Atividade de multiplicação para 2 ano do Ensino Fundamental

Páginas

5 páginas

Séries

Tipos

Atividades

Licença

Para uso pessoal e profissional. Você não pode revender ou redistribuir esses materiais em seu estado original ou modificado.

Descrição da Atividade

O segundo ano do Ensino Fundamental é um momento de grandes descobertas na matemática. Após consolidarem a adição, os alunos estão prontos para dar um passo adiante e entender a multiplicação! Para tornar essa transição suave e significativa, preparamos uma atividade de multiplicação para o 2º ano para imprimir, focada em construir o conceito a partir de ideias que as crianças já dominam.

Objetivos do material

Esta atividade foi desenhada para introduzir a multiplicação de forma lógica e gradual. Os principais objetivos são:
  • Compreender a multiplicação como uma adição de parcelas iguais.
  • Associar a representação da adição (ex: 3 + 3) à sua forma multiplicativa (2 x 3).
  • Exercitar o cálculo mental e a memorização dos primeiros fatos da multiplicação.
  • Aplicar o conceito de multiplicação na resolução de situações-problema simples do cotidiano.

O que você encontrará no material?

Nosso material para imprimir é uma sequência didática completa e pronta para usar, dividida em três partes que se complementam:
  1. Multiplicação é adição!: A primeira folha estabelece a conexão fundamental entre as duas operações. A criança é convidada a escrever a adição correspondente a uma situação e, ao lado, a multiplicação equivalente, percebendo na prática que multiplicar é uma forma de somar repetidamente.
  2. Pinte o resultado correto: A segunda atividade é um exercício de prática e fixação. Os alunos resolvem multiplicações simples e pintam o círculo com a resposta correta, tornando o aprendizado mais lúdico e permitindo uma rápida verificação do conhecimento.
  3. Probleminhas de Multiplicação: Por fim, o material avança para a aplicação prática com "probleminhas". Os alunos leem situações do dia a dia, montam a conta de multiplicação e escrevem a resposta, desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático.

Como trabalhar em sala de aula?

Este recurso é flexível e pode ser usado em diferentes momentos da aula de matemática:
  1. Introdução conceitual: Use a primeira folha como uma atividade guiada para toda a turma. Utilize também materiais concretos (tampinhas, feijões, blocos lógicos) para montar os conjuntos e mostrar a soma das parcelas iguais antes de registrar no papel.
  2. Prática individual: Após a explicação, as folhas 2 e 3 podem ser usadas como atividade individual para verificar a compreensão de cada aluno.
  3. Trabalho em duplas: Incentive os alunos a resolverem os probleminhas em duplas, discutindo as estratégias para chegar ao resultado. Isso promove a colaboração e a comunicação matemática.

Alinhamento com a BNCC

Este material está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focando em habilidades essenciais de matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental. O código e a descrição da habilidade principal trabalhada são:

  • EF02MA07: Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.

Introduzir a multiplicação de forma clara e conceitual é a importante para o sucesso dos alunos em operações mais complexas no futuro. Esta atividade foi criada para ser um apoio eficaz para o professor e um desafio divertido para o aluno, construindo uma base sólida de conhecimento. Baixe gratuitamente e ajude sua turma a desvendar o mundo da multiplicação!

Avaliações

0.0 de 5 estrelas

0.0

Baseado em 0 avaliações

Compartilhe sua opinião

Se você usou este produto, compartilhe suas idéias com outros

Escreva uma avaliação

Materiais Similares