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Selecionados Séries 4º Ano Assunto Adição
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Atividades de Adição para 4º Ano

Tabuada de Adição para completar para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de Adição para completar

Para consolidar o aprendizado da adição de forma prática e autônoma, apresentamos a Tabuada de Adição para Completar. Este material é um recurso excelente para que...

Tabuada de adição completa para imprimir para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educ...

Tabuada de adição completa para imprimir

A adição é uma das primeiras e mais importantes operações que aprendemos na matemática. Ela está presente em nosso dia a dia, desde contar brinquedos até...

Tabuada de adição do 1 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 1

A tabuada de adição do 1 é o ponto de partida para trabalhar o cálculo mental. É muito importante, pouco a pouco, desenvolver a prática de...

Tabuada de adição do 2 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 2

A tabuada da adição do 2 leva a criança a dar um passo adiante. Cada operação envolve adicionar 2 a um número dado, o que ajuda...

Tabuada de adição do 3 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 3

A tabuada de adição do 3 convida a criança a perceber padrões matemáticos quando realiza a soma. Ao praticar a adição do 3, a criança fortalece...

Tabuada de adição do 4 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 4

O estudo da tabuada de adição do 4 auxilia a criança a expandir suas habilidades matemáticas. Observar padrões contribui para o desenvolvimento de estratégias de adição...

Tabuada de adição do 5 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 5

Aprender a tabuada do 5 é uma etapa crucial no desenvolvimento aritmético nas primeiras etapas do Ensino Fundamental. A criança aprende a perceber padrões que facilitem...

Tabuada de adição do 6 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 6

A tabuada da adição do 6 representa um novo desafio para as crianças. Cada vez mais, avançam na adição de números grandes, o que exige a...

Tabuada de adição do 7 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 7

A tabuada de adição do 7 amplia o conhecimento aritmético das crianças. Cada vez aprendem a dominar a soma de valores maiores, aumentando a confiança na...

Tabuada de adição do 8 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 8

A prática contínua com a tabuada de adição do 8 favorece a percepção de padrões nas operações de adição. Isso ajuda a construir a base para...

Tabuada de adição do 9 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 9

Tabuada de adição do 9 para que as crianças pratiquem. O uso da tabuada é importante para o entendimento de padrões matemáticos e desenvolvimento de estratégias...

Tabuada de adição do 10 para 5º Ano, 4º Ano, 3º Ano, 2º Ano, 1º Ano de Matemática, Adição - Material educacional

Tabuada de adição do 10

A tabuada da adição do 10 traz uma compreensão da prática das somas quando um dos fatores é o 10. Seguir padrões, ajuda as crianças a...

A adição, a operação matemática de juntar ou acrescentar quantidades, atinge um novo patamar de complexidade e aplicação no 4º ano do Ensino Fundamental. Nesta fase, os alunos já dominam os fatos básicos e os algoritmos iniciais, e o foco se volta para a eficiência, a estratégia e a compreensão das regras que governam essa operação.

O que se aprende sobre adição no 4º ano?

No 4º ano, o estudo da adição se aprofunda, preparando o terreno para operações com números ainda maiores e para a resolução de problemas mais complexos. O trabalho se concentra em:

  • Fluência com números maiores: Os alunos passam a resolver operações de adição com números na casa das dezenas de milhar, exigindo maior atenção e domínio do algoritmo com múltiplos reagrupamentos ("vai um").
  • Propriedades da adição: As propriedades da operação são formalizadas e utilizadas como ferramentas para facilitar o cálculo. Os alunos aprendem a aplicar as propriedades comutativa (a ordem das parcelas não altera o resultado), associativa (podemos agrupar as parcelas de diferentes maneiras) e do elemento neutro (somar zero a qualquer número não o altera).
  • Relação com a subtração: A relação inversa entre a adição e a subtração é consolidada como uma poderosa estratégia de cálculo e, principalmente, como método de verificação de resultados (a "prova real").
  • Problemas mais complexos: Os problemas propostos envolvem múltiplos passos e exigem uma interpretação mais cuidadosa, muitas vezes combinando adição com outras operações para se chegar à solução.
 • Adição com números racionais: A adição começa a ser aplicada em contextos que envolvem números decimais, especialmente em situações com o sistema monetário brasileiro.

Alinhamento com a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece metas claras para o desenvolvimento do pensamento aditivo no 4º ano, enfatizando a resolução de problemas e o uso estratégico das operações. As principais habilidades são:

  • (EF04MA03): Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
  • (EF04MA04): Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
  • (EF04MA05): Utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Nesse sentido, o objetivo é que o aluno não apenas execute a adição de forma mecânica, mas que compreenda sua estrutura, suas propriedades e suas relações com outras operações, tornando-se um solucionador de problemas mais autônomo e eficiente.