

Ciclo de vida do peixe
Assuntos
Páginas
3 páginas
Séries
Tipos
Atividades
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
O material "Ciclo de vida do peixe" é um recurso visual e prático, desenvolvido para auxiliar no ensino de conceitos de biologia e ciências de forma lúdica e acessível para crianças. O objetivo principal é introduzir e solidificar o conhecimento sobre o ciclo de vida dos peixes, utilizando uma abordagem que estimula a sequência lógica, a coordenação motora e o raciocínio.
O conteúdo do material consiste em uma atividade de recorte e ordenação de imagens. O material apresenta as diferentes fases do ciclo de vida de um peixe, incluindo as seguintes etapas:
- Ovo
- Lava (larva)
- Jovem
- Adulto
A proposta é que a criança recorte as imagens e as organize na ordem correta, formando a sequência do ciclo de vida do peixe.
Atividades complementares
As atividades a seguir são uma ampliação do material disponível e podem ser alinhadas com o método Montessori, estimulando a autonomia, a exploração sensorial e a conexão da criança com o tema.
Montando o ciclo da vida com objetos reais: Utilize objetos concretos para representar cada fase do ciclo. Por exemplo, bolinhas de gude ou contas para o "ovo", pequenos galhos para a "larva", miniaturas de peixes para o "jovem" e um peixe maior de brinquedo para o "adulto". A criança pode manipular os objetos e criar a sequência do ciclo, reforçando o aprendizado de forma tátil e concreta.
Sensorial do ciclo: Crie bandejas sensoriais para cada etapa do ciclo de vida. Na bandeja do "ovo", use geleia ou pequenas esferas de gel para uma sensação viscosa. Para a "larva", use fios ou pedaços de lã. Para o "jovem" e "adulto", a criança pode usar miniaturas de peixe em uma bacia com água, simulando o ambiente aquático.
Desenho e colagem criativa: Além de colorir, a criança pode usar materiais como barbante, lantejoulas ou papel crepom para dar textura e vida às imagens do ciclo. Por exemplo, ela pode colar pequenos pedaços de papel no corpo do peixe adulto para simular escamas. A atividade desenvolve a motricidade fina e a criatividade.
História do ciclo do peixe: Com as imagens do material já recortadas e sequenciadas, a criança pode ser convidada a narrar a história do peixe desde o ovo até a fase adulta. Ela pode inventar detalhes sobre a vida do peixe, como ele se alimentava em cada fase e onde vivia. A atividade estimula a imaginação e a habilidade de contar histórias.
Montando o ciclo da vida com objetos reais: Utilize objetos concretos para representar cada fase do ciclo. Por exemplo, bolinhas de gude ou contas para o "ovo", pequenos galhos para a "larva", miniaturas de peixes para o "jovem" e um peixe maior de brinquedo para o "adulto". A criança pode manipular os objetos e criar a sequência do ciclo, reforçando o aprendizado de forma tátil e concreta.
Sensorial do ciclo: Crie bandejas sensoriais para cada etapa do ciclo de vida. Na bandeja do "ovo", use geleia ou pequenas esferas de gel para uma sensação viscosa. Para a "larva", use fios ou pedaços de lã. Para o "jovem" e "adulto", a criança pode usar miniaturas de peixe em uma bacia com água, simulando o ambiente aquático.
Desenho e colagem criativa: Além de colorir, a criança pode usar materiais como barbante, lantejoulas ou papel crepom para dar textura e vida às imagens do ciclo. Por exemplo, ela pode colar pequenos pedaços de papel no corpo do peixe adulto para simular escamas. A atividade desenvolve a motricidade fina e a criatividade.
História do ciclo do peixe: Com as imagens do material já recortadas e sequenciadas, a criança pode ser convidada a narrar a história do peixe desde o ovo até a fase adulta. Ela pode inventar detalhes sobre a vida do peixe, como ele se alimentava em cada fase e onde vivia. A atividade estimula a imaginação e a habilidade de contar histórias.
Alinhamento com a BNCC
O material "Ciclo de vida do peixe" está em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando diversas habilidades essenciais para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental. Abaixo, destacamos alguns dos códigos e descrições das habilidades abordadas:
- EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, tipo de habitat, alimentação, reprodução).
- EF02CI06: Relacionar o ciclo de vida de plantas e animais com o seu ambiente.
- EF01CI05: Comparar o ciclo de vida de diferentes seres vivos (animais e plantas).
- EI03EF01: Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre o que leu, ouviu, assistiu ou criou.
- EI03ET02: Observar e descrever diferentes tipos de ambiente natural, identificando as relações existentes entre eles.
Essas atividades e o material de apoio auxiliam no processo de aprendizagem, tornando a exploração do ciclo de vida dos peixes uma experiência completa e significativa para as crianças.
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares

Atividade dias da semana
Ciências

Animais que vivem na fazenda
Língua Portuguesa

Roda do tempo
Ciências

Atividade esqueleto humano para Educação Infantil
Datas Comemorativas

Nomes de animais marinhos
Língua Portuguesa

Flashcards de frutas para pareamento
Língua Portuguesa


Animais herbívoros
Ciências