Filtros

Selecionados Procura estações do ano Séries 4º Ano Assunto Educação Emocional
Assuntos

1 resultados

Resultados da busca para 'estações do ano'

Atividade de Português Dia das Bruxas para 3º Ano, 4º Ano de Datas Comemorativas, Halloween, Ciências Sociais, Autoconheci...

Atividade de Português Dia das Bruxas

Esta encantadora atividade de autoconhecimento, decorada com simpáticos fantasminhas, é perfeita para celebrar o Halloween de forma educativa e divertida. Por meio de um atraente formulário...

No 4º ano do Ensino Fundamental, o universo social da criança se expande. As amizades se tornam mais significativas, os trabalhos em grupo são mais frequentes e a percepção sobre si mesmo e sobre os outros se torna mais aguçada. É neste cenário que a Educação Emocional atua como uma bússola, ajudando os alunos a navegar por esse mar de novas emoções e interações.

O objetivo é criar um espaço de diálogo e confiança, onde as crianças possam aprender a identificar o que sentem, a expressar suas emoções de forma saudável e a construir relações baseadas no respeito e na empatia, fortalecendo sua autoestima e bem-estar.

Objetivos Gerais da Educação Emocional no 4º Ano

A Educação Emocional é um tema transversal que se conecta diretamente com as Competências Gerais da Educação Básica da BNCC, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno. Para o 4º ano, os objetivos se concentram em:

  • Desenvolver o autoconhecimento: Ajudar o aluno a identificar e nomear um vocabulário emocional mais rico (como alegria, tristeza, raiva, medo, surpresa, nojo), compreendendo o que pode causar cada sentimento e como ele se manifesta no corpo. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC: Autoconhecimento e autocuidado).
  • Incentivar a autogestão: Apresentar estratégias simples e práticas para que a criança comece a gerenciar suas emoções, aprendendo a lidar com a frustração e a encontrar maneiras construtivas de expressar a raiva, por exemplo. (Relacionado à Competência Geral 8 da BNCC).
  • Construir a empatia e a consciência social: Fomentar a capacidade de perceber os sentimentos e as necessidades dos colegas, aprendendo a ouvir e a valorizar diferentes perspectivas. O objetivo é fortalecer o senso de coletividade e o cuidado com o outro. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC: Empatia e cooperação).
  • Aprimorar as habilidades de relacionamento: Incentivar a comunicação clara e respeitosa, o trabalho em equipe e a colaboração. Os alunos aprendem a importância de cooperar para alcançar objetivos comuns e a resolver pequenos desentendimentos de forma pacífica. (Relacionado à Competência Geral 9 da BNCC).
  • Promover a tomada de decisão responsável: Estimular a reflexão sobre as consequências das próprias atitudes, incentivando escolhas que promovam o bem-estar individual e coletivo e que demonstrem respeito pelas regras de convivência. (Relacionado à Competência Geral 10 da BNCC: Responsabilidade e cidadania).

Índice de Atividades de Educação Emocional para o 4º Ano

Autoconhecimento e Autogestão

  • Criação de um "Emocionário": um dicionário ilustrado de emoções criado pela turma.
  • "Caixinha da Calma": uma caixa pessoal com objetos que ajudem a criança a se acalmar (massinha, um livro, um desenho para colorir).
  • "Roda dos Sentimentos": um momento no início da aula para que os alunos compartilhem (se quiserem) como estão se sentindo.
  • Teatro de fantoches para representar situações que geram diferentes emoções.

Empatia e Cooperação

  • "O Amigo Secreto da Gentileza": cada aluno sorteia um colega para, durante uma semana, fazer pequenas gentilezas secretas por ele.
  • Leitura de histórias e fábulas que permitam discutir os sentimentos dos personagens.
 • Criação de projetos em grupo nos quais todos os membros precisem colaborar para o sucesso da tarefa.
  • "Carta para um colega": atividade em que os alunos escrevem mensagens positivas uns para os outros.

Comunicação e Resolução de Conflitos

  • Jogo de papéis para treinar como expressar um descontentamento de forma respeitosa.
  • Criação de um "passo a passo" para resolver conflitos, como: 1. Acalmar-se; 2. Falar sobre o que sentiu; 3. Ouvir o outro; 4. Buscar uma solução juntos.
  • "Ouvido de Gigante e Boca de Formiga": dinâmica para treinar a escuta ativa.

Tomada de Decisão Responsável

  • Debates sobre situações hipotéticas (Ex: "O que você faria se visse um colega sendo excluído da brincadeira?").
  • Criação de um "Mural das Consequências", analisando os resultados positivos e negativos de diferentes atitudes.
  • Criação coletiva das regras de convivência da turma, com as responsabilidades de cada um.