Atividade sobre animais carnívoros herbívoros e onívoros

Páginas

3 páginas

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Entender o que os animais comem é uma das primeiras e mais fascinantes lições de ciências que podemos oferecer às crianças. Essa curiosidade natural sobre o leão que caça, a vaca que pasta e o porco que come de tudo é a porta de entrada para conceitos ecológicos fundamentais.

Para transformar essa curiosidade em conhecimento sólido, preparamos uma atividade prática e divertida de recortar e colar que ajuda a turma a classificar os animais de acordo com seus hábitos alimentares. Vamos explorar o mundo dos carnívoros, herbívoros e onívoros!

Objetivos da atividade

O principal objetivo pedagógico é claro: ensinar os alunos a diferenciar e classificar os animais com base em sua dieta. Além disso, a atividade visa:

  • Introduzir e fixar o vocabulário científico: carnívoro, herbívoro e onívoro.
  • Desenvolver a capacidade de observação e classificação.
  • Estimular a coordenação motora fina através dos atos de recortar e colar.
  • Ampliar o conhecimento sobre a diversidade de espécies e seus hábitos alimentares.

Conteúdo do material

O material é composto por duas folhas de atividades. A primeira apresenta uma tabela com três colunas: "Carnívoro", "Herbívoro" e "Onívoro". A segunda folha contém diversas imagens de animais variados. A tarefa da criança é recortar cada animal e colá-lo na coluna correspondente da primeira folha, classificando-o corretamente de acordo com o que ele come.

Como trabalhar em sala de aula

Esta atividade "mão na massa" é perfeita para tornar a aula mais dinâmica. Antes de entregar as folhas, inicie uma roda de conversa para ativar o conhecimento prévio dos alunos. Pergunte: "O que vocês acham que um leão come? E um coelho? E um ser humano?".

Após essa discussão inicial, introduza formalmente os termos "carnívoro" (que come carne), "herbívoro" (que come plantas) e "onívoro" (que come de tudo). Dê exemplos claros para cada categoria.

Em seguida, distribua a atividade. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos para discutir a classificação de cada animal antes de colar. Essa troca é riquíssima para o aprendizado. Ao final, faça a correção coletiva, discutindo as escolhas e tirando dúvidas. Você pode se surpreender com o debate sobre animais como o urso ou o porco!

Alinhamento com a BNCC

Esta atividade está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que tange à unidade temática "Vida e Evolução" do componente de Ciências.

A proposta atende de forma lúdica à habilidade EF04CI04, que consiste em descrever e analisar as relações entre os seres vivos (produtores, consumidores e decompositores) em cadeias alimentares simples. Ao classificar os animais como carnívoros, herbívoros ou onívoros, os alunos estão, na prática, identificando os diferentes tipos de consumidores. A atividade também se conecta com a habilidade EF02CI04, que envolve descrever características de plantas e animais, incluindo sua alimentação, como parte do estudo dos seres vivos no ambiente.

Classificar os animais por sua dieta é muito mais do que decorar uma lista. É o primeiro passo para compreender as complexas teias e cadeias alimentares que sustentam os ecossistemas. Com esta atividade simples, de recortar e colar, os alunos não só aprendem um conteúdo curricular importante, mas também desenvolvem habilidades essenciais de forma divertida e engajadora, construindo uma base sólida para seus futuros estudos em ciências da natureza.

Posts relacionados

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares