Sistema digestório, também conhecido como sistema digestivo ou aparelho digestivo, se compõe de um conjunto de órgãos que garantem que nosso organismo possa extrair dos alimentos que comemos os nutrientes necessários para a nossa sobrevivência.

Vamos conhecer o caminho do alimento no nosso corpo?

Sistema digestório humano: resumo

Vamos a um resuminho sobre o que é o sistema digestivo, sua função e funcionamento? Optamos por contestar a algumas das perguntas que podemos fazer quando estamos aprendendo sobre o assunto.

O que é o sistema digestório?

O sistema digestório possui uma série de órgãos especializados que rompem os alimentos em partículas menores, absorvendo seus nutrientes necessários ao corpo. Esse sistema também é responsável por eliminar o material que não foi digerido.

Qual a função do sistema digestório?

Sua função é garantir a quebra do alimento em pequenas partículas e absorver os nutrientes úteis ao corpo. Vejamos algumas mais:

  • Digestão e descomposição dos alimentos em nutrientes menores, tais como proteínas, carboidratos, gorduras e vitaminas.
  • Absorção dos nutrientes dos alimentos e seu transporte para o sangue e todas as células do corpo.
  • Eliminação de resíduos alimentares não digeridos ou absorvidos.
  • Regulação dos níveis de água no corpo, reabsorção ou liberação da água dos resíduos quando necessário.
  • Controle da homeostase, ajuste dos níveis de nutrientes no corpo e manutenção do equilíbrio de líquidos e eletrólitos.
  • Detecção e neutralização de substâncias tóxicas presentes nos alimentos, protegendo o corpo contra danos.
  • Produção de vários hormônios, incluindo insulina, glicagon, colecistocinina e secretina, responsçaveis pela regulação do metabolismo e de outros processos corporais.
Como funciona o sistema digestório?

O sistema digestório humano está formado por uma espécie de canal alimentar. Ele é composto pelo trato gastrointestinal formado por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, além das glândulas associadas (glândulas salivares, vesícula biliar, fígado e pâncreas).

A aventura do alimento, no nosso corpo, começa pela boca. Nela, o alimento é triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva. O bolo alimentar segue da boca para a faringe e, a seguir, para o esôfago, sendo levado através de movimentos peristálticos até o estômago.

Uma vez chegado ao estômago, o bolo alimentar sofre uma ação do suco gástrico, passando a chamar-se quimo. O trajeto continua. O quimo sai do estômago e segue para o intestino delgado onde passa a sofrer a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado. É aqui onde se da a maior parte da absorção dos nutrientes. No intestino grosso as fezes são formadas e eliminadas pelo ânus.

Qual a importância do sistema digestório?

O sistema digestivo humano é importantíssimo para que nosso corpo tenha os nutrientes necessários que favorecem o seu desenvolvimento saudável ao longo dos anos.

Órgãos do sistema digestório: anatomia

Como já mencionado, o sistema digestório é formado pelo trato gastrointestinal, composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. Associadas a esses órgãos estão as glândulas anexas, acessórias ou associadas. São elas as glândulas salivares, a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas.

Quais órgãos compõem o sistema digestório? E quais suas funções?

Ampliamos um pouco as informações sobre cada uma das estruturas do nosso aparelho digestório.

Boca

A digestão tem início na boca. Nela, o alimento sofrerá a ação dos dentes destinados a cortar, triturar e amassar. Essa etapa é conhecida como digestão mecânica, já que não há ação de substâncias químicas atuando no alimento. No entanto, os dentes desempenham uma função importantíssima: cortar o alimento em pequenos pedaços, o que garante uma melhor ação das enzimas e auxiliando na deglutição.

Na boca, também se da a atuação das glândulas salivares, uma glândulas anexas responsáveis pela secreção da saliva, a qual atua na digestão química. A amilase salivar ou ptialina, encontrada na saliva, é a enzima responsável pela quebra dos carboidratos.

O alimento triturado pelo dente e misturado à saliva, forma um aglomerado chamado bolo alimentar.

A língua, por sua vez, é responsável por ajudar que o alimento misturado passe ao fundo da cavidade oral para ser deglutido. E aí segue a aventura para o interior do corpo humano.

Faringe

A faringe tanto é importante no sistema digestório como no respiratório. É, assim, uma zona de transição. O órgão se abre na traqueia e também no esôfago. E, dessa forma, o alimento segue por esse último órgão.

