Atividade de ordenar as fases da vida do ser humano

Páginas

1 página

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Organizar o tempo e compreender as transformações que acontecem conosco é um aprendizado fundamental na infância. Para auxiliar os professores nessa tarefa, preparamos uma atividade lúdica e educativa sobre as fases da vida humana, perfeita para complementar o seu planejamento de aula. Este material faz parte da nossa coleção de atividades do corpo humano para 1 ano.

## Objetivos e conteúdo da atividade

Este material didático tem como principal objetivo ajudar as crianças a compreenderem a passagem do tempo e as diferentes etapas do desenvolvimento humano de forma sequencial e lógica. Ao recortar e ordenar as imagens, os alunos trabalham a coordenação motora fina, o raciocínio cronológico e a percepção das transformações físicas que ocorrem desde o nascimento até a velhice. A atividade é composta por uma folha com seis ilustrações representando as fases da vida (bebê, criança, pré-adolescente, adolescente, adulto e idoso) e uma linha do tempo numerada, na qual as imagens devem ser coladas na ordem correta.

Como Trabalhar em Sala de Aula

Para enriquecer a experiência, sugerimos que o professor inicie a aula com uma roda de conversa. Pergunte aos alunos sobre suas idades, quem são as pessoas mais novas e as mais velhas em suas famílias e quais diferenças eles percebem entre um bebê e um adulto, por exemplo. Após essa introdução, distribua a atividade impressa. Oriente-os a colorir as figuras, recortá-las e, em seguida, colá-las na linha do tempo, associando cada fase à sua posição na sequência da vida. Ao final, peça que cada criança apresente sua linha do tempo, explicando a ordem que escolheu.

Alinhamento com a BNCC (Ciências)

Esta atividade dialoga diretamente com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular para o 1º ano do Ensino Fundamental, dentro do campo das Ciências da Natureza.
  • Unidade Temática: Vida e Evolução
  • Objeto de conhecimento: Corpo humano e respeito à diversidade
  • Habilidade: (EF01CI04): Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento и do respeito às diferenças.

Ao explorar as diferentes fases da vida, a atividade expande a habilidade de comparação, permitindo que os alunos não apenas comparem a si mesmos com os colegas, mas também com as diferentes etapas da própria existência humana, compreendendo o corpo como algo que se transforma ao longo do tempo.

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares