Atividade sobre ecossistema fatores bióticos e abióticos

Páginas

2 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Compreender o que é um ecossistema e como seus componentes interagem é a base para a educação ambiental e o pensamento científico. Para introduzir esse tema fascinante, o Educlub.com.br preparou uma atividade clara e objetiva sobre os fatores bióticos e abióticos. 

Direcionada aos anos intermediários do Ensino Fundamental, a atividade tem como objetivo principal ensinar os alunos a identificar e diferenciar os componentes vivos (bióticos) dos componentes não vivos (abióticos) dentro de um ambiente. A lição ajuda a criança a perceber que todos os elementos da natureza, das plantas e animais à água e luz solar, estão interligados e dependem uns dos outros para o equilíbrio da vida, desenvolvendo uma visão sistêmica do meio ambiente.

O que você encontra no material?

Nosso arquivo em PDF, pronto para imprimir, apresenta uma atividade de observação e classificação em uma única página. Ele foi desenhado para ser visualmente estimulante e direto ao ponto. No material, você encontrará:

  • Uma ilustração rica de um ecossistema: A atividade exibe a imagem de uma paisagem natural, mostrando um lago e uma floresta com diversos elementos, como árvores, peixes, pássaros, um urso, nuvens, o sol e rochas.
  • Tarefa de classificação: A missão do aluno é observar atentamente a cena e listar, nas colunas correspondentes, cinco exemplos de fatores bióticos (seres vivos) e cinco exemplos de fatores abióticos (elementos não vivos) que ele consegue identificar na imagem.

Como trabalhar a atividade em sala de aula?

Este material pode ser o ponto de partida para uma aula investigativa. Antes de entregar a folha, lance uma pergunta à turma: "Do que um peixe precisa para viver?". As respostas provavelmente incluirão "água", "plantas" e "outros peixes". Use isso para introduzir os conceitos de biótico e abiótico. Após a atividade individual, crie um grande painel na lousa com duas colunas e peça que os alunos compartilhem suas respostas, construindo um glossário coletivo. Para expandir, leve a turma para o pátio da escola e peça que identifiquem os fatores bióticos e abióticos do ambiente real, anotando em seus cadernos.

Alinhamento à BNCC

Esta atividade está diretamente alinhada às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no componente de Ciências da Natureza, dentro do eixo Vida e Evolução:
  • EF05CI04: Identificar os principais componentes (fatores bióticos e abióticos) e as interações que ocorrem em um ecossistema, descrevendo suas funções.
  • EF04CI05: Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia que se estabelecem entre os componentes bióticos e abióticos de um ecossistema.

Conclusão

Ensinar sobre ecossistemas é ensinar sobre o nosso lar. Com esta atividade prática e visual, os alunos dão o primeiro passo para compreender as complexas teias da vida, desenvolvendo um senso de responsabilidade ambiental.

Quer ajudar seus alunos a desvendarem os segredos da natureza? Baixe agora mesmo o seu PDF gratuito e enriqueça suas aulas de Ciências!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares