Filtros

Selecionados Procura I Assunto Ciências
Assuntos

212 resultados

Resultados da busca para 'I'

Kit de atividades de férias de julho para imprimir para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano de Reforço e Férias, Recursos Ed...

Kit de atividades de férias de julho para imprimir

As férias de julho chegaram, e com elas a oportunidade perfeita para as crianças descansarem, brincarem e, por que não, aprenderem de forma leve e divertida!...

Atividades sobre sistema respiratório 5 ano para 5º Ano de Ciências, Corpo humano - Material educacional

Atividades sobre sistema respiratório 5 ano

5.0 (1)

Os exercícios sobre o sistema respiratório baseados em diagramas, como os apresentados no material, auxiliam o estudante no aprendizado do corpo humano.A seguir, explicamos algumas propostas...

Séries

5º Ano

Atividade com sons dos animais para imprimir para Educação Infantil de Ciências, Animais - Material educacional

Atividade com sons dos animais para imprimir

Explorar o mundo dos animais é uma das atividades preferidas das crianças. E uma das formas mais divertidas de fazer isso é imitando e reconhecendo os...

O que os animais comem? Atividade educativa para imprimir para Educação Infantil de Ciências, Animais - Material educacional

O que os animais comem? Atividade educativa para imprimir

5.0 (1)

Uma das maiores curiosidades das crianças é sobre o universo dos animais. Elas querem saber onde vivem, como dormem e, principalmente, o que eles comem! Essa...

Atividades lúdicas de inverno para crianças nas férias para 4º Ano, 5º Ano de Estações do ano, Ciências, Brincadeiras, Rec...

Atividades lúdicas de inverno para crianças nas férias

As férias de inverno chegaram e, com elas, o desafio de manter as crianças entretidas e engajadas dentro de casa, preferentemente longe das telas. O frio...

Atividade sobre animais que hibernam no inverno para 1º Ano, 2º Ano de Ciências, Animais - Material educacional

Atividade sobre animais que hibernam no inverno

O inverno é uma estação cheia de encantos e curiosidades. Uma das mais fascinantes é a hibernação! Para ajudar as crianças a entenderem este processo de...

Assuntos

Ciências, Animais

Séries

1º Ano, 2º Ano

Animais noturnos - cartões de três partes Montessori para Educação Infantil de Animais, Ciências - Material educacional

Animais noturnos - cartões de três partes Montessori

O método Montessori é reconhecido por sua capacidade de transformar o aprendizado em um processo de descoberta autônoma e sensorial. Uma de suas ferramentas são os...

Palavras relacionadas à primavera para 1º Ano, 2º Ano de Vocabulário, Português, Estações do ano, Ciências, Primavera, Dat...

Palavras relacionadas à primavera

A primavera é a estação do renascimento! A natureza se enche de cores, os dias ficam mais alegres e um novo mundo de descobertas se abre...

Caderno de atividades dos animais noturnos para 1º Ano, 2º Ano de Animais, Ciências, Matemática, Português - Material educ...

Caderno de atividades dos animais noturnos

O que a coruja, o morcego e o vaga-lume têm em comum? Eles são criaturas da noite! O mundo dos animais noturnos é cheio de mistérios...

Atividade meio ambiente para Educação Infantil para Educação Infantil de Meio Ambiente, Ciências - Material educacional

Atividade meio ambiente para Educação Infantil

Ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente desde cedo é plantar uma semente para um futuro mais sustentável. Pensando nisso, o Educlub.com.br...

Atividade com animais de inverno para imprimir para 1º Ano, 2º Ano de Estações do ano, Ciências, Animais - Material educac...

Atividade com animais de inverno para imprimir

5.0 (1)

O inverno é uma estação mágica que transforma a natureza e nos convida a aprender sobre as incríveis estratégias de sobrevivência dos animais. Como eles enfrentam...

Jardim na garrafa pet: uma semente de consciência e cuidado para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano de Ciências, Experimentos, Meio Am...

