Sequência de imagens para produção de texto

Páginas

6 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

Para muitas crianças em fase de alfabetização, organizar as ideias para criar uma história pode ser um grande desafio. Como começar? O que acontece depois? Como terminar? A produção de texto a partir de uma sequência de imagens é uma das estratégias pedagógicas mais eficazes para superar essa dificuldade. Pensando nisso, o Educlub.com.br desenvolveu uma atividade de Sequência de imagens para produção de texto, que serve como um roteiro visual para que os pequenos escritores estruturem suas narrativas com começo, meio e fim.

Objetivos da atividade:

• Desenvolver a noção de sequência lógica e cronológica na construção de uma narrativa.
• Estimular a criatividade e a imaginação, preenchendo os detalhes da história sugerida pelas imagens.
• Praticar a produção textual autônoma, com foco em coerência e coesão.
• Exercitar a observação e a interpretação da linguagem não verbal (as imagens).
• Aprimorar o uso de regras de ortografia e pontuação em um contexto prático.

O que você encontra no material?

Nosso material gratuito em PDF oferece diferentes "esqueletos" de histórias, prontos para que as crianças deem vida a elas com suas próprias palavras. O arquivo inclui:

Diferentes sequências de imagens de tirinhas da Turma da Mônica, como:

  • Uma menina que constrói um castelo de areia na praia e a onda o desmancha.
  • Um menino que empina pipa e ela fica presa em uma árvore.
  • Um garoto que brinca com um ioiô e acaba quebrando um vaso.

• Abaixo de cada sequência, há um espaço pautado para que o aluno escreva o texto, descrevendo e narrando os acontecimentos na ordem em que eles ocorrem.

Alinhamento com a BNCC

Esta atividade está diretamente alinhada às habilidades de Língua Portuguesa propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental.

Componente Curricular: Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, contos, fábulas, e outros textos do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Oferecer um guia visual é a maneira de construir a confiança dos pequenos escritores. A sequência de imagens funciona como um mapa, garantindo que a criança não se sinta perdida no processo de criação. Ela organiza o pensamento e libera a imaginação para focar nos detalhes que tornarão a história única e especial. Baixe agora o material e veja como a escrita pode se tornar uma aventura divertida e estruturada!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares