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A adição, a operação matemática de juntar ou acrescentar quantidades, atinge um novo patamar de complexidade e aplicação no 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta fase, os alunos já dominam os fatos básicos e os algoritmos iniciais, e o foco se volta para a eficiência, a estratégia e a compreensão das regras que governam essa operação.
O que se aprende sobre adição no 4º ano?
No 4º ano, o estudo da adição se aprofunda, preparando o terreno para operações com números ainda maiores e para a resolução de problemas mais complexos. O trabalho se concentra em:
- Fluência com números maiores: Os alunos passam a resolver operações de adição com números na casa das dezenas de milhar, exigindo maior atenção e domínio do algoritmo com múltiplos reagrupamentos ("vai um").
- Propriedades da adição: As propriedades da operação são formalizadas e utilizadas como ferramentas para facilitar o cálculo. Os alunos aprendem a aplicar as propriedades comutativa (a ordem das parcelas não altera o resultado), associativa (podemos agrupar as parcelas de diferentes maneiras) e do elemento neutro (somar zero a qualquer número não o altera).
- Relação com a subtração: A relação inversa entre a adição e a subtração é consolidada como uma poderosa estratégia de cálculo e, principalmente, como método de verificação de resultados (a "prova real").
- Problemas mais complexos: Os problemas propostos envolvem múltiplos passos e exigem uma interpretação mais cuidadosa, muitas vezes combinando adição com outras operações para se chegar à solução. • Adição com números racionais: A adição começa a ser aplicada em contextos que envolvem números decimais, especialmente em situações com o sistema monetário brasileiro.
Alinhamento com a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece metas claras para o desenvolvimento do pensamento aditivo no 4º ano, enfatizando a resolução de problemas e o uso estratégico das operações. As principais habilidades são:
- (EF04MA03): Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
- (EF04MA04): Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
- (EF04MA05): Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.
Nesse sentido, o objetivo é que o aluno não apenas execute a adição de forma mecânica, mas que compreenda sua estrutura, suas propriedades e suas relações com outras operações, tornando-se um solucionador de problemas mais autônomo e eficiente.