos quais o objetivo é que o grupo todo vença junto.
  • "Espelho da Amizade": em roda, cada criança olha para o colega ao lado e diz uma qualidade ou algo que admira nele.
  • Teatro de fantoches, encenando pequenas situações de conflito e buscando soluções juntos.

Praticando a Gentileza

  • "Árvore da Gentileza": uma árvore desenhada em um cartaz onde a turma pode colar folhas ou corações a cada ato de gentileza observado.
  • "Ajudante do Dia": uma função de rodízio onde o aluno fica responsável por pequenas tarefas e por ajudar os colegas.