Esôfago

O esôfago é um órgão muscular que, por meio de contrações da musculatura lisa, leva o bolo alimentar até o estômago. O esôfago tem, mais ou menos, uns 25 cm de comprimento, o que permite que o bolo alimentar demore de 5 a 10 segundo a passar pelo órgão e chegar ao estômago.

Estômago

O estômago é um órgão caracterizado por ser uma porção dilatada do trato digestivo. Esse órgão é dividido em quatro partes: cárdia, fundo, corpo e porção pilórica. A cárdia se localiza na transição entre o esôfago e o estômago. O fundo é a porção superior em forma de cúpula. O corpo é a parte central que ocupa a maior parte do estômago. E a porção pilórica é uma área estreita presente na região terminal.

No estômago se da a liberação do suco gástrico, uma substância que apresenta dois componentes principais: o ácido clorídrico e a pepsina. O ácido clorídrico ajuda a desdobrar as proteínas do alimento, facilitando a ação das enzimas. Já a pepsina quebra as proteínas em polipeptídeos menores. Aqui, o bolo alimentar misturado  ao suco gástrico recebe o nome de quimo.

O alimento pode permanecer no estômago entre 2 e 6 horas.

Intestino delgado

O intestino delgado é onde ocorre a maior parte da digestão. Trata-se de uma estrutura longa de mais de seis metros de comprimento dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.

O duodeno, com cerca de 25 cm, é a primeira parte do intestino delgado. É aqui onde ocorre a junção do quimo às secreções provenientes do pâncreas, do fígado e do próprio intestino delgado. Essas secreções são o suco pancreático, a bile e o suco intestinal ou entérico.

O suco pancreático é produzido no pâncreas. Apresenta uma série de enzimas que atuam na digestão.

A bile é uma secreção produzida pelo fígado e não apresentam enzimas. Essa secreção apresentam sais que atuam como emulsificantes, isto é, agem como “detergentes”. Embora seja produzida pelo fígado, a bile é armazenada na vesícula biliar.

O intestino delgado também é responsável por secretar substâncias. Dentre aquelas enzimas encontradas no suco intestinal ou entérico, estão a maltase, a sacarase a lactase que atuam, respectivamente, na maltose, na sacarose e na lactose.

Se a maior parte da digestão ocorre no duodeno, as outras partes do intestino delgado agem na absorção dos nutrientes. Depois de sair do duodeno, o produto do processo de digestivo, segue para o jejuno (2,5 metros de comprimento) e segue para o íleo (3,5 metros).

Intestino grosso

O intestino grosso é a porção final do aparelho digestório. Está formado pelo ceco, o cólon ascendente, o cólon transverso, o cólon descendente, o cólon sigmoide e o reto. Esse intestino, quando comparado ao intestino delgado, é menor, já que tem cerca de 1,5 metro.

Dentre as funções do intestino grosso estão a formação da massa fecal e a reabsorção de água. É nesse intestino onde as fezes são formadas. O reto finaliza em um estreito canal anal que se abre no ânus, por donde a fezes são eliminadas para o meio externo.

Quais são as glândulas anexas do sistema digestório?

São elas as glândulas salivares, a vesícula biliar, o fígado e o pâncreas.

As glândulas salivares são responsáveis pela produção da saliva, substância rica em água, e outros componentes, como enzimas e glicoproteínas. A saliva auxilia na lubrificação do bolo alimentar, além de possuir também ação bacteriana.

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano. Atua em diferentes funções no organismo. Na digestão, é responsável por produzir a bile, uma substância armazenada na vesícula biliar que, posteriormente, é lançada no duodeno. Como já explicamos, a bile atua na emulsificação de gorduras, facilitando a ação das enzimas responsáveis pela quebra de gordura.

O pâncreas é uma glândula anexa ou acessória responsável pela produção de uma solução alcalina rica em bicarbonato e em enzimas, tais como tripsina e a quimiotripsina que atuam nas proteínas; as nucleares pancreáticas, que atuam nos ácidos nucleicos; e a lipase pancreática, que atua nos lipídios.

Sistema digestório completo: fisiologia

Façamos um breve resumo do sistema digestório e sua fisiologia. Depois de ter lido bastante, vale a pena recompilar tudo. O nosso aparelho digestivo se divide em duas partes: o tubo digestório e os órgãos anexos. Vamos ver um quadro explicativo que nos mostram os órgãos que compõem o sistema digestório:

PARTES

DESCRIÇÃO

Tubo digestório alto

Boca, faringe e esôfago

Tubo digestório médio

Estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo)

Tubo digestório baixo

Intestino grosso (ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, curva sigmoide e o reto

Órgãos anexos

Glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar. 

