Atividade com a vogal E para Educação Infantil
Licença
Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.
Compartilhar Atividade
Descrição da Atividade
A fase da Educação Infantil é a base para toda a jornada de alfabetização. É nesse período que as crianças começam a explorar os sons e as formas das letras, e as vogais são as grandes estrelas desse processo. A vogal "E", com seu som aberto e presente em tantas palavras do nosso cotidiano, é um excelente ponto de partida para expandir o universo lexical dos pequenos.
Com o objetivo de enriquecer esse aprendizado, o Educlub.com.br criou um conjunto de cards de vocabulário focados em palavras que começam com a letra "E". A proposta é oferecer um material visual e lúdico que ajude a criança a associar o som da letra a imagens e palavras concretas, tornando o aprendizado mais significativo e divertido.
O que você vai encontrar neste material?
Este PDF gratuito é uma coleção de fichas, ideal para jogos, atividades de leitura e para ampliar o repertório de palavras das crianças. O material é composto por uma série de fichas, cada uma contendo uma palavra iniciada com a vogal "E". O conjunto inclui uma variedade de termos para enriquecer o vocabulário infantil, como: Elefante, Enxada, Envelope, Escada, Escova, Escola, Esmalte, Espada, Espelho, Esponja, Esqueleto, Esquilo, Estojo e Estrela.
Os cards podem ser usados de diversas formas: como jogo da memória, para atividades de adivinhação, como estímulo para a escrita espontânea ou simplesmente para a criança manusear e aprender novas palavras.
Alinhamento com a BNCC
Nossas atividades estão em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atendendo aos campos de experiência e aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da Educação Infantil.
- Código: EI03EF01 - Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
- Código: EI03EF09 - Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Oferecer ferramentas que transformam o aprendizado em uma brincadeira é uma forma de auxiliar no desenvolvimento infantil. Com estes cards de vocabulário da vogal "E", as crianças exploram a língua portuguesa de forma natural e engajadora, construindo uma base sólida para a alfabetização.
Gostou destes cards? Eles fazem parte do nosso material completo! Para ter acesso a mais exercícios, como atividades de traçado, pintura e caça-letras, visite nosso post pilar Atividade vogal E para imprimir e baixe gratuitamente outras opções para continuar o aprendizado
Avaliações
0.0 de 5 estrelas
0.0
Baseado em 0 avaliações
Compartilhe sua opinião
Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros
Escreva uma avaliaçãoMateriais Similares
Lenda da galinha d'angola
Lendas
Letras do alfabeto pontilhado
Português
Relacione os verbos de ação
Verbos
Atividade para circular os objetos
Português
Frases Consciência Negra
Datas Comemorativas