
Atividade com palavras sensoriais e os cinco sentidos
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
Para enriquecer o vocabulário e a capacidade descritiva dos alunos, apresentamos a atividade com palavras sensoriais e os cinco sentidos. Este material interdisciplinar é o complemento perfeito para o nosso post principal sobre atividades sobre os cinco sentidos do corpo humano, conectando o aprendizado de Ciências com as habilidades de Língua Portuguesa de forma criativa e prática.
O objetivo desta atividade é ajudar os alunos a associarem palavras descritivas (adjetivos, substantivos e verbos) a cada um dos cinco sentidos, ampliando seu repertório lexical e sua capacidade de descrever o mundo de forma mais rica. O material em PDF consiste em uma ficha de trabalho com cinco colunas, cada uma dedicada a um sentido: VER, ESCUTAR, TOCAR, CHEIRAR e PROVAR. Nela, as crianças são incentivadas a listar palavras que se relacionam com as percepções de cada um desses sentidos, organizando o vocabulário de maneira sensorial.
Como trabalhar em sala de aula
Esta atividade funciona muito bem como uma culminação dos estudos sobre os cinco sentidos.
1. Exploração sensorial em roda: Inicie a aula reunindo os alunos em um círculo. Apresente uma "caixa sensorial" com diversos itens para estimular cada um dos sentidos. Por exemplo:
- Tato: Lixa (áspero), algodão (macio), gelo (frio, molhado).
- Olfato: Grãos de café (cheiroso), flores (perfumado), cravo (forte).
- Paladar: Pedaços de limão (azedo), um pouco de açúcar (doce), um biscoito de polvilho (salgado).
- Audição: Um chocalho (barulhento), um sino (som agudo), o som da chuva (se possível).
- Visão: Objetos bem coloridos ou com brilho.
2. Brainstorming de palavras: A cada objeto explorado, pergunte aos alunos: "O que vocês estão sentindo?". Anote as palavras que eles usarem no quadro, dentro de colunas correspondentes às do material. Por exemplo, ao tocar a lixa, escreva "áspero" na coluna "TOCAR". Ao cheirar o café, escreva "cheiroso" ou "café" na coluna "CHEIRAR".
3. Preenchimento da ficha: Distribua a atividade impressa para cada aluno. Peça que eles preencham as colunas, utilizando as palavras do quadro e pensando em outras que conhecem. Incentive-os a pensar em suas próprias experiências: "Qual o cheiro da chuva na terra?", "Qual o som dos pássaros cantando?".
4. Criação de Frases: Como atividade de extensão, peça aos alunos que escolham uma palavra de cada coluna e criem uma frase. Por exemplo: "Eu vejo o sol amarelo" ou "Eu sinto o cheiro doce do bolo". Isso ajuda a contextualizar o vocabulário e a desenvolver a construção frasal.
Alinhamento com a BNCC (Ciências – 1º Ano do Ensino Fundamental)
Embora seja uma atividade de Língua Portuguesa, ela reforça de maneira excelente as competências de Ciências, alinhando-se com a seguinte habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
- (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções. Como se aplica: Ao listar palavras que correspondem a cada sentido, o aluno está, na prática, explicando a função de cada órgão sensorial. Ele demonstra compreender que os olhos servem para "ver" (o céu, o sol), as orelhas para "escutar" (música, passarinhos), o nariz para "cheirar" (flor, perfume), e assim por diante, consolidando o aprendizado de forma aplicada e interdisciplinar.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Qual borboleta não tem par?
Atenção e Concentração

É vertebrado ou invertebrado?
Ciências

Com que vogal começa?
Português

Qual a sombra do veículo?
Atenção e Concentração

Cartaz das vogais
Português

Meu aniversário
Autoconhecimento

Atividade de observação visual
Atenção e Concentração