Jardim na garrafa pet: uma semente de consciência e cuidado

Transformar o que iria para o lixo em um pequeno laboratório de ciências é uma das formas mais eficazes e divertidas de ensinar sobre a natureza....

Produção de texto sobre educação ambiental para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Meio Ambiente, Ciências, Produçã...

Produção de texto sobre educação ambiental

Formar cidadãos conscientes sobre a importância de cuidar do nosso planeta é uma das missões mais importantes da educação. Mas como transformar um tema tão amplo...

Atividade sobre o ciclo de vida do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Ciên...

Atividade sobre o ciclo de vida do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti

Ensinar sobre a dengue na escola é um ato de cidadania e de cuidado com a saúde coletiva. E a forma mais eficaz de combater o...

Atividade animais que migram no inverno para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano de Estações do ano, Ciências - Mate...

Atividade animais que migram no inverno

O inverno chega e, com ele, um dos espetáculos mais fascinantes da natureza: a migração animal. Milhares de espécies embarcam em jornadas incríveis, cruzando continentes e...

Atividade de previsão do tempo para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Clima, Ciências - Material educacional

Atividade de previsão do tempo

A atividade de previsão do tempo auxilia a criança na identificação do clima diário. Introduz o conceito de previsão a partir da observação contínua do estado...

Atividade sobre animais nativos do Brasil para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano de Animais, Ciências - Material e...

Atividade sobre animais nativos do Brasil

O Brasil é um país de uma riqueza natural incomparável, e nossa fauna é um dos nossos maiores tesouros. Apresentar essa biodiversidade às crianças é uma...

Meses do ano para imprimir grande para Educação Infantil, 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Calendário, Recursos E...

Meses do ano para imprimir grande

Compreender a passagem do tempo é um conceito abstrato e um grande desafio para as crianças. A organização em dias, semanas, meses e anos é a...

Atividade sobre ciclo de vida da árvore para 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano, 5º Ano de Dia da Árvore, Plantas, Datas Comem...

Atividade sobre ciclo de vida da árvore

De uma minúscula semente a uma gigante que nos dá sombra e ar puro, a jornada de uma árvore é um dos espetáculos mais incríveis da...

Atividade meio ambiente 5 ano com gabarito para 5º Ano de Meio Ambiente, Ciências - Material educacional

Atividade meio ambiente 5 ano com gabarito

No 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos já possuem uma base sólida para compreender temas mais complexos e a capacidade de refletir criticamente sobre o...

Séries

5º Ano

Atividades de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental O estudo de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma aventura de descoberta, investigação e encantamento com o mundo. O principal objetivo desta fase é nutrir a curiosidade inata das crianças, incentivando-as a observar, questionar e interagir com os fenômenos da natureza e os objetos do seu cotidiano de uma forma lúdica, prática e investigativa.

Objetivos Gerais para os anos iniciais

Inspirado em uma abordagem de ensino como investigação, o estudo de Ciências busca desenvolver nos alunos a capacidade de:

  • Aprender a organizar, analisar, interpretar e dar sentido às informações de maneira não superficial.
  • Desenvolver uma apreciação pelo valor das evidências e da argumentação.
  • Fomentar a empatia e o cuidado com a natureza e a tecnologia.
  • Reconhecer que o conhecimento não é uma verdade absoluta, mas sim o resultado de um processo dinâmico e coletivo.
  • Aprender a conviver com a multiplicidade de ideias e interpretações, respeitando a diversidade.
  • Estimular o "aprender a aprender", desenvolvendo a autonomia para que continuem explorando e descobrindo o mundo ao longo da vida.

Conteúdo por ano e habilidades da BNCC

A seguir, um resumo dos principais temas e habilidades a serem desenvolvidas em cada ano, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

1º Ano do Ensino Fundamental

Neste primeiro ano, os alunos iniciam sua jornada científica explorando a si mesmos e o ambiente ao redor. Os estudos se concentram nas características dos seres vivos, na observação do corpo humano, na passagem do tempo e nas propriedades dos materiais.

