Ciclo de vida do peixe
Assuntos
Páginas
3 páginas
Séries
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O material "Ciclo de vida do peixe" é um recurso visual e prático, desenvolvido para auxiliar no ensino de conceitos de biologia e ciências de forma lúdica e acessível para crianças. O objetivo principal é introduzir e solidificar o conhecimento sobre o ciclo de vida dos peixes, utilizando uma abordagem que estimula a sequência lógica, a coordenação motora e o raciocínio.
O conteúdo do material consiste em uma atividade de recorte e ordenação de imagens. O material apresenta as diferentes fases do ciclo de vida de um peixe, incluindo as seguintes etapas:
- Ovo
- Lava (larva)
- Jovem
- Adulto
A proposta é que a criança recorte as imagens e as organize na ordem correta, formando a sequência do ciclo de vida do peixe.
Atividades complementares
As atividades a seguir são uma ampliação do material disponível e podem ser alinhadas com o método Montessori, estimulando a autonomia, a exploração sensorial e a conexão da criança com o tema.
Montando o ciclo da vida com objetos reais: Utilize objetos concretos para representar cada fase do ciclo. Por exemplo, bolinhas de gude ou contas para o "ovo", pequenos galhos para a "larva", miniaturas de peixes para o "jovem" e um peixe maior de brinquedo para o "adulto". A criança pode manipular os objetos e criar a sequência do ciclo, reforçando o aprendizado de forma tátil e concreta.
Sensorial do ciclo: Crie bandejas sensoriais para cada etapa do ciclo de vida. Na bandeja do "ovo", use geleia ou pequenas esferas de gel para uma sensação viscosa. Para a "larva", use fios ou pedaços de lã. Para o "jovem" e "adulto", a criança pode usar miniaturas de peixe em uma bacia com água, simulando o ambiente aquático.
Desenho e colagem criativa: Além de colorir, a criança pode usar materiais como barbante, lantejoulas ou papel crepom para dar textura e vida às imagens do ciclo. Por exemplo, ela pode colar pequenos pedaços de papel no corpo do peixe adulto para simular escamas. A atividade desenvolve a motricidade fina e a criatividade.
História do ciclo do peixe: Com as imagens do material já recortadas e sequenciadas, a criança pode ser convidada a narrar a história do peixe desde o ovo até a fase adulta. Ela pode inventar detalhes sobre a vida do peixe, como ele se alimentava em cada fase e onde vivia. A atividade estimula a imaginação e a habilidade de contar histórias.
Montando o ciclo da vida com objetos reais: Utilize objetos concretos para representar cada fase do ciclo. Por exemplo, bolinhas de gude ou contas para o "ovo", pequenos galhos para a "larva", miniaturas de peixes para o "jovem" e um peixe maior de brinquedo para o "adulto". A criança pode manipular os objetos e criar a sequência do ciclo, reforçando o aprendizado de forma tátil e concreta.
Sensorial do ciclo: Crie bandejas sensoriais para cada etapa do ciclo de vida. Na bandeja do "ovo", use geleia ou pequenas esferas de gel para uma sensação viscosa. Para a "larva", use fios ou pedaços de lã. Para o "jovem" e "adulto", a criança pode usar miniaturas de peixe em uma bacia com água, simulando o ambiente aquático.
Desenho e colagem criativa: Além de colorir, a criança pode usar materiais como barbante, lantejoulas ou papel crepom para dar textura e vida às imagens do ciclo. Por exemplo, ela pode colar pequenos pedaços de papel no corpo do peixe adulto para simular escamas. A atividade desenvolve a motricidade fina e a criatividade.
História do ciclo do peixe: Com as imagens do material já recortadas e sequenciadas, a criança pode ser convidada a narrar a história do peixe desde o ovo até a fase adulta. Ela pode inventar detalhes sobre a vida do peixe, como ele se alimentava em cada fase e onde vivia. A atividade estimula a imaginação e a habilidade de contar histórias.
Alinhamento com a BNCC
O material "Ciclo de vida do peixe" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:
- EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, tipo de habitat, alimentação, reprodução).
- EF02CI06: Relacionar o ciclo de vida de plantas e animais com o seu ambiente.
- EF01CI05: Comparar o ciclo de vida de diferentes seres vivos (animais e plantas).
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre o que leu, ouviu, assistiu ou criou.
- EI03ET02: Observar e descrever diferentes tipos de ambiente natural, identificando as relações existentes entre eles.
Essas atividades e o material de apoio auxiliam no processo de aprendizagem, tornando a exploração do ciclo de vida dos peixes uma experiência completa e significativa para as crianças.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
50 atividades da primavera para Educação Infantil
Datas Comemorativas
Palavras relacionadas à primavera
Datas Comemorativas