Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar tanto em massa como em volume. Sabendo isso, você deve se perguntar: quantas vezes Júpiter é maior que a Terra? Para que você tenha uma ideia, a massa desse planeta é 300 vezes maior que a da Terra. Seu diâmetro de 140 mil quilômetros é, mais ou menos, 11 vezes maior que o diâmetro da Terra.

A massa do planeta gigante é 2,5 maior do que todos os outros planetas juntos. Ainda que tenha todo esse tamanho, possui um período de rotação rápido que dura somente 10 horas.

Júpiter é tão grande que é visível a olho nu. É ele o quarto objeto mais brilhante do céu. Os demais são o Sol, a Lua e Vênus.

Comparando o tamanho de Júpiter com outros planetas

Segundo cálculos da NASA, depois de Júpiter, o segundo maior planeta do sistema solar é Saturno, com 95 vezes a massa da Terra. Os planetas que os seguem são bastante menores. Confira a ordem do tamanho dos planetas.

PLANETA

MASSA (10²¹ toneladas)

DIÂMETRO (quilômetros)

Júpiter

2092

142.983,78

Saturno

626

120.535,04

Netuno

113

49.527,56

Urano

95,7

51.120,81

Terra

6,58

12.755,66

Vênus

5,37

12.103,88

Marte

0,707

6.791,43

Mercúrio

0,364

4.879,53

Características e curiosidades de Júpiter

Para aprender sobre as características mais importantes do planeta gigante, decidimos responder perguntas curiosas. Vamos lá!

Júpiter está a que distância do Sol?

O planeta Júpiter é o quinto planeta a partir do Sol. Está situado entre Marte e Saturno. Sua distância do sol é de, aproximadamente, 779 milhões de quilômetros.

Por que Júpiter se chama Júpiter?

Assim como quase todos os planetas do Sistema Solar, ele recebeu o nome de um deus da mitologia romana. Para os romanos, Júpiter seria o deus dos deuses e filho de Saturno. Por ser o maior dos planetas, o planeta gasoso recebeu o nome do deus romano, aquele que reina sobre os demais.

Quanto tempo Júpiter demora para dar uma volta no sol?

O movimento de rotação (deslocamento em torno do próprio eixo) do planeta é realizado em um tempo equivalente a dez horas terrestres. Logo, podemos concluir que um dia nesse planeta dura 10 horas. Essa é a rotação mais rápida dos planetas do Sistema Solar. Já o movimento de translação (deslocamento em torno do Sol) dura 12 anos terrestres. Isso equivale a afirmar que um ano o planeta colossal é o mesmo que 12 anos no Planeta Terra.

Por que Júpiter gira tão rápido?

Júpiter é o planeta mais rápido a girar sobre si mesmo no nosso sistema solar. O planeta gira a 45,5 km/h, embora suas regiões polares se movem um pouco mais lentamente, devido à sua composição gasosa.

Quais a cor de Júpiter?

Se você viu uma imagem de Júpiter em alta definição, terá notado a presença de várias listras e redemoinhos que, em realidade, são nuvens frias e ventosas de amônia e água, flutuando em uma atmosfera de hidrogênio e hélio.

As cores que vemos em suas nuvens são, mais bem ao certo, um resultado das reações químicas dos elementos na atmosfera. As cores se correlacionam com a altitude das nuvens: azuis são mais baixas, seguidas de castanhas e brancas, sendo as vermelhas a mais altas. A impressionante Mancha Vermelha do planeta é, nada mais nada menos, que uma tempestade gigante, maior do que a Terra, que já dura centenas de anos. Os ventos podem chegar a 500 quilômetros por hora. Trata-se, portanto, de uma tempestade anticiclônica. Curioso, não é?

Quantas luas tem Júpiter?

Galileu Galileu, em início do século XVII, foi o primeiro a analisar bem o planeta através de um telescópio. Ele identificou, nesse corpo celeste, quatro satélites naturais: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Com o avanço da tecnologia, mais informações foram obtidas. Atualmente sabemos que são conhecidos 66 satélites naturais. Outras menos conhecidas são Metis, Adrastea, Amaltea, Tebe, Leda, Himalaia, Lisitea, Elara, Ananke, Carme, Pasifae e Sínope.

Uma curiosidade: você sabe qual é a maior lua de Júpiter? É a Lua Ganimedes. Aliás é ela a maior em nosso sistema solar, com um diâmetro de 5.262 km.

Os anéis de Júpiter

Esse planeta também conta com vários anéis que são muito fracos e feitos de poeira, não de gelo. São eles: Halo, Principal e Gossamer. Em nada podemos comparar aos famosos anéis de Saturno. A poeira cósmica que formam os anéis são são finas e frágeis que, somado ao tamanho do planeta, é difícil de se ver.

Além disso, os anéis são escuros e compostos de pequenas partículas rochosas. Nada que ver com os de Saturno que são de gelo e, por isso, irradiam luz, podendo ser vistos de longe.

Por que Júpiter é chamado de gigante gasoso?

O planeta está formado, principalmente, pelos gases hidrogênio (86%), hélio (14%). Em pouca quantidade, podem ser encontrados metano, amoníaco, néon, fosfina, enxofre, etano, carbono, sílicas, vapor d’água e sulfureto de hidrogênio. Na parte externa da atmosfera há cristais de amônio congelado e traços de benzeno. Conta, ainda, com um pequeno núcleo sólido no interior.

Outros planetas gasosos são Saturno, Urano e Netuno.

Temperatura de Júpiter

A temperatura média desse planeta gigante é de, aproximadamente, -110 ºC.

Qual sonda está na órbita de Júpiter?

A primeira sonda a visitar Júpiter foi a Pioneer 10, em 1973. De lá até aqui, o planeta recebeu a visita de outras sondas, como a Pioneer 11, a Voyager 1, 2 e Ulisses. A sonda Galileu orbitou o planeta durante 8 anos, tendo terminado sua missão em setembro de 2003. Em 2007, a sonda New Horizons o visitou a caminho de Plutão.

Qual a gravidade de Júpiter?

A força gravitacional em Júpiter é de 22,9 m/s², enquanto na Terra essa força é de 9,8 m/s².

É possível viver em Júpiter?

De momento, não há expectativa de encontrar organismos vivos no gigante gasoso. A NASA considera que Europa, uma das luas de Júpiter, ao ser coberta por uma concha de gelo que envolve um enorme corpo de água líquida, poderia ser um dos prováveis lugares para encontrar vida extraterrestre no sistema solar.

Atividade sobre o planeta Júpiter

Veja algumas dicas de atividades para aprender um pouco mais sobre o planeta.

Júpiter para colorir:

Utilizando massinha, faça o planeta gigante:

Leia mais:

  • Mercúrio
  • Vênus
  • Terra
  • Marte
  • Saturno
  • Urano
  • Netuno

Visite Atividades de Ciências e descubra muito mais!

Deixe Uma Resposta