>> Atividades de Ciências para 1º ano do Ensino Fundamental<<

Habilidades da BNCC:
  • (EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
  • (EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
  • (EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
  • (EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
  • (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
  • (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

2º Ano do Ensino Fundamental

No segundo ano, os alunos aprofundam a investigação do mundo natural. O foco está nos seres vivos, especialmente as plantas, e na interação deles com o ambiente. Também exploram o céu, as propriedades dos materiais e a prevenção de acidentes.

>> Atividades de Ciências para 2º ano do Ensino Fundamental<<

Habilidades da BNCC:
  • (EF02CI01) Identificar de que materiais (metais, madeira, vidro etc.) são feitos os objetos que fazem parte da vida cotidiana.
  • (EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).
  • (EF02CI03) Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos.
  • (EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida das plantas.
  • (EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas.
  • (EF02CI07) Descrever as posições do Sol em diversos horários do dia e associá-las ao tamanho da sombra projetada.
  • (EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento) em diferentes tipos de superfície.

3º Ano do Ensino Fundamental

No terceiro ano, os alunos expandem sua compreensão sobre a vida, o planeta e os fenômenos físicos. Eles investigam som e luz, a diversidade dos animais, as características do planeta Terra e a composição do solo.

>> Atividades de Ciências para 3º ano do Ensino Fundamental<<

Habilidades da BNCC:
  • (EF03CI01) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno.
  • (EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes, no contato com superfícies polidas e na intersecção com objetos opacos.
  • (EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual.
  • (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida dos animais mais comuns no ambiente próximo.
  • (EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios.
  • (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns.
  • (EF03CI07) Identificar características da Terra (formato esférico, presença de água, solo etc.).
  • (EF03CI08) Observar, identificar e registrar os períodos diários em que astros como Sol, estrelas e Lua estão visíveis no céu.
  • (EF03CI09) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola.
  • (EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo, reconhecendo sua importância para a vida.

4º Ano do Ensino Fundamental

O quarto ano introduz conceitos mais complexos sobre as interações na natureza. Os alunos estudam as transformações dos materiais, as relações alimentares entre os seres vivos (cadeias alimentares) e os ciclos da matéria e da energia.

>> Atividades de Ciências para 4º ano do Ensino Fundamental<<

Habilidades da BNCC:
  • (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária com base em suas propriedades físicas observáveis.
  • (EF04CI02) Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade)
  • (EF04CI03) Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não.
  • (EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples.
  • (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes de um ecossistema.
  • (EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição.
  • (EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros.
  • (EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos, atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

5º Ano do Ensino Fundamental

No último ano dos anos iniciais, o foco se volta para o funcionamento do corpo humano e sua relação com o universo. Os alunos aprendem sobre nutrição, os sistemas do corpo (digestório, respiratório, circulatório), os movimentos da Terra e da Lua, e a importância do consumo consciente e da reciclagem.

>> Atividades de Ciências para 5º ano do Ensino Fundamental<<

Habilidades da BNCC:
  • (EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais, como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, etc.
  • (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico.
  • (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas e discutir os possíveis impactos de seu consumo excessivo.
  • (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
 • (EF05CI06) Selecionar argumentos que justifiquem por que os sistemas digestório e respiratório são considerados corresponsáveis pelo processo de nutrição do organismo.
  • (EF05CI07) Justificar a relação entre o funcionamento do sistema circulatório, a distribuição dos nutrientes pelo organismo e a eliminação dos resíduos produzidos.
  • (EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares e nas necessidades individuais.
  • (EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos.
  • (EF05CI10) Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos, e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite.
  • (EF05CI11) Associar o movimento diário do Sol e demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra.
  • (EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação do céu noturno.