Cada um dos componentes do sistema digestivo foi explicado anteriormente. Todas as informações úteis para que você compreendesse bem o funcionamento desse sistema.

Doenças do sistema digestório

Má alimentação, sedentarismo, fumo e álcool pode ser responsáveis pelo desenvolvimento de doenças do sistema digestório. Levar um estilo de vida saudável contribui para evitar uma série de complicações que poderiam surgir.

As diferentes doenças podem apresentar uma variedade de sintomas que se manifestam em maior ou menor intensidade e pode variar de pessoa a pessoa. Os sintomas mais comuns são: queimação estomacal, azia, perda de peso sem razão aparente, cólicas no abdômen, náusea e vômitos, entre outras.

As principais doenças do sistema digestivo são:

  • diarreia
  • prisão de ventre
  • infecções intestinais
  • faringite (infecção por vírus ou bactéria na faringe)
  • gastrite (inflamação da mucosa que reveste o estômago)
  • apendicite (inflamação do apêndice)
  • pancreatite (inflamação do pâncreas)
  • câncer

Mapa mental do sistema digestório

Disponibilizamos um mapa mental do sistema digestivo. Nele você encontra a síntese de toda sua estrutura e as funções dos órgãos que o compõem. Imprima em A3 ou A4 para estudar.

Maquete do sistema digestório

Maquete sistema digestório com material reciclável

Acesse e descubra mais:

  • Sistema digestório dos mamíferos
  • Sistema digestório das aves
  • Sistema digestório dos peixes
  • Sistema digestório dos répteis
  • Sistema digestório dos anfíbios

Foto do sistema digestório

Para que você tenha uma ideia de como é, de fato, o nosso sistema digestivo, veja a imagem abaixo:

Curiosidades sobre o sistema digestório

Confira algumas curiosidades sobre o sistema digestório. Quais delas você já sabia?

  • O estômago se protege para não digerir a si mesmo. Uma camada de muco protege as paredes internas do próprio suco gástrico.
  • O “ronco do estômago nem sempre é forme. Algumas vezes são dos movimentos peristálticos.
  • Grande parede da serotonina se encuentra nos intestinos. A serotonina é responsável por regular o humor, o sono, a libido e as funções intestinais.
  • A maior parte da digestão ocorre no intestino delgado.
  • O alimento que ingerimos demora, mais ou menos, três horas para atravessar o intestino inteiro.
  • Comemos uns 500 kg de comida ao ano aproximadamente.
  • Durante o período de uma vida, o sistema digestivo digere, aproximadamente, 50 toneladas de alimentos.
  • A mastigação dos alimentos pode demorar entre 5 e 30 segundos.
  • Podemos aguentar 7 dias sem comer, mas só 48 sem água.
  • A capacidade de nosso estômago é de 1,5 litros, mas, quando comemos, se alarga, podendo duplicar seu tamanho.
  • O tamanho do estômago é o equivalente a dois punhos da sua mão.
  • Cada dia produzimos entre litro e litro e meio de saliva.
  • Depois de comer, o corpo libera certas substâncias químicas que nos provocam cansaço, para que a energía do corpo se centre na digestão e não em outra atividade.
  • As bactérias de seu intestino podem pesar até dois quilos.
  • O intestino estendido cobriria a superfície de uma pista de tênis.
  • Aproximadamente 70% das células de nosso sistema imunitário se encontram no intestino.
  • No sistema digestório, as fezes são formadas no intestino grosso.

Atividades sobre sistema digestório

Separamos algumas sugestões de atividades para que a criança possa aprender sobre o sistema digestivo.

1 – Complete os espaços em branco com os nomes das partes do sistema digestório humano.
2 – Quais as funções dos órgãos do sistema digestivo? Essa é uma atividade de pesquisa para as crianças.

3 – Descreva o trajeto que o alimento faz no sistema digestório

A criança deve explicar a anatomia do sistema digestivo, contando o trajeto que o alimento faz dentro do corpo humano.

4 – Flashcards do sistema digestório

Sempre sugerimos que os flashcards sejam utilizados como bits de memória ou como jogo de memória. Nesse segundo caso, imprima o documento duas vezes.

5 – Desenho do sistema digestório para imprimir e pintar

Utilizando cores distintas, a criança deve colorir as diferentes partes do sistema digestivo humano.

Espero que tenham curtido toda a informação que publicamos aqui! Se gostou, ajude-nos compartilhando o post em suas redes sociais!

Deixe Uma